A vida de uma criança deve ser simples e equilibrada. Deve haver um tempo para brincar, um tempo para comer e um tempo para dormir. Na medida do possível, esses tempos devem ser consistentes. Ser capaz de saber o que vem a seguir em sua agenda dá à criança uma sensação de segurança e calma.
Mesmo quando adultos, geralmente podemos lidar com os "conhecidos" da vida; são as incógnitas que tendem a nos perturbar. As crianças são iguais, elas precisam saber o que vem a seguir e a lista de coisas a fazer nunca deve se tornar tão complicada que elas não consigam se lembrar do que vem a seguir na rotina de cada dia.
Aqui estão algumas sugestões para manter a vida do seu filho o mais simples possível:
- Como já mencionado, deve haver um horário definido para todos os dias: hora de levantar, hora de comer, hora de brincar, hora de dormir. A programação deve ser interrompida apenas por motivos sérios. À medida que a criança cresce, a rotina terá que ser ajustada, acrescentando à lista a escola e os deveres de casa.
- Apresente seu filho aos livros em uma idade precoce. A hora da história com um pai amoroso pode ser uma adição benéfica à rotina de dormir de uma criança em qualquer idade. Uma criança que gosta de ler sempre terá uma diversão que a ajude a relaxar, superar o tédio, aprender coisas novas e se divertir, não importa onde esteja ou quantos anos tenha.
- Quando ele tiver idade suficiente para socializar, vá devagar. Deixe-o ter um companheiro de cada vez e mantenha as brincadeiras breves. Os bebês realmente não socializam; eles jogam lado a lado. As crianças pequenas têm muitas regras novas para aprender: é ruim bater, morder e pegar, é bom sorrir e compartilhar. Um amigo de cada vez por curtos períodos ajudará a aprender essas novas habilidades de forma mais agradável para todos.
- Trabalhe o tempo de televisão na programação regular e mantenha-o limitado. Encontre um ou dois programas regulares apropriados para a idade para visualização diária e deve ser isso. Quem quer criar uma batata de sofá pequena?
- Deve haver um período de "tempo sozinho" todos os dias. As crianças precisam aprender a se divertir e desfrutar de sua própria companhia. Isso proporciona tempo para pensar, fingir, imaginar e desenvolver o lado criativo de suas personalidades.
- Tente não sobrecarregar seu filho com brinquedos. Isso pode ser difícil com parentes e amigos amorosos quase o enterrando em presentes em aniversários e feriados. Depois que ele estiver na cama naquela noite, remova discretamente muitas das ofertas menos favorecidas e reintroduza-as em uma data posterior, talvez quando ele estiver doente, ou quando estiver entediado com os presentes favoritos.
- Uma vez que ele tenha idade suficiente para atividades extracurriculares, uma atividade extra por semana é suficiente. Estude suas preferências: é provável que ele seja voltado para esportes, inclinação artística ou talvez um Einstein júnior? Escolha a atividade de acordo: um time de futebol, aulas de piano ou arte, ou escoteiros ou guias são sempre escolhas sábias.
Essas escolhas não são esculpidas em pedra. Os interesses das crianças mudam, assim como os nossos. Se ele ficar entediado com um tipo, não tenha medo de mudar. Há um monte de áreas lá fora para uma criança explorar.
A situação a evitar é a sobrecarga. Todos nós conhecemos pais que organizaram uma atividade diferente para seus filhos todas as noites depois da escola e talvez duas no sábado. O que acontece? Pais estressados, filhos hiperativos e uma enorme conta de gasolina!
As crianças precisam de consistência, equilíbrio, regras, limites e amor. Eles precisam de tempo para serem apenas ~ para explorar o mundo e refletir sobre o que aprenderam. O que você pode fazer com a lama? Qual é a sensação da areia sob os dedos dos pés? Vou derreter na chuva?
O pai amoroso manterá a vida simples para que a criança tenha tempo para explorar esses mistérios dentro de uma rotina familiar e tenha tempo para processar as respostas. O próximo quebra-cabeça não demorará a se apresentar.
Pais sábios e dedicados manterão a vida de seus filhos o mais simples e previsível possível.