Como escrever uma carta de apresentação

 Ninguém gosta de caçar emprego. Vasculhar listas de empregos on-line, aprimorar seu currículo , preparar-se para entrevistas cansativas  – nada disso é divertido. Para muitos, a parte mais desafiadora do processo é escrever uma carta de apresentação eficaz. Há tantos conselhos conflitantes por aí, é difícil saber por onde começar. Você ainda precisa de um, especialmente se estiver aplicando por meio de um sistema on-line?



Faça sua pesquisa primeiro

Antes de começar a escrever, descubra mais sobre a empresa e o trabalho específico que deseja. Claro, você deve ler atentamente a descrição do trabalho, mas também examinar o site da empresa, os feeds do Twitter de seus executivos e os perfis dos funcionários no LinkedIn. Esta pesquisa ajudará você a personalizar sua carta de apresentação, já que você não deve enviar uma genérica. Também o ajudará a decidir o tom certo.


Se possível, entre em contato com o gerente de contratação ou outra pessoa que você conhece na empresa antes de escrever sua carta de apresentação, aconselha Lees. Você pode enviar um e-mail ou uma mensagem do LinkedIn “fazendo uma pergunta inteligente sobre o trabalho”. Dessa forma, você pode iniciar sua carta referenciando a interação. Você pode dizer: “Obrigado pela conversa útil na semana passada” ou “Falei recentemente com fulano de tal em sua empresa”. Claro, nem sempre é possível entrar em contato com alguém – ou você pode não obter uma resposta. Isso está ok. Ainda vale a pena tentar.

Concentre-se no futuro

Embora seu currículo seja uma retrospectiva de sua experiência e de onde você esteve, a carta de apresentação deve se concentrar no futuro e no que você deseja fazer. Por causa da pandemia, há menos expectativa de que você se candidate a um emprego que já fez antes. Você pode usar sua carta de apresentação para explicar a mudança que está fazendo, talvez de hospitalidade para marketing, por exemplo. Pense nisso como uma oportunidade de vender suas habilidades transferíveis .

Abra forte

“As pessoas normalmente se escrevem na carta dizendo 'Estou me candidatando para um emprego X que vi no lugar Y'. Isso é um desperdício”, diz Lees. Em vez disso, comece com uma frase de abertura forte. “Comece com a piada – por que esse trabalho é emocionante para você e o que você traz para a mesa”. Por exemplo, você pode escrever: “Sou um profissional de captação de recursos ambientais com mais de 15 anos de experiência em busca de uma oportunidade de aplicar minhas habilidades de novas maneiras e adoraria trazer minha experiência e entusiasmo para sua crescente equipe de desenvolvimento .” Em seguida, você pode incluir uma ou duas frases sobre seu histórico e sua experiência relevante, mas não refaça seu currículo.

É provável que o gerente de contratação ou o recrutador esteja lendo uma pilha deles, então você deseja chamar a atenção deles. Mas não tente ser engraçado. “O humor muitas vezes pode ser chato ou parecer egoísta”, diz Lees. Fique longe de chavões comuns, também. “Diga algo direto e dinâmico, como 'Deixe-me chamar sua atenção para duas razões pelas quais eu seria um ótimo complemento para sua equipe.'”

Se você tem uma ligação pessoal com a empresa ou alguém que trabalha lá, mencione também na primeira frase ou duas. E sempre dirija sua carta a alguém diretamente. 

Enfatize seu valor pessoal

Os gerentes de contratação estão procurando pessoas que possam ajudá-los a resolver problemas. Com base na pesquisa que você fez anteriormente, mostre que você sabe o que a empresa faz e alguns dos desafios que ela enfrenta. Eles não precisam ser específicos, mas você pode mencionar como o setor foi afetado pela pandemia. Por exemplo, você pode escrever: “Muitas empresas de saúde estão sobrecarregadas com a necessidade de fornecer atendimento de alta qualidade, protegendo a saúde e a segurança de seus funcionários”. Em seguida, fale sobre como sua experiência o equipou para atender a essas necessidades; talvez explique como você resolveu um problema semelhante no passado ou compartilhe uma conquista relevante. Você deseja fornecer evidências das coisas que o diferenciam.

Lees ressalta que existem duas habilidades relevantes para quase qualquer trabalho no momento: adaptabilidade e capacidade de aprender rapidamente. Se você tiver exemplos breves que demonstrem essas habilidades, inclua-os. Por exemplo, se você apoiou sua equipe na mudança para o trabalho remoto, descreva como você fez isso e quais recursos você utilizou.

Transmitir entusiasmo

Os gerentes de contratação vão com o candidato que fez parecer que este é o emprego dos seus sonhos. Então deixe claro por que você quer a posição  Escreva algo como “Eu adoraria trabalhar para sua empresa. Quem não gostaria? Você é o líder do setor, estabelecendo padrões que outros apenas seguem.” Não se preocupe em se candidatar se não estiver entusiasmado com algum aspecto da empresa ou função.

Observe o tom

Ao mesmo tempo, não exagere na bajulação ou diga qualquer coisa que você não queira dizer. A autenticidade é fundamental. Você não quer que seu tom prejudique sua mensagem, então seja profissional e maduro. Uma boa regra é colocar-se no lugar do gerente de contratação e pensar sobre “o tipo de linguagem que o gerente de contratação usaria com um dos clientes da empresa”. Claro, pode ser difícil discernir seu próprio tom por escrito, então você pode precisar pedir a alguém para revisar um rascunho (o que é sempre uma boa ideia de qualquer maneira – veja os conselhos abaixo). Lees diz que muitas vezes corta “qualquer coisa que soe como desespero” quando está revisando cartas para clientes.

Mantenha breve

A maioria das cartas de apresentação que vejo são muito longas Deve ser breve o suficiente para que alguém possa lê-lo de relance. Você precisa cobrir muito terreno – mas deve fazê-lo de forma sucinta. É aqui que pedir a um amigo, ex-colega ou mentor para revisar pode ser útil. Peça-lhes que leiam e indiquem lugares onde você pode cortar.

Obter feedback

Em vez de enviar e perguntar: “O que você acha?” seja específico sobre o tipo de feedback que você deseja. Em particular, peça duas coisas. Primeiro, pergunte ao seu amigo se está claro qual é o seu ponto principal. Qual é a história que você está contando? Eles são capazes de resumir? Segundo, pergunte o que há de errado com a carta. “Outras pessoas estão mais sintonizadas com o desespero, o exagero, o excesso de modéstia e o baixo preço”, e eles devem ser capazes de apontar lugares onde o tom está errado.

Quando você não pode enviar uma carta de apresentação

Muitas empresas agora usam sistemas de inscrição on-line que não permitem uma carta de apresentação. Você pode descobrir como incluir um no mesmo documento do seu currículo, mas isso não é uma garantia, especialmente porque alguns sistemas permitem apenas que os dados sejam inseridos em caixas específicas. Nesses casos, use o formato que você recebeu para demonstrar sua capacidade de fazer o trabalho e seu entusiasmo pela função. Se possível, você pode tentar encontrar alguém para quem possa enviar um breve e-mail de acompanhamento, destacando alguns pontos-chave sobre sua inscrição.

Princípios a serem lembrados

Faça :

  • Tenha uma declaração de abertura forte que deixe claro por que você quer o emprego e o que você traz para a mesa.
  • Seja sucinto – um gerente de contratação deve ser capaz de ler sua carta rapidamente.
  • Compartilhe uma conquista que mostre que você pode enfrentar os desafios que o empregador está enfrentando.

Não :

  • Tente ser engraçado – muitas vezes não dá certo.
  • Envie uma carta de apresentação genérica — personalize cada uma para o trabalho específico.
  • Exagere na bajulação – seja profissional e maduro.

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