Seu filho realmente gosta de sua mochila? Pode parecer uma pergunta boba, mas a primeira prioridade para a conclusão bem-sucedida da lição de casa é levar livros e tarefas para casa e voltar para a escola com segurança. A criança que pode escolher sua mochila favorita estará mais inclinada a ficar de olho nela. É menos provável que seja perdido ou roubado.
Dentro da mochila, deve haver um "Livro de Agenda". Muitos conselhos escolares optaram por comprar um para cada aluno. Neste pequeno caderno de capa mole, há um espaço específico para cada dia do ano letivo.
Todas as tardes, o professor escreverá o dever de casa do dia no quadro-negro. As crianças copiam as tarefas no livro de agenda. Se as crianças forem muito pequenas, o professor pode supervisionar a turma para que tirem os livros necessários das carteiras e coloquem-nos nas mochilas.
Agora, os livros e tarefas apropriados, escritos no livro de agenda, têm uma boa chance de chegar em casa. Eles devem ser deixados de lado enquanto a criança tem algum tempo livre. Ele está preso, trabalhando o dia todo. Ele precisa de uma pausa, fora com seus amigos ao sol e ar fresco, se o tempo estiver bom. Após o jantar, a criança e os pais consultam a agenda e planejam o horário da lição de casa.
É uma boa ideia fazer primeiro a matéria mais difícil, quando o aluno está mais alerta. Deve haver um lugar tranquilo e confortável para trabalhar. As crianças pequenas geralmente preferem a mesa da cozinha; alunos mais velhos podem ter uma mesa em seu quarto. A luz na área de dever de casa deve ser brilhante e deve haver sempre um estoque de lápis afiados, borrachas, lápis de cor e cola à mão.
Deixe a criança trabalhar nas tarefas designadas, mas esteja disponível se ela precisar de ajuda. Ele deve saber que o trabalho será verificado quanto à limpeza e precisão quando terminar.
Na marca de meia hora, um lanche de suco provavelmente seria bem-vindo. O dever de casa na escola primária raramente deve durar mais de uma hora. Os trabalhos não devem conter novos trabalhos, mas devem ser revisão e reforço do material abordado em aula.
Quando o aluno terminar, verifique se o trabalho está feito, se está razoavelmente limpo e se foi concluído com o melhor de sua capacidade. Pode não ser perfeito, e tudo bem. Faça com que ele verifique se todos os itens que você pode ver estão errados. Se ele pegar o erro, OK. Se ele não fizer isso, você tem uma escolha. Você pode ajudá-lo a consertá-lo ou, se não tiver certeza de como o professor quer que seja feito, deixe-o. A criança fez o dever de casa da melhor maneira possível, e isso é tudo o que se pode esperar dela. Peça para ele arrumar sua mochila, para que ele não tenha que se mexer pela manhã.
A partir de agora até a hora de dormir, a criança deve ter tempo livre. Ele podia assistir TV, ler, falar ao telefone, jogar no computador, o que quisesse. Essa é uma das recompensas por ser responsável o suficiente para concluir a lição de casa satisfatoriamente e no prazo.
Se essa rotina for estabelecida em setembro de cada ano, ela se tornará um hábito. Se a criança não cooperar, ela perderá seu tempo de TV. Se ele ainda não corresponder às suas expectativas, ele terá que começar logo depois da escola e perder a hora de brincar. Ele logo descobrirá que a rotina que você estabeleceu funciona melhor para todos.
Se você achar que ele está recebendo muitos deveres de casa, fale com o professor. Ela não saberá que há um problema a menos que você diga a ela. É do interesse dela também ter uma aluna feliz e bem ajustada. Quando a casa e a escola trabalham juntas, a criança se beneficia. A infância passa muito rápido para ter brigas, frustração e cansaço por questões de casa.
Se sua escola não fornecer livros de agenda, qualquer caderno pequeno de capa mole será um bom substituto. Você pode pegar uma enquanto seu filho está comprando uma mochila nova e super legal.