Ofertas do dia da Amazon!

O vício em cafeína é real. Aqui está como vencê-lo

 Quando você pensa em vício, pode pensar em drogas pesadas ou drogas ilegais. No entanto, todos os tipos de substâncias podem ser viciantes. Isso inclui substâncias cotidianas, como a cafeína.

Como a cafeína é tão cotidiana, as pessoas tendem a não levá-la a sério. No entanto, o vício em cafeína é real. Aqui, falaremos sobre como o vício em cafeína funciona no cérebro, como saber se você é viciado em cafeína e o que fazer a respeito.


Como funcionam os vícios de cafeína

O vício em cafeína funciona em dois níveis básicos. Um tem a ver com o equilíbrio de substâncias químicas em seu cérebro. A outra tem a ver com a forma como a cafeína afeta seu corpo se você deixá-la fora de controle.

Quimicamente

Seu cérebro funciona enviando mensageiros químicos chamados neurotransmissores para receptores em todo o cérebro e corpo. Se o número de neurotransmissores aumentar por algum motivo, os receptores podem ser danificados. Então, mais neurotransmissores são necessários para fazer o mesmo trabalho.

No entanto, às vezes, os receptores de neurotransmissores podem receber substâncias químicas diferentes do neurotransmissor pretendido. É assim que muitas drogas –  incluindo cafeína  – funcionam.

Alguns neurotransmissores são estimulantes e alguns são depressores. Estimulantes fazem você se sentir energizado e depressores fazem você se sentir cansado – isso é um pouco simplista, mas funciona para nossas necessidades.

A adenosina é um neurotransmissor depressor. Os receptores de adenosina também podem receber cafeína. Quando há cafeína em seu cérebro, ela ocupa os receptores de adenosina para que essa molécula depressora não possa entrar.

Se você está acostumado a ter cafeína bloqueando seus receptores de adenosina, e a cafeína acaba... bem, vamos chegar a isso.

Fisicamente e Psicologicamente

A cafeína tem uma meia-vida de cerca de cinco horas . Isso significa que, se você tomar duas xícaras de café no jantar às 17h, terá a mesma quantidade de cafeína no sangue às 22h, como se tivesse tomado uma xícara fresca na cama. Dar ou receber, considerando que leva tempo para a cafeína entrar em seu sangue. Mas, você entendeu.

Enquanto o café nos faz sentir acordados, impedindo que a adenosina nos faça sentir sonolentos, o café não substitui o descanso real. Como resultado, depender do café pode se tornar um círculo vicioso de beber café para ficar acordado, o café impedindo você de ter uma boa noite de sono e depois acordar e servir uma xícara.

Você é viciado em cafeína?

Embora tenhamos uma boa compreensão sobre se alguém tem um problema com álcool com base no quanto consome, esse não é necessariamente o caso da cafeína. Isso é parcial porque a cafeína afeta pessoas diferentes de maneira diferente. É também por causa do conteúdo variável de cafeína.

Refrigerantes e bebidas energéticas podem ter teores de cafeína drasticamente diferentes em uma porção, e geralmente há mais de uma porção no recipiente padrão. Além disso, diferentes teores de açúcar e outros ingredientes frequentemente incluídos em bebidas energéticas podem alterar o impacto da cafeína.

Beber café ou chá? Isso é muito bom; você pula o açúcar e a maioria desses ingredientes misteriosos. No entanto, a dosagem ainda é um mistério. Como você faz seu café ou chá, e o tipo de chá ou torra e prensa de café que você está bebendo podem mudar drasticamente o teor de cafeína da sua bebida.

A maioria das pessoas descobre que tem um vício em cafeína através da abstinência. Isso mesmo: o vício em cafeína é real, assim como a abstinência de cafeína.

Retirada de Cafeína

É verdade: no que diz respeito aos produtos químicos ativos, a cafeína não é tão ruim. Dependendo de quanto você bebe, você pode nunca ficar viciado. Se você fizer isso, os sintomas que você experimenta variam em gravidade com base na quantidade de cafeína que você está acostumado e se você é sensível a ela.

A abstinência de cafeína  – que os pesquisadores começaram oficialmente a reconhecer como um distúrbio de saúde há mais de quinze anos – pode variar de torpor e irritabilidade a dores de cabeça e sintomas semelhantes aos da gripe, incluindo dores musculares e fraqueza.

Se você ama a sensação de beber café ou refrigerante, pode ser porque você realmente ama café ou refrigerante. Além disso, pode ser porque você estava experimentando a abstinência sem saber, e esse sentimento é que você está recebendo sua correção.

Como você sabe com certeza? Tente passar um dia sem seu cafeinador favorito e veja como você se sente.

Eu sou Jon, e sou viciado em cafeína…

Então, você passou um dia sem sua xícara matinal e pôde sentir a diferença. O que agora?

Felizmente, no que diz respeito aos vícios, a cafeína é muito fácil de chutar. Contanto que você observe o tamanho e a frequência da porção, nunca precisará parar de beber completamente. Apenas reduza até que você não precise temer a retirada.

Eu tenho que?

Novamente, no que diz respeito às substâncias viciantes, você pode escolher uma muleta pior do que a cafeína.

É possível  overdose de cafeína , embora seja muito difícil. É preciso muita cafeína em um período de tempo relativamente curto. Lembra da adenosina? Não apenas faz você se sentir sonolento; permite que seu corpo desacelere. Demasiada cafeína e sua frequência cardíaca e pressão arterial podem realmente ficar perigosamente altas.

Ainda assim, a maior razão para abandonar seu hábito de cafeína – ou pelo menos controlá-lo – geralmente não é porque você tem medo de que seu café matinal o mate. É porque você não quer viver com medo do dia em que não pode ter seu café da manhã.

Outra possibilidade é que seu hábito de cafeína esteja lhe dando um chute nas calças. Se você comprar todo o seu café ou chá ou estocar refrigerantes e bebidas energéticas para se sentir funcional, pode custar um pouco.

Talvez você não tenha medo de sua saúde e possa pagar seu hábito. Bem,  Aristóteles  escreveu que o autocontrole é um bem inerente e que aqueles que não conseguem se controlar estão condenados a serem controlados pelos outros. Agora, qual é a sua desculpa para não largar o vício em café?

Como fazer isso – O método passo a passo

Então, você decidiu chutar seu vício em café. Como você faz isto?

Algumas pessoas juram que o peru frio é o único caminho a percorrer. Mas talvez não seja.

Há muito a ser dito a seu favor, se você puder retirá-lo. É a maneira mais difícil de parar, e desistir só é útil se você conseguir ficar com ela. Se você realmente quer tentar parar de peru frio, mais poder para você. Caso contrário, continue lendo.

Uma “abordagem gradual” envolve reduzir gradualmente a cafeína até retornar a um nível aceitável. Começar leva três etapas. Primeiro, determine a quantidade de cafeína que você costuma ingerir. Se quiser, dê a si mesmo não menos que um e não mais que sete dias durante os quais você não muda nada – apenas para se dar uma referência.

Em seguida, decida quanta cafeína você deseja reduzir. Você pode decidir que deseja cortar totalmente a cafeína de sua dieta. Isso é bom. Você pode optar por reduzir para níveis saudáveis. Decida que você não terá mais do que três xícaras de café, duas xícaras de refrigerante ou uma bebida energética por dia.

Agora que você sabe quanto café você bebe e quanto você quer cortar, decida quanto tempo você quer dar a si mesmo para alcançar esse objetivo. Não deve ser impraticavelmente curto (um dia) ou impraticavelmente longo (um ano). Sua janela ideal dependerá de quanto você bebe e quanto deseja reduzir.

Você deve terminar com um calendário que começa com você bebendo tanta cafeína quanto o normal e gradualmente reduzindo seu objetivo desejado. Idealmente, este sistema será psicologicamente sustentável e eliminará ou minimizará a retirada ao longo do caminho.

Como fazer isso – O método de ingestão

Existe outra maneira de reduzir a cafeína. Pode ser o caminho a seguir, dependendo do motivo pelo qual você deseja reduzir ou desistir. Isso envolve mudar seu método de ingestão.

As bebidas energéticas são tóxicas por um milhão e uma razões. Se eles são como você consegue sua solução, você pode querer se concentrar em mudar de bebidas energéticas para pelo menos refrigerante (ou até refrigerante diet?). Além de cortar a cafeína, você está cortando todos os tipos de açúcares e ingredientes misteriosos que são pelo menos tão ruins para você.

Aqui, há muito a ser dito sobre café e chá. Se você obtém sua cafeína de bebidas enlatadas, você tem muito pouco controle sobre a quantidade de cafeína que está consumindo. Mas, como mencionado acima, café e chá têm muitas variáveis. Se você faz seu café e chá, pode controlar o teor de cafeína.

O café tem mais cafeína do que o chá. Aqui está a parte complicada: quanto  mais leve o grão de café torrado , mais cafeína. Quanto  mais escura a mistura de chá , mais cafeína. Quanto tempo você deixa o café ou chá em infusão também pode fornecer mais cafeína por xícara.

Misturar seus cafés e chás é uma maneira divertida de desenvolver seu perfil de sabor único enquanto ajusta com precisão o controle sobre a potência da bebida.

A propósito, quando dizemos “chá”, queremos dizer chá preto, chá verde e chá branco. “Chá” é uma planta, mas foi adaptada para significar “um método de preparar uma bebida a partir de folhas embebidas”. Caso você não saiba, os chás de ervas não contêm cafeína.

Conseguindo ajuda

Se você tiver problemas para abandonar seu hábito de cafeína, pode haver vários fatores em jogo. Pode ser que você seja mais dependente da cafeína do que imaginava ou mais da sua dependência do que dos produtos químicos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem