Ofertas do dia da Amazon!

Quando seu filho diz que a escola é chata

 Familiares e amigos interessados ​​costumam perguntar aos jovens como eles gostam da escola. Algumas crianças invariavelmente responderão: "É chato!" Esta declaração não deve ser aceita pelo valor de face. Se você cavar um pouco mais fundo, pode descobrir que algo mais complexo está ocorrendo, algo que exige a intervenção dos pais. A própria criança pode nem entender qual é o problema.

Aqui estão algumas possibilidades:

* O trabalho é muito fácil. Quando o aluno tem que assistir a aulas sobre informações que ele já conhece, ou realizar operações numéricas nas quais já é habilidoso, ele pode ficar entediado. Isso às vezes acontece com leitores ávidos; eles estão muito à frente de seu grupo de pares. A criança deve ser reavaliada e colocada em uma série mais alta ou receber tarefas mais desafiadoras.

* O trabalho é muito difícil. Quando uma criança é colocada em uma classe onde ela é incapaz de compreender o material ensinado ou acompanhar seus colegas, ela logo começa a se desligar do professor e deixa de prestar atenção às lições que estão sendo apresentadas. Ele olha pela janela, torna-se um relojoeiro, um sonhador ou um travesso. Quando perguntado por que não está prestando atenção, ele reclama: "Estou entediado". Ele pode não entender por que acha as lições sem sentido.

* O professor é chato. A maioria dos professores hoje em dia muitas vezes parecerá maçante, em comparação com o entretenimento que as crianças têm disponível durante suas horas de lazer. É difícil para um ser humano competir com o entretenimento colorido, rápido e de alta tecnologia oferecido na TV ou no computador. Se uma criança é designada a um professor que se veste com cores monótonas, fala em tom monótono e não está entusiasmado com seu tópico, então sim, a criança provavelmente achará a cena da sala de aula chata. Se os pais oferecerem muito incentivo e incentivos para se sair bem, ele poderá ter um ano de sucesso, apesar da dificuldade.

* O trabalho parece irrelevante. Se você tentasse ensinar aos alunos da terceira série no Canadá sobre a flora e a fauna da Suécia, eles ficariam entediados. Eles não esperam ir lá; se perguntados, eles não poderiam encontrar o país em um mapa, e eles simplesmente não se importam. Se você mencionar que o Pé Grande ou o Super-Homem fizeram um lar lá, você pode acender uma faísca de interesse, mas não duraria. As crianças precisam ser capazes de vincular novas informações a experiências passadas ou a algo que esperam encontrar em um futuro próximo.

* A criança não está no seu melhor. Talvez ele esteja cansado demais, com fome ou com uma doença. Sua mente está focada em algo emocionante acontecendo depois da aula, uma festa de aniversário, um grande jogo, uma visita de seus avós? Ele tem transtorno de déficit de atenção? Ele é hiperativo? Ele está tenso ou chateado por causa de problemas emocionais, bullying de um colega de classe, uma doença grave ou um divórcio próximo na família? Qualquer um desses fatores pode fazer com que ele perca o interesse pelo currículo acadêmico.

Para um jovem, ficar constantemente entediado na escola, durante um período de tempo, não é normal. É um sinal de que há um problema que deve ser investigado. Os pais devem começar com um auto-exame. Eles estão cientes de quaisquer fatores em casa que possam impedir o processo de aprendizagem de seu filho?

Se a resposta for negativa, converse com a criança. Pergunte sobre o relacionamento dele com o professor e os colegas. Esteja alerta para quaisquer comentários negativos.

Se você ainda está confuso sobre por que a criança está entediada, verifique com o professor. Os resultados dos testes são muito bons ou muito ruins? O professor parece amigável, animado e gentil? Peça suas impressões de como a criança interage com seus colegas.

Se você ainda estiver confuso, peça permissão para assistir à aula por alguns dias. Como um pai observador, você pode identificar o problema.

Finalmente, se tudo mais falhar, sua última opção seria marcar uma consulta para a criança com um psicólogo ou psiquiatra infantil qualificado. É incômodo, inconveniente, caro e talvez embaraçoso explicar para amigos e parentes, mas o futuro de seu filho depende de seu sucesso na escola. Os primeiros anos fornecem uma base importante para o aprendizado futuro.

Quando uma criança reclama constantemente que a escola é chata, os pais conscienciosos não hesitarão em levar o assunto adiante.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem