Normalmente, os pais recebem as más notícias com o boletim de Páscoa. Pode não ser tão chocante porque eles provavelmente estão lidando com uma criança infeliz e frustrada desde que as aulas começaram em setembro. Eles têm ouvido reclamações como: "A professora é má, ela não gosta de mim" ou "O trabalho é muito difícil" e "Eu odeio matemática, (ou leitura, ou ciências)". Também pode ter havido queixas físicas, como dor de estômago ou dor de cabeça, que desaparecem magicamente assim que é tarde demais para ir à escola naquele dia.
Na entrevista do boletim de março, a professora confirma que a criança achou o currículo deste ano muito difícil. Ela pode sugerir que ele repita o ano, de modo a ter uma noção firme do trabalho do ano atual antes de prosseguir. Caso contrário, ele estará se preparando para o fracasso nas séries mais altas. É impossível construir uma estrutura forte sobre uma base fraca. Você concorda com a decisão dela, mas se pergunta como você pode preparar seu filho para repetir uma série sem prejudicar sua autoconfiança.
Em primeiro lugar, diga ao professor que você concorda que seu filho repetirá a série no próximo ano. Se houver duas turmas dessa série na escola, peça que ele seja designado para uma turma diferente com um novo professor. Como ele vai repetir, pergunte se ela pode aliviar um pouco da pressão que ele está sofrendo para ter um desempenho no nível da série pelo restante deste período. Isso garantirá que o resto do ano letivo seja menos estressante. À medida que o tempo melhor se aproxima, incentive seu filho a praticar esportes ou outras atividades ao ar livre com seus amigos.
Em junho, quando os relatórios finais são distribuídos, mantenha a criança em casa. Este é o momento de ter aquela conversa de coração para coração. Lembre-o do ano difícil que ele passou. Pergunte por que ele acha que isso aconteceu. Quando ele sugerir que o trabalho foi muito difícil, concorde imediatamente. Diga a ele que você e o professor também pensavam assim, e que ele simplesmente não estava pronto para fazer um trabalho tão desafiador. Lembre-o de muito que ele amadureceu durante o ano. Agora ele pode andar de bicicleta, ajudar papai a lavar o carro e talvez até receba uma mesada.
Sugira que se ele tentasse esse trabalho, agora que está muito mais adulto, provavelmente acharia que era fácil e seria capaz de passar por ele. Diga a ele que você e o professor dele conversaram e concordaram que é exatamente isso que ele deveria ter a chance de fazer. Explique que, no outono, ele estará em uma sala de aula diferente com um professor diferente (se isso for possível), mas que ele terá outra chance de fazer melhor no mesmo trabalho que fez este ano.
Se houver motivos para seu mau desempenho, mencione-os, mas coloque-os em uma perspectiva positiva. "Ano que vem, você sentirá vontade de trabalhar mais, porque achará as matérias muito mais fáceis", ou "No próximo ano, você não ficará tão doente, então não perderá todo esse tempo", ou "Agora que papai e eu temos nosso divórcio resolvido, você poderá se concentrar mais em seu trabalho escolar."
Ele provavelmente mencionará que seus amigos estarão à frente dele, e você terá que reconhecer a verdade em sua observação, mas lembre-o de que ele os verá nos recreios, na hora do almoço e antes e depois da escola. Se ele se juntou a algum time esportivo nesta primavera, ele os verá nos treinos e jogos. Ele pode convidá-los para sua festa de aniversário e dormir fora nos fins de semana. Além disso, haverá novos amigos para conhecer em sua classe em setembro.
Quando a discussão terminar, não mencione a escola novamente durante todo o verão, a menos que a criança traga o assunto à tona. Trate o assunto casualmente, é uma parte de sua vida, não a única, e nem mesmo a parte mais importante. É algo que todo mundo tem que fazer, então fazemos o melhor que podemos e seguimos em frente.
Tente dar ao seu filho umas férias ativas e cheias de diversão. Incentive-o a crescer em responsabilidade e independência, tanto quanto possível. Ele pode fazer recados com segurança para você, ir à loja da esquina ou levar um pacote para os avós? Talvez uma experiência de acampamento possa ser organizada, ou ele e um amigo possam pegar um ônibus para ir ao cinema ou visitar um colega de classe em outro bairro. Toda vez que ele realiza uma atividade nova e independente, sua autoconfiança aumentará e sua autoimagem melhorará.
Em setembro, os primeiros dias podem ser difíceis, mas são para todos os alunos. Pelo menos as tarefas devem ser fáceis, e ele fará novos amigos rapidamente. As crianças são muito adaptáveis. Ele provavelmente emergirá como um líder, porque é mais velho, mais experiente e mais seguro de si.
Algum dia no futuro, ele agradecerá por tomar a difícil decisão de repeti-lo. Você garantiu que ele tenha a base sólida necessária para construir o conhecimento e as habilidades das séries superiores e do ensino médio.
Você pode se orgulhar de si mesmo. Ser pai não é fácil, e as crianças não vêm com folhetos de instruções. Quando você conseguir, pela graça de Deus e bom senso, fazer um bom trabalho, perceberá que é a ocupação mais gratificante do mundo.