No mundo de hoje, há uma pressão constante para ser produtivo. Nossos dias são tipicamente preenchidos com longas listas de tarefas. A produtividade está arraigada em nossa sociedade.
Devido à pandemia, muitas pessoas estão trabalhando em casa ou perderam seus empregos. Você pode de repente se encontrar com mais tempo livre devido a fatores como não ter deslocamento ou não ter mais reuniões presenciais, e é normal sentir pressão sobre ser produtivo com esse tempo livre recém-descoberto. Essa culpa de produtividade também pode ser conhecida como “ansiedade do tempo”. A ansiedade do tempo é a crença de que seu tempo é precioso e você não quer desperdiçar um minuto dele. As pessoas que têm ansiedade com o tempo costumam preencher seus dias com muitas tarefas e atividades que as fazem se sentir produtivas. No entanto, a ansiedade do tempo também pode afetar a saúde física e mental de um indivíduo.
Produtividade e Saúde Mental
Indivíduos que sentem a necessidade constante de sempre serem produtivos geralmente vivem em um senso de urgência e podem se comprometer demais. Quando vivemos com um senso de urgência e estamos sempre pensando em nossa próxima tarefa, evitamos nos concentrar no momento presente e estar atentos. Comprometer-se demais e sobrecarregar-se com tarefas pode levar ao estresse crônico. O estresse crônico pode levar a coisas tão extremas quanto insônia, depressão e ansiedade, e quando nossa saúde física e mental não está no seu melhor, nossa produtividade também não estará.
Quando a produtividade não parece estar à altura do que deveria ser, os indivíduos podem se sentir culpados. No entanto, um certo nível de produtividade é importante em nossas vidas diárias, pois nos dá um senso de propósito e realização, o que é vital para nosso bem-estar geral. É importante encontrar um equilíbrio entre produtividade e saúde mental. É perfeitamente normal não ser produtivo a cada minuto do dia ou mesmo todos os dias.
A pressão para ser produtivo durante a pandemia também pode ser aumentada pelas mídias sociais. Muitos indivíduos podem precisar permanecer produtivos para evitar seus sentimentos de ansiedade e incerteza sobre o futuro. Essa tendência de produtividade se espalha nas mídias sociais e pressiona outras pessoas com a necessidade de serem produtivas também. Na superfície, todos estão destacando seus momentos mais produtivos, mas essa pode não ser a realidade. Além disso, mascarar nossos sentimentos com tarefas e reprimi-los mantendo-nos constantemente ocupados não fará com que essas emoções desconfortáveis desapareçam.
Apoio à Saúde Mental
Se o estado atual do mundo e a pressão para ser produtivo estão afetando sua saúde mental, a terapia pode ser uma solução eficaz.
Outras soluções além da terapia
Para alguns indivíduos, a terapia pode não ser acessível ou eles não estão prontos para dar esse passo. Há também coisas simples que você pode fazer em casa que podem melhorar sua saúde mental. Primeiro, entenda que não há problema em não ser produtivo todos os dias. O tempo livre é incrivelmente importante para recarregar seu corpo e mente. Alocar tempo livre para fazer coisas que você gosta ou apenas relaxar pode melhorar seu humor, melhorar o desempenho e aumentar o foco e a concentração gerais, tornando-o mais resiliente na hora de ser produtivo. É tão importante encontrar um equilíbrio entre tempo livre e produtividade.
Quando estamos sempre pensando em nossa próxima tarefa, nossas mentes nunca ficam no presente. Praticar a atenção plena pode ser uma maneira incrivelmente útil de trazer paz à sua vida e se concentrar no momento presente. A atenção plena também pode aliviar o estresse, a ansiedade, a reatividade emocional e a ruminação. Quando nossa saúde mental está em bom estado, é mais fácil assumir o que a vida nos lança. Uma das técnicas de atenção plena mais úteis que você pode fazer em casa é a meditação . Experimente por alguns dias e veja a diferença que pode fazer.
Aqui está uma lista de outras coisas que você pode tentar ao longo do dia para se sentir produtivo e, ao mesmo tempo, cuidar de sua saúde mental:
- Exercite-se e coma de forma saudável. Sua saúde física e saúde mental são uma via de mão dupla. Se seu corpo se sente bem, há uma grande chance de sua mente também. O exercício regular também aumenta os hormônios do bem-estar, o que pode reduzir o estresse e os sintomas da depressão.
- Melhore sua saúde mental. Se você não estiver pronto para a terapia, existem muitas técnicas que você pode praticar em casa que podem melhorar sua saúde mental. Praticar a atenção plena, por exemplo, meditação ou exercícios de respiração, pode melhorar seu humor, reduzir a ansiedade e ajudar a estar mais presente em sua vida.
- Aprenda uma nova habilidade. Se você estiver com tempo de inatividade, pode ser a oportunidade perfeita para aprender uma nova habilidade que você colocou de lado ou até mesmo melhorar uma que já possui. Essa é uma ótima maneira de aumentar a produtividade e, ao mesmo tempo, dar a você um senso de propósito e realização.
- Journaling é outra ótima ferramenta que é fácil de fazer e custa praticamente nada. Tudo que você precisa é de uma caneta e papel. Manter um diário permite que você libere quaisquer emoções negativas que esteja sentindo enquanto ajuda a defini-las e analisá-las, o que ajuda você a se curar.
Conclusão
Nossa sociedade está constantemente nos pressionando para alcançar mais e fazer mais. Isso pode se tornar exaustivo para nossa saúde mental e física quando sentimos que deveríamos estar sempre fazendo mais e, portanto, nunca estamos fazendo o suficiente. Está tudo bem - e de fato importante - que você reserve um tempo para si mesmo e perceba que essa pressão para ser sempre produtivo não é realista.