Você já fez um amigo online?
Obviamente, a internet mudou o mundo de muitas maneiras, mas acho que estamos além da retórica de que o tipo de conexão que você pode fazer no mundo virtual não tem significado no mundo físico. Sejamos realistas: a última vez que a World Wide Web foi um lugar estranho e misterioso foi nos anos 90. Todos os anos, mais e mais de nós estão criando perfis que representam nossos eus autênticos e usando plataformas de mídia social para compartilhar nosso trabalho, explorar o trabalho de outras pessoas – e sim, até fazer novos amigos.
Meus “amigos da internet” me ajudaram no ano passado. Online, eu me conectei com outros escritores que me apoiam em solidariedade quando as notícias ficam difíceis. Eu me conectei com designers e ilustradores que me orientaram enquanto desenvolvo minhas habilidades de desenho e com pessoas simplesmente porque respeito suas opiniões, arte ou comentários sobre um tópico que me interessa (ou vice-versa). Estou falando dos criadores que amo no TikTok, dos artistas e autores que sigo no Instagram e dos ativistas do Twitter que leio e com quem aprendo diariamente.
Muitos desses relacionamentos começaram com um rápido retuíte, comentário ou curtida. Pode ser muito fácil iniciar uma conexão significativa. Compartilhar a postagem de alguém pode se transformar em tomar um café virtual, rir, desabafar, conversar e, eventualmente, apresentações para mais pessoas e até mesmo shows curtos ou oportunidades de emprego completas. Para mim, esses relacionamentos me ajudaram a aprender e crescer – sim, na minha carreira, mas também na minha vida.
Então, se você está se sentindo preso, sozinho ou apenas sentindo falta de uma interação social genuína, tenho algumas dicas para ajudá-lo a aproveitar todas as pessoas legais da internet que podem ser seus futuros amigos.
Com base na minha experiência, aqui estão alguns dos prós e contras para (com segurança) fazer amigos online.
A maneira mais fácil de se conectar com pessoas on-line é se concentrar em encontrar as comunidades com as quais você realmente se importa. Fiz amigos através da galeria online Deviantart , entrando em contato com artistas que gosto e dizendo o quanto admiro seu trabalho. Fiz amizade com pessoas que deixaram comentários em minhas publicações em sites como The Hairpin e The Toast . Eu até me conectei com pessoas no Depop , um mercado virtual, pedindo a outros membros da comunidade seus conselhos de vendas e elogiando suas seleções elegantes.
Estas são plataformas que eu frequento regularmente devido ao meu histórico, objetivos de carreira e interesse pessoal. Quais são os seus?
Online, há literalmente algo para quase todos com um interesse único ou popular. Tricoteiras e crocheteiras podem se cruzar no Ravelry , amantes da astrologia podem comparar signos no Co-star , para gamers e aficionados de ASMR existem sites como o Twitch , para pequenos empresários existe o Etsy , e a lista continua, e continua.
Dito isto, se você está engajado em qualquer das redes sociais maiores - Instagram, TiKToK, Twitter, YouTube, Reddit - você vai precisar ser mais intencional sobre encontrar onde as comunidades que se preocupam vivo dentro desses espaços.
Claro, cada rede favorece determinados tipos de conteúdo. O Instagram é altamente visual. TikTok e YouTube são perfeitos para vídeo. O Twitter é a plataforma principal para jornalistas, e o Reddit é ótimo para quem pesquisa um tópico de nicho. Mas em todos esses espaços virtuais, quanto mais você curtir e comentar sobre os assuntos e criadores com os quais deseja se conectar, mais você será exposto ao conteúdo deles e mais fácil será encontrar pessoas para entrar em contato.
Tipo profissional:
Nas plataformas sociais maiores, seja intencional sobre o que e com quem você se envolve. Se você gastar tempo suficiente curtindo, comentando e compartilhando o conteúdo que você ama em qualquer uma dessas plataformas, seus algoritmos – que geralmente classificam as postagens em seu feed com base em seus interesses – o colocarão nas comunidades que você gosta automaticamente, expondo você para mais pessoas e tópicos nos quais você está interessado e economizando parte do trabalho.
Agora que você identificou os tipos de pessoas com as quais deseja se conectar e as plataformas que elas frequentam, é hora de ser proativo.
Pode parecer assustador entrar em contato com alguém novo, mas enviar um “Oi!” nervosamente. provavelmente não é suficiente para obter uma resposta. A chave é ser autêntico – e reagir autenticamente ao seu conteúdo. Você quer iniciar uma conversa, e a melhor maneira de fazer isso é fazer uma pergunta.
Por exemplo, alguém postou um prato bonito no seu feed do Instagram? Pergunte a eles como eles conseguiram. Alguém twittou sobre um problema social com o qual você se importa? Envie uma mensagem informando o quanto você aprecia a postagem deles, o que aprendeu com ela e pergunte o que inspirou a ideia ou o pensamento deles. (Eu desaconselho comentar sobre a aparência de alguém, simplesmente porque isso não é realmente um começo de conversa.)
Se você precisar de alguma linguagem real para referência, aqui estão três mensagens que enviei este ano:
Uma mensagem do Instagram para um novo amigo: “Isso parece tão divertido! Onde você aprendeu a andar de skate?”
Uma mensagem no Twitter para um escritor que admiro: “Obrigado por compartilhar esse belo ensaio. Realmente significou muito para mim! O que te inspirou a escrevê-lo?”
Um comentário do TikTok para um artista cujo trabalho eu amo: “Adoro sua técnica de pintura! Isso é aquarela ou guache?”
Seja seletivo sobre com quem você se envolve – mas não muito seletivo. Quanto mais pessoas você alcançar, maior a probabilidade de obter uma resposta. Neste momento, todos nós estamos desejando conexão. Você pode se surpreender com a abertura dos outros aos seus esforços, especialmente quando eles vêm de um lugar genuíno de admiração ou curiosidade.
Por outro lado, se você é alguém inclinado a criticar, saiba que isso não é a melhor maneira de se conectar com alguém novo nas mídias sociais. Você pode pensar que está sendo útil oferecendo feedback em um post artístico ou bancando o advogado do diabo no Twitter – mas lembre-se, isso é a internet. As pessoas não conhecem você ou suas intenções. Eles não podem ver seu rosto, mesmo que você possa ver o deles. Eles não podem ouvir seu tom de voz ou observar sua linguagem corporal. Eles podem nem saber sua idade. A primeira impressão que eles têm de você são suas palavras. E é melhor se essas palavras forem gentis, amigáveis e acolhedoras.
Assim como uma amizade na vida real, uma base de confiança e familiaridade precisa ser conquistada para que as pessoas baixem a guarda.
Dica profissional: não leve para o lado pessoal quando as pessoas não mordem. O problema de se expor é que pode realmente doer quando as pessoas não respondem da mesma forma. Mas o que parece uma rejeição pode ser apenas uma projeção sua. Lembre-se, as pessoas podem não responder por vários motivos, a maioria dos quais está fora de seu controle e não tem nada a ver com você. On-line, muitas vezes não há como saber – você não consegue captar a linguagem corporal ou as dicas sociais de alguém. Mesmo o tom pode ser difícil de interpretar. Além disso, sempre haverá alguém com quem se conectar. Meu ponto principal: não seja muito duro consigo mesmo durante este processo.
Conecte-se com as pessoas que você gosta.
Quando você começar a se aproximar, lembre-se de que, assim como na vida real, você conhecerá algumas pessoas na internet que não são para você. Na verdade, algumas pessoas podem parecer ótimas, mas acabam irritando você de uma maneira muito particular quando você começa a se envolver. Tudo bem — somos uma espécie vasta e variada. O bom da internet é que você não precisa falar com ninguém que não queira. Quando você está se conectando principalmente através de uma tela, você pode determinar com quem você fala e com quem você não fala.
A regra número um para fazer amigos online, na minha opinião, é abordar as pessoas com bondade e compaixão. Se alguém estiver quebrando essa regra, sinta-se autorizado a bloqueá-lo ou silenciá-lo. Aceite isso de alguém com experiência, isso tornará seu dia melhor remover o direito de se envolver com sua presença.
Não se sinta pressionado a responder ou se conectar com as pessoas apenas porque elas têm milhares de seguidores ou são um influenciador que você sente que precisa conhecer. Seu tempo é valioso e é de seu interesse se concentrar nas pessoas com quem você gosta de conversar, cujo trabalho o inspira e que realmente trazem alguma luz para esses dias sombrios. Esses são os relacionamentos que provavelmente evoluirão para algo mais significativo no futuro.