Você se encontra usando a maior parte de sua energia nas necessidades de seu parceiro? Você sente que suas necessidades pessoais não estão sendo atendidas em seu relacionamento, não importa o quanto você faça? Provavelmente, você está em um relacionamento codependente. Os relacionamentos codependentes são caracterizados por uma pessoa pertencente a um relacionamento unilateral, onde uma pessoa depende da outra para atender às suas necessidades emocionais. É uma dinâmica disfuncional que é comum e muito mais prevalente do que podemos imaginar, mas se esses sinais de codependência não forem resolvidos, eles se tornarão ainda mais destrutivos.
Um relacionamento saudável é aquele que é interdependente quando duas pessoas se unem e não sacrificam sua autonomia e seus valores por estarem uma com a outra. É mais fácil falar do que fazer, mas com alguma consciência e compreensão, um relacionamento codependente pode ser transformado em um relacionamento interdependente saudável. Vamos ver como você pode deixar de colocar suas necessidades em segundo plano para manter sua independência, enquanto ainda está em um relacionamento amoroso e generoso. Parece fácil, certo?
Como deixar de ser codependente em seu relacionamento
Para deixar de estar em um relacionamento codependente, você deve ser capaz de reconhecer que está em um em primeiro lugar. Existem vários sinais óbvios de que você está em um relacionamento codependente para que você possa começar a mudar esses hábitos para outros mais saudáveis .
Sinal #1: Você perdeu sua voz no relacionamento.
Se tudo o que você diz não parece importar no relacionamento – você não expressa suas necessidades, seus desejos e seus desejos – então você sabe que suas necessidades individuais não estão sendo atendidas. Isso também significa que você tem medo de falar e ser o seu eu autêntico e, em vez disso, compromete suas necessidades pelas do seu parceiro. Em vez de comunicar sua opinião abertamente, você justifica por que seu parceiro não precisa ouvir o que você tem a dizer. “Minha namorada está passando por muita coisa agora”, você pode pensar, “ela não precisa de mim para impor a ela”.
Mas isso é, em essência, um sinal de comunicação disfuncional porque você está se impedindo de comunicar o que deseja e o que sente. Você pode ter medo de ser sincero porque não quer chatear seu parceiro. Você pode não saber realmente o que pensa, sente ou precisa, o que significa que precisa fazer um pouco mais de busca interior e trabalho próprio. E se este for o caso, reserve um tempo para descobrir o que você realmente sente, deseja e precisa. Tire algum tempo sozinho para fazer as coisas que você ama, como escrever no diário, meditar; faça um retiro por conta própria, ou algum tempo com apenas amigos para voltar a ter contato consigo mesmo. Não escolha não se comunicar por causa do medo.
Sinal nº 2: Você perde contato com seus amigos e familiares.
Quando você está em um relacionamento codependente, você começa a passar tanto tempo com seu parceiro que perde de vista sua família e amigos. Ou isso ou quando você os vê, seu parceiro está sempre com você ou se sente ofendido se não for convidado para coisas apenas com você e seus amigos. Naturalmente, quando é o início de um relacionamento, você pode não estar saindo tanto com seus amigos, mas é importante manter um bom equilíbrio entre o tempo do seu parceiro e do seu amigo. Quando você investe todo o seu tempo com sua namorada, então você também busca de alguma forma toda a sua validação e amor dela, que é uma receita para o desastre. Uma pessoa não pode carregar todo esse peso nos ombros. Certifique-se de manter relacionamentos saudáveis com amigos e familiares que sejam independentes de seu relacionamento com seu parceiro.
Sinal nº 3: Você para de fazer seus hobbies.
Quando você foca tudo no que sua namorada quer, você começa a esquecer de si mesmo e das coisas que gosta de fazer além de estar com ela. Talvez você não esteja mais tocando guitarra ou não esteja tendo aquelas aulas de francês que você fazia antes. Você parou de explorar as coisas que te satisfaziam. Ironicamente, isso começará a fazer você se sentir desequilibrado e, quando não se sentir equilibrado, isso ricocheteará no relacionamento. Em vez de se concentrar para voltar às coisas que você ama, você começa a sentir que seu parceiro pode cumprir as coisas que você sente falta por dentro, o que é uma falsa realidade. Você quer que ela o conserte, mas não cabe ao seu parceiro consertá-lo. Este é o momento de parar e se reavaliar. Tire um tempo sozinho. Reformule e redirecione-se para as coisas que você ama fazer por conta própria.
Sinal nº 4: Você costuma pedir permissão ao seu parceiro.
Estas podem ser atividades simples. Você começa a perguntar à sua namorada se pode ir à academia porque se sente mal por deixá-la. Você acha que é doce e amoroso pedir, mas na verdade não é porque você está comprometendo sua independência. Você precisa de sua própria vida separada dela; você não precisa pedir permissão a ela para ir ao supermercado, fazer um recado, ver um amigo ou até mesmo passar um tempo sozinho. Você justifica para si mesmo que quer que ela seja incluída em tudo, que essa é a sua maneira de mostrar que a ama. Mas sua namorada não é sua mãe, ela é alguém que deve apoiar tudo o que te faz feliz – no entanto, você decide passar seu tempo sozinho, longe dela.
Sinal # 5: Você perdeu seus limites.
Às vezes, quando você é uma pessoa especialmente empática, pode ser propenso à codependênciaporque você realmente sente seu parceiro em um nível que não é como a maioria. Você sente a dor deles, sente o estresse deles como se fosse o seu. Isso não é necessariamente uma coisa ruim, mas quando você prioriza essa empatia sobre seus próprios sentimentos, então é. Isso significa que você perdeu seu senso de limite – onde você termina e ela começa. Se você percebeu que está realmente assumindo as emoções, os traços e o que eles estão experimentando em um nível em que você não é capaz de lidar com seus próprios problemas ou sentimentos, então você sabe que atingiu um nível doentio. Lugar, colocar. Você saberá porque se sentirá infeliz. Inicialmente, você tentará resolver essa infelicidade no conforto de seu parceiro, mas o oposto deve ser a solução – passar um tempo sozinho e reservar um tempo para reavaliar o que você ama e o que precisa.
Em última análise, não queremos assumir os problemas de nosso parceiro e sentir que precisamos resolvê-los. O oposto também é verdadeiro – não podemos esperar que nossos parceiros resolvam nossos problemas se não tomarmos o tempo para aparecer por nós mesmos. Dê espaço ao seu parceiro e a si mesmo o espaço para se sentir autonomamente empoderado . Tanto você quanto ela devem sentir que têm força para lidar com seus próprios problemas. Quando você conhece seus valores, seus valores e seus padrões estão sendo empurrados além do ponto de conforto, então não diminua sua voz e veja tudo acontecer diante de você. Diga alguma coisa, comunique descaradamente o que você sente que está te deixando desconfortável. Essa é a coisa mais amorosa que você pode fazer.
2 Codependentes em um relacionamento. Ambas as pessoas em um relacionamento podem ser codependentes?
A forma como uma pessoa se torna codependente em primeiro lugar é por causa do condicionamento. Se fomos condicionados a abandonar nossas próprias necessidades por outra pessoa, então aprendemos que esse é o nosso papel e que devemos nos sentir culpados por nossos sentimentos. Todos nós nascemos com figuras de autoridade – nossos pais – e à medida que crescemos, nos tornamos os detentores de espaço para nossos pais. A mãe pode ficar com raiva, o pai pode ficar deprimido, mas você não. Quando não somos ensinados a ter um verdadeiro senso de identidade por causa do emaranhado de nossas figuras de autoridade, é quando nos tornamos fantoches no estilo de vida de outra pessoa e em nossos próprios relacionamentos românticos.
Quando juntamos duas pessoas codependentes, duas coisas podem acontecer. Em primeiro lugar, nenhuma das pessoas fará um movimento porque ambas estão esperando que a outra reflita de volta para elas. A vida sempre foi o resultado de pessoas refletindo para nós quem deveríamos ser naquele momento, então por que isso mudaria agora? Nesse tipo de cenário, nunca haverá uma sensação de aterramento para o relacionamento. Vai parecer que cada um de vocês está apenas abrindo espaço um para o outro porque vocês dois não se estabeleceram como uma pessoa individualizada com necessidades e desejos separados.
Em segundo lugar, os papéis hierárquicos serão desempenhados. Por estar condicionado a uma dinâmica de superioridade emocional, um assumirá o papel de opressor na relação e o outro será o de oprimido. E com isso vem um monte de ressentimento. A relação porque um jogo de vitórias, uma batalha hierárquica que cria falsamente uma forma de se sentir seguro . Em sua essência, é inautêntico.
Então, é possível que dois codependentes estejam em um relacionamento? A resposta curta é sim, mas a resposta mais longa é que é insustentável. Uma pessoa no relacionamento TEM que se estabelecer como um núcleo independente e fundamentado. A única maneira de fazer isso é fazendo o trabalho duro, que pode envolver realmente perder a si mesmo e tudo o que você pode ter pensado que era. Mas uma pessoa no relacionamento não pode consertar a outra. Só você pode mudar a si mesmo. Quando uma pessoa no relacionamento tem esse núcleo, a codependência cessa. Se não parar, o relacionamento sempre parecerá um caos, como um jogo interminável de troca de papéis. Esse não é o jogo em que você quer estar.
Um relacionamento codependente pode ser salvo?
Cada relacionamento tem uma dinâmica um pouco diferente, mas com maior autoconsciência e dando um passo para trás, um relacionamento codependente pode se transformar em um relacionamento interdependente saudável. O que os casais precisam fazer é aprender a conversar um com o outro para fazer os ajustes necessários para que ambas as pessoas possam se sentir felizes sendo independentes e fazendo as coisas que individualmente amam. Entenda que se você sabe que tem uma tendência a ser codependente, isso é condicionado e profundamente enraizado. Isso significa que você terá que trabalhar para desvendar as coisas às quais foi condicionado e terá que se permitir reavaliar quem você é.
O primeiro passo é buscar orientação e apoio. Se você está em um relacionamento codependente e precisa de ajuda, marque uma sessão conosco. Estamos aqui para ajudar.