Seu colega o decepciona por perder um prazo. Seu chefe faz um comentário inapropriado sobre sua aparência. Um cliente faz uma demanda irracional de sua equipe.
Em cada caso, você está chateado ou irritado com o que aconteceu – uma resposta natural a uma violação de seus valores – mas, em vez de dizer ou fazer algo sobre isso, você diz a si mesmo “não é grande coisa”. Então a pessoa faz a mesma coisa uma segunda vez, e uma terceira vez, e uma quarta vez, e você fica se sentindo confuso e lívido.
Infelizmente, esses ciclos são muito previsíveis, especialmente se você é naturalmente avesso a conflitos. Claro, geralmente é bom supor que a outra pessoa teve uma intenção positiva. Mas, muitas vezes, dizer a si mesmo “não é grande coisa” (talvez incluindo “porque eles tinham boas intenções”) é uma distorção cognitiva que serve ao propósito de curto prazo de renunciar a uma conversa ou ação difícil, ao mesmo tempo em que o prepara para problemas maiores no futuro. estrada.
Leve Ana. Embora se sentisse desrespeitada por um chefe que parecia ignorar suas ideias e contribuições, ela disse a si mesma que ele não queria fazer mal, mas estava ocupado demais para estar ciente de tudo o que acontecia. Com o tempo, porém, o padrão ficou mais claro e Ana começou a sentir que seu chefe estava retendo os aumentos salariais e as oportunidades de promoção. Ainda assim, Ana não disse nada. Mas claramente o comportamento de seu chefe era um grande problema porque Ana se sentia cada vez mais irritada e reclamava dele para seus colegas. Eventualmente, seu chefe começou a notá-la, mas pelas razões erradas - a atitude de Ana era visivelmente negativa e seu desempenho havia se deteriorado significativamente.
Esse é o problema em poucas palavras: quando você não aborda algo desde o início, há uma boa chance de você abrigar energia emocional negativa e ficar tão chateado que eventualmente terá dificuldade em estar na mesma sala com a pessoa que “injustou”. você, muito menos confiando neles ou se sentindo bem com eles. Pior ainda, você pode tirar, e quando o fizer, há uma grande probabilidade de que você vai dizer algo que só torna a situação pior .
Considere Mateo e Marcus, que trabalharam juntos em vários relatórios de pesquisa interna para apoiar a tomada de decisões sênior em sua empresa. Mateo gostava de fazer as coisas bem antes dos prazos, porque achava respeitoso dar aos colegas tempo suficiente para revisar e melhorar sua parte do trabalho. Marcus, ao contrário, sempre entregava seu trabalho no último minuto, impossibilitando que outros construíssem suas contribuições. Mateo havia dado a Marcus sinais sutis de que gostaria de ver as coisas mais cedo, esperando que Marcus entendesse, mas nada havia mudado. Eventualmente, quando seu chefe castigou sua equipe por erros que Mateo sabia que ele teria facilmente pego se tivesse tempo suficiente para revisar, Mateo emboscou Marcus no corredor após a reunião e explodiu sua tampa para ele, chamando-o de egoísta e pouco profissional entre os outros. outras coisas. Marcus respondeu chamando Mateo de rígido e dizendo-lhe para se acostumar com seu estilo, porque ele certamente não iria mudá-lo agora. Então ele se afastou.
O que você pode fazer para evitar isso?
Trate “não é grande coisa” como uma deixa para agir.
Aqui está uma afirmação que você pode testar: você só diz a si mesmo “não é grande coisa” quando algo evoca uma resposta emocional negativa em você. Se você acredita nisso, não deve ser difícil aceitar que está usando essa frase para evitar, em vez de abordar o que levou a esses sentimentos. É por isso que eles geralmente voltam a aparecer, e com mais força a cada vez sucessiva.
O problema pode muito bem não ser grande coisa; se for esse o caso, uma conversa calma resolverá o problema. Da mesma forma, se a pessoa não estiver sendo nefasta, simplesmente nomear o comportamento que o está incomodando em termos respeitosos deve permitir que a pessoa resolva isso sem uma grande explosão. Pessoas bem-intencionadas que cometeram pequenos erros geralmente são capazes de ouvir sem reagir negativamente.
Aja, mas não embosque.
Quando você deixa as coisas se acumularem, é mais provável que você aja de forma descontrolada em um momento inoportuno.
Então, quando seu colega disser algo levemente perturbador em uma reunião, agende algum tempo para falar sobre isso ou aborde-o discretamente depois de algum tempo. Dessa forma, você se dá a chance de se desapegar de sua resposta emocional inicial e pensar cuidadosamente sobre o que quer dizer e como vai dizer.
Busque uma conversa, não um confronto.
Quando você aborda uma situação no início, antes que suas emoções atinjam um pico de febre, você será capaz de empregar estratégias menos conflituosas para lidar com o que está em sua mente.
Por exemplo, quando você está calmo e controlado, é mais provável que você simplesmente chame o mau comportamento (“Você disse X”) sem trazer atribuições pessoais (“Pessoas como você sempre dizem X”). Você também é mais propenso a facilitar (“Gostaria de saber se poderíamos falar sobre X”) em vez de afirmar sua conclusão (“Estou farto e cansado de X”). E é mais provável que você faça perguntas que permitam que você veja as coisas da perspectiva da outra pessoa e faça com que a outra pessoa se sinta ouvida em vez de criticada.
A verdadeira investigação é uma maneira respeitosa de testar se algo realmente é importante e é totalmente consistente com a noção de assumir uma intenção positiva. Por exemplo, tente dizer "Você pode me ajudar a entender por que está fazendo isso?" ou "Você poderia compartilhar seus dados ou raciocínio sobre isso?"
Afinal, se a intenção positiva for garantida, a resposta de uma pessoa a perguntas genuínas deve apenas confirmar isso. Se isso não acontecer, então você sabe que continuar a assumir uma intenção positiva é tanto um erro quanto uma desculpa para sua inação.
Nem tudo que desencadeia uma resposta emocional requer uma resposta. Mas se algo realmente não é grande coisa, então você provavelmente não usaria essa racionalização em primeiro lugar; você simplesmente o abordaria ou o ignoraria. Então, aprenda a reconhecer isso quando acontecer e resolva as coisas antes que elas realmente se tornem um negócio maior.