As crianças do primeiro ano acabaram de chegar do recreio da tarde. É uma tarde quente no final da primavera e eles estão envolvidos em um jogo enérgico de Touch Tag. Eles estão quentes, suados e inquietos, nem um pouco prontos para se estabelecer para trabalhar. A professora não diz nada, mas pega um livro e começa a folheá-lo. É o conto de "Bunnicula". As crianças têm ouvido um capítulo por dia nos últimos dias e o acharam cativante. De repente, a sala fica quieta. Pequenos pés ficam imóveis debaixo das mesas. Os olhos são levantados com expectativa para o rosto do professor enquanto as crianças se acomodam rapidamente e esperam o início do capítulo de hoje.
Incentivar bons hábitos de escuta é apenas um dos benefícios educacionais da contação de histórias, e as crianças podem começar a colher esses benefícios muito antes do início da educação formal. Toda criança deve conhecer a sensação de conforto e segurança que vem de aconchegar-se com um pai ou avô amoroso e compartilhar uma história. É irrelevante se a história é contada de memória ou lida de um livro. Nesta idade precoce, os benefícios educacionais de ouvir uma história são uma vantagem adicional.
As histórias podem ajudar um jovem a distinguir o faz de conta da realidade. Perguntas como: "Você acha que um coelho de verdade pode falar?" fazê-lo parar e considerar. Depois de várias histórias e perguntas semelhantes, a diferença ficará clara. À medida que envelhece, os termos ficção e não-ficção podem ser introduzidos.
As histórias desenvolvem e expandem o vocabulário. Você se lembra de se perguntar, quando criança, o que era um ogro? Em quase todas as histórias há uma nova terminologia a ser explicada: sarça, pastor de cabras, telhado de palha, dilapidado. A criança pode não se lembrar exatamente da explicação, mas quando a ouvir novamente, terá pelo menos uma vaga ideia do seu significado.
Histórias ensinam valores. Quase toda ficção para crianças pequenas termina com os mocinhos vencendo e os vilões sendo punidos. Novamente, perguntas cuidadosamente formuladas podem levar o ouvinte a refletir. Ele pode articular o valor para si mesmo. "Por que o lobo merece ser punido?"
Dependendo da história, a resposta poderia ser: "Ele foi malvado com a avó" ou "Ele destruiu a casa do porco". Essa criança começou a entender os conceitos de que é bom ser gentil com outras pessoas e que não devemos criar confusão na casa de outras pessoas.
Às vezes, os livros podem dar informações. Antes de um feriado, pode-se dar informações sobre aviões, navios ou trens. Outro pode mostrar imagens atraentes de cenas que podem ser encontradas no destino. Antes de uma operação, os livros podem dizer o que esperar no hospital. Antes de escolher um animal de estimação, os livros podem listar vantagens ou desvantagens de diferentes raças de cães e gatos. Qualquer coisa que possa ocorrer na vida de uma criança geralmente pode ser encontrada em um livro apropriado para a idade.
Os livros podem ajudar a criança a tomar consciência das emoções, suas próprias e as dos outros, e ajudá-la a lidar com elas adequadamente. "Como você acha que a mãe da história se sente? Por que ela está com raiva? O que ela poderia fazer para se sentir mais feliz?"
A leitura e as discussões de acompanhamento ajudam a criança a expandir sua compreensão de por que as pessoas agem da maneira que agem e como ela pode ser um fator positivo para tornar seu ambiente um lugar pacífico e mais agradável para todos.
Aquelas crianças do primeiro ano que se sentaram para ouvir o próximo capítulo de "Bunnicula" também internalizaram alguns conceitos importantes: ler é interessante, todos os meus amigos e até o professor gostam de ler uma boa história, ler me ajuda a relaxar, ler me faz esquecer outras coisas, ler faz o tempo passar rápido, ler deve ser importante porque o professor pula outras coisas da escola para ler pra gente.
Muitas dessas mentes também estão pensando: "Vou prestar atenção na aula porque quero aprender a ler sozinho!"
Você não concorda que há muitos benefícios educacionais valiosos de contar histórias para crianças?