Você já se sentiu confuso ou desprevenido por suas emoções e as dos outros? Você já desejou que as interações sociais fossem mais naturais? Se sim, você está em boa companhia. As emoções podem ser difíceis de entender às vezes e ainda mais difíceis de gerenciar.
Defina Inteligência Emocional
O conceito de inteligência emocional é baseado em uma teoria desenvolvida pela primeira vez pelo psicólogo Michael Beldoch em 1964 e mais tarde popularizada por Daniel Goleman. Em um artigo acadêmico de 2017, Olivier Serrat definiu inteligência emocional como a “habilidade, capacidade, habilidade ou capacidade autopercebida de identificar, avaliar e gerenciar as emoções de si mesmo, dos outros e dos grupos”.
Assim como o QI, a inteligência emocional, também chamada de IE ou EQ, é uma medida de suas habilidades. No entanto, EQ refere-se a um conjunto diferente de habilidades do que aqueles medidos em testes de QI. A inteligência emocional inclui várias capacidades que você tem para entender a si mesmo e aos outros e lidar com desafios pessoais e situações sociais.
EQ é definido em pedra?
Você já se perguntou: “Por que devo me preocupar com a inteligência emocional quando não sou bom em entender as emoções dos outros?” E é compreensível que, se você não se sentir confiante em suas habilidades emocionais e sociais, talvez não goste de pensar nelas. Afinal, a preocupação geralmente não ajuda muito. Mas e se você pudesse mudar sua inteligência emocional? Isso não valeria algum pensamento e esforço?
Então, a pergunta é: a inteligência emocional é algo que você pode mudar? Isso depende se é uma característica ou uma habilidade. Ao longo dos anos, os cientistas se posicionaram em ambos os lados desse debate. No entanto, a maioria agora concorda que a inteligência emocional é algo que você pode aprender, desenvolver e aprimorar. Por exemplo, um estudo de pesquisa concluiu que o treinamento de inteligência emocional prometia ser mais eficaz nos métodos tradicionais de treinamento de liderança. A chave para alcançar maior inteligência emocional para a maioria das pessoas é meramente praticar as competências de até que elas se tornem uma segunda natureza.
Benefícios do alto EQ
- Você tenderá a ter melhores relações sociais.
- Seus relacionamentos com os entes queridos provavelmente melhorarão.
- Maior desempenho acadêmico pode vir mais facilmente.
- Você pode ter melhores relacionamentos no trabalho.
- Você pode se tornar um líder melhor no trabalho e em sua comunidade.
- Seu bem-estar emocional pode melhorar.
- Você pode ter uma saúde mental melhor.
- Você pode ter mais compaixão por si mesmo e pelos outros.
Quatro habilidades de EQ
Alguns teóricos dividiram a inteligência emocional em quatro habilidades. Ter essas habilidades pode melhorar sua autocompreensão, melhorar seus relacionamentos sociais e ajudá-lo a ter mais sucesso no trabalho.
Percebendo Emoções
A primeira habilidade a considerar é a sua capacidade de perceber emoções. Isso significa perceber seus próprios sentimentos, bem como os sentimentos daqueles ao seu redor. Desenvolver sua capacidade de reconhecer emoções é o primeiro passo para melhorar sua inteligência emocional.
Compreendendo as emoções
Uma coisa é perceber as emoções de todos, mas entendê-las pode ser um pouco mais difícil. À medida que você trabalha para melhorar sua inteligência emocional, é útil pensar sobre os sentimentos, sua fonte e como eles estão afetando você, os outros e o ambiente social em que você está no momento.
Regulando Emoções
Quando você pode regular suas emoções, você pode ter um melhor senso de controle sobre elas. Você pode evitar reações precipitadas que podem causar problemas para você no momento ou em algum lugar no futuro. É importante notar que regular as emoções não significa negar como você se sente. Isso significa que você faz melhores escolhas ao decidir o que fazer sobre seus sentimentos e os sentimentos dos outros, aumentando assim a inteligência emocional.
Usando emoções
Ao usar as emoções com habilidade, você pode alcançar maior sucesso, desenvolver relacionamentos mais satisfatórios e melhorar seu próprio bem-estar.
5 Elementos da Inteligência Emocional
Outra maneira de decompor a inteligência emocional é vê-la como um conjunto de capacidades que inclui cinco grupos de competências. Cada cluster, então, tem várias habilidades individuais que você pode aprender e praticar.
Autoconsciência
A autoconsciência inclui estar ciente de suas emoções, avaliar a si mesmo com precisão e ser autoconfiante.
Autorregulação
O cluster de autorregulação inclui competência em autocontrole, ser confiável, ser consciencioso, ser adaptável e ser inovador.
Habilidades sociais
As habilidades sociais abrangem uma ampla gama de habilidades. Com maior inteligência emocional, você pode exercer influência, comunicar-se de forma eficaz, gerenciar conflitos, ser um líder, criar mudanças, construir vínculos com outras pessoas, colaborar e cooperar com outras pessoas e prosperar como parte de uma equipe.
Empatia
Você pode desenvolver maior empatia aprendendo a entender os outros, ajudar os outros a melhorarem a si mesmos, prestar serviço aos outros, abraçar a diversidade e tornar-se mais consciente politicamente.
Motivação
Dentro do conjunto de competências de motivação estão várias outras habilidades que você pode desenvolver, incluindo um impulso para a realização, compromisso com seus objetivos, tomar a iniciativa e ser otimista.
Sugestões para aumentar sua inteligência emocional
Teorias e conceitos são ótimos, mas a verdadeira questão é: o que você pode fazer para colocá-los em prática? Aqui estão algumas sugestões para você começar no caminho para aumentar a inteligência emocional.
Pense em suas emoções
Tire algum tempo para sentar-se em silêncio e pensar sobre as emoções que você está sentindo. Considere o que foi que trouxe esses sentimentos. Neste momento, como seu humor está afetando seus pensamentos e decisões? Pergunte a si mesmo o que está por trás de seus sentimentos e como suas emoções estão afetando os outros. Olhe para trás além deste momento, também. Pense em como você costuma responder quando algo frustrante acontece com você. Contemple seus pontos fortes e fracos emocionais em geral. Isso ajudará você a entender seus níveis de inteligência emocional.
Obtenha a perspectiva de outra pessoa
Pensar sobre emoções pode ser uma coisa muito voltada para dentro. No entanto, pessoas com alta inteligência emocional veem como suas emoções afetam os outros. Para ganhar mais perspectiva, converse com alguém próximo a você. Pergunte a eles sobre um momento em que você se sentiu muito emocionado. Obtenha a opinião deles sobre como você se comportou, se eles notaram seus sentimentos intensos e se você pareceu reconhecer os sentimentos deles. Lembre-se que não há certo e errado aqui. Você só está se permitindo ver suas emoções de outro ponto de vista.
Registre suas observações
Registre o que você aprendeu sobre seus próprios sentimentos e os dos outros. Considere manter um diário de inteligência emocional onde você possa escrever seus pensamentos e sentimentos sobre essas observações. Quando você está fazendo essa atividade regularmente, é provável que preste mais atenção ao que está acontecendo dentro e ao seu redor. Ao fazer isso, você aprenderá mais sobre sentimentos e desenvolverá uma inteligência emocional superior.
Seja autêntico
Pratique ser o mais autêntico possível, sempre que possível. Dê a si mesmo permissão para dizer o que pensa quando for importante para você ou para os outros. Defenda seus princípios, mesmo quando for um pouco desconfortável fazê-lo. Embora seja fácil passar a vida como um prazer, você pode descobrir que ser autêntico aumenta sua inteligência emocional e bem-estar geral.
Tome um momento antes de reagir
Quando estiver sentindo emoções fortes, faça uma pausa antes de reagir. Esperar um pouco antes de falar ou fazer algo sobre seus sentimentos geralmente lhe dá a chance de tomar uma decisão melhor.
Método de três perguntas
Às vezes, no calor do momento, as pessoas dizem coisas das quais se arrependem mais tarde. Mas as pessoas com alta inteligência emocional fazem isso com menos frequência. Para praticar, faça três perguntas a si mesmo enquanto faz uma pausa antes de falar. Primeiro, o que estou prestes a dizer precisa ser dito? Em segundo lugar, sou eu quem precisa dizer isso? Terceiro, preciso dizer agora? Se você responder sim a todas as três perguntas, vá em frente e diga. Se não, considere se você quer dizer mais alguma coisa ou nada.
Mostrar empatia
Às vezes, as pessoas podem acreditar que você tem empatia ou não. Muitas pessoas assumem que se você não sentir empatia automaticamente, você não pode simplesmente fazê-la vir. No entanto, mostrar empatia faz parte da inteligência emocional e é algo que você pode praticar. Tente os seguintes passos para praticar a demonstração de empatia:
- Pergunte a alguém como se sente e reconheça seus sentimentos.
- Coloque-se no lugar deles – imagine como você se sentiria se fosse eles e na situação deles.
- Reconheça que a situação deles é a deles e pode ser diferente da sua.
- Lembre-os de seus pontos fortes sem minimizar o quão desafiadora é sua situação.
- Agradeça-os por compartilhar seus sentimentos com você.
Mostrar apreciação
Dê feedback construtivo
Quando alguém lhe pede feedback sobre algo que disse ou fez, como você responde? À medida que desenvolve uma inteligência emocional superior, você descobrirá que pode dar a eles sua perspectiva sem fazê-los se sentir mal consigo mesmos. Como isso acontece? Você aprende a fazer comentários construtivos que fornecem informações valiosas sem julgá-los por quem são. Para praticar, da próxima vez que alguém lhe perguntar como se saiu, não responda com uma afirmação que o julgue como bom ou ruim. Em vez disso, concentre-se em detalhes de como eles podem melhorar, bem como em coisas específicas que fizeram bem.
Pergunte a si mesmo o que você pode aprender
A coisa mais importante que você pode fazer quando está tentando melhorar sua inteligência emocional é se perguntar continuamente o que pode aprender com cada experiência. Sua curiosidade o levará a obter mais informações de suas próprias respostas emocionais, palavras e ações, e também de outras pessoas.
Considere a terapia
Gostaria de ajuda para aprender e praticar os elementos da inteligência emocional? Nesse caso, pode ser útil conversar com um conselheiro de saúde mental que possa orientá-lo em sua busca por maior inteligência emocional. Eles podem equipá-lo com ferramentas psicológicas para facilitar as coisas. Além disso, eles podem oferecer apoio enquanto você lida com os problemas emocionais que está enfrentando.
Você também pode usar as sugestões listadas anteriormente neste artigo para praticar por conta própria. Ou talvez prefira conversar com um conselheiro que você conhece ou alguém da sua comunidade. Seja qual for sua escolha - terapia online, terapia local ou trabalhando por conta própria - você pode tomar medidas agora para melhorar sua inteligência emocional e melhorar sua vida.