Uma criança que é consistentemente turbulenta terá problemas onde quer que vá. Esse tipo de comportamento não é bem-vindo em casa, na escola, certamente em público ou em visitas, e até mesmo no playground.
O Dicionário Webster define o comportamento turbulento como sendo barulhento e desordenado. Um indivíduo desordeiro chama atenção negativa para si mesmo onde quer que esteja. Para seu próprio bem, bem como para o benefício daqueles que o cercam, esse tipo de criança precisa de ajuda para superar seu comportamento inadequado.
A maioria das crianças será desordeira às vezes: quando estão excitadas demais ou cansadas demais, quando ingerem muito açúcar ou quando estão tentando se exibir para uma companhia especial. Parte do crescimento é aprender o autocontrole durante esses períodos de extrema exuberância. Assim como a maioria das pessoas domina as birras à medida que envelhece, as crianças devem aprender a lidar adequadamente com a excitação ou os incidentes perturbadores.
Um dos deveres essenciais dos pais é ajudar seu filho a se tornar um adulto bem adaptado e autodisciplinado. Para aqueles que acreditam que seus filhos podem ser barulhentos com mais frequência do que o normal, aqui estão algumas dicas que podem ser úteis para atingir esse objetivo:
- Comece com um check-up médico completo. Você precisa ter certeza de que não há causa física para o comportamento violento. A visita ao médico deve incluir avaliação para hiperatividade e transtorno de déficit de atenção (TDAH).
- Uma vez eliminadas as causas físicas, observe a rotina diária da criança. Ele está dormindo o suficiente todas as noites? Ele está comendo uma dieta saudável, com apenas guloseimas açucaradas ou junk food ocasionais?
- Houve uma morte recente, separação ou divórcio na família? Qualquer um destes pode ser profundamente perturbador para uma criança. Aconselhamento profissional pode ser necessário para ajudá-lo a se adaptar às novas circunstâncias.
- A rotina família-escola é semelhante a cada dia, para que ele possa confiar na consistência de sua agenda? Muita mudança ou instabilidade pode ser inquietante para as crianças.
- Ele está recebendo bastante amor e atenção de seus pais? As crianças que são negligenciadas às vezes agem por atenção. Eles sentem que mesmo a atenção negativa é melhor do que nenhuma.
- Existe alguma chance de a criança ter sido abusada ou molestada sem o seu conhecimento? Se tal incidente ocorreu e ele não sabe como lidar com isso ou com quem pode falar, isso pode resultar em grandes problemas comportamentais.
- Certifique-se de que haja períodos de silêncio embutidos na agenda de cada dia para que ele possa aprender a se divertir e desfrutar de sua própria companhia. Ler, escrever, desenhar, quebra-cabeças ou trabalhar em coleções são exemplos de atividades solitárias, mas construtivas e agradáveis.
- Não programe muitas atividades extracurriculares; um por semana para crianças do ensino fundamental está bem. Tente manter a rotina dele o mais calma, livre de tensão e previsível possível.
- Chame a atenção para as crianças que modelam o bom comportamento sempre que tiver a chance. "Olha como Mary está bem na escalação. Viu como todos estão sorrindo para ela?"
- Procure chances de recompensar o bom comportamento na própria criança quando isso ocorrer. "Porque você foi tão bem-comportado na igreja, eu vou ler uma história extra para dormir hoje à noite."
As crianças vêm ao mundo como barro, prontas para serem moldadas pelas circunstâncias e estilo de vida. Se eles vivem com estresse, instabilidade, barulho e negligência, é provável que se tornem barulhentos. Se seu ambiente é calmo, ordenado, previsível e gerenciável, eles provavelmente modelarão essas qualidades em seu comportamento.
Você é o pai. Você molda o ambiente e molda a criança, pelo menos na pré-adolescência. Considere suas opções com cuidado. Pode ser o empreendimento mais importante que você jamais empreenderá.