Ninguém gosta de caçar emprego. Vasculhar listas de empregos on-line, aprimorar seu currículo , preparar-se para entrevistas cansativas – nada disso é divertido. Para muitos, a parte mais desafiadora do processo é escrever uma carta de apresentação eficaz. Há tantos conselhos conflitantes por aí, é difícil saber por onde começar. Você ainda precisa de um, especialmente se estiver aplicando por meio de um sistema on-line?
Faça sua pesquisa primeiro
Se possível, entre em contato com o gerente de contratação ou outra pessoa que você conhece na empresa antes de escrever sua carta de apresentação, aconselha Lees. Você pode enviar um e-mail ou uma mensagem do LinkedIn “fazendo uma pergunta inteligente sobre o trabalho”. Dessa forma, você pode iniciar sua carta referenciando a interação. Você pode dizer: “Obrigado pela conversa útil na semana passada” ou “Falei recentemente com fulano de tal em sua empresa”. Claro, nem sempre é possível entrar em contato com alguém – ou você pode não obter uma resposta. Isso está ok. Ainda vale a pena tentar.
Concentre-se no futuro
Abra forte
É provável que o gerente de contratação ou o recrutador esteja lendo uma pilha deles, então você deseja chamar a atenção deles. Mas não tente ser engraçado. “O humor muitas vezes pode ser chato ou parecer egoísta”, diz Lees. Fique longe de chavões comuns, também. “Diga algo direto e dinâmico, como 'Deixe-me chamar sua atenção para duas razões pelas quais eu seria um ótimo complemento para sua equipe.'”
Se você tem uma ligação pessoal com a empresa ou alguém que trabalha lá, mencione também na primeira frase ou duas. E sempre dirija sua carta a alguém diretamente.
Enfatize seu valor pessoal
Lees ressalta que existem duas habilidades relevantes para quase qualquer trabalho no momento: adaptabilidade e capacidade de aprender rapidamente. Se você tiver exemplos breves que demonstrem essas habilidades, inclua-os. Por exemplo, se você apoiou sua equipe na mudança para o trabalho remoto, descreva como você fez isso e quais recursos você utilizou.
Transmitir entusiasmo
Observe o tom
Mantenha breve
Obter feedback
Quando você não pode enviar uma carta de apresentação
Princípios a serem lembrados
Faça :
- Tenha uma declaração de abertura forte que deixe claro por que você quer o emprego e o que você traz para a mesa.
- Seja sucinto – um gerente de contratação deve ser capaz de ler sua carta rapidamente.
- Compartilhe uma conquista que mostre que você pode enfrentar os desafios que o empregador está enfrentando.
Não :
- Tente ser engraçado – muitas vezes não dá certo.
- Envie uma carta de apresentação genérica — personalize cada uma para o trabalho específico.
- Exagere na bajulação – seja profissional e maduro.