Ofertas do dia da Amazon!

Como é ter um colapso nervoso?

 Um colapso nervoso, para dizer o mínimo, não é algo que alguém queira passar. Embora não seja um diagnóstico formal, o termo “colapso nervoso” é amplamente usado para descrever um período de extrema opressão que afeta o funcionamento de uma pessoa. Um colapso nervoso é como um desligamento completo do sistema de várias maneiras. Caracterizado em grande parte por sintomas associados à ansiedade e à depressão, um  colapso nervoso  geralmente ocorre quando tudo parece demais. Então, quais são os sinais de um colapso nervoso? Quais são as causas e o que você pode fazer se isso acontecer com você?

Várias coisas podem contribuir para um colapso nervoso, e muitas vezes é uma combinação de fatores, como vários estressores da vida, em jogo. As causas potenciais incluem:

  • Eventos traumáticos. Exemplos de eventos traumáticos podem incluir, mas não se limitam a, desastres naturais, perda de um ente querido, abuso*, perda da casa e complicações de saúde física ou lesões. Eventos traumáticos podem nos colocar em estado de choque, levando-nos a um estado de colapso.
  • Estresse prolongado. Um colapso nervoso normalmente não ocorre após um dia estressante isolado. Em vez disso, se o estresse no trabalho, o estresse financeiro, o estresse familiar ou o estresse de outra fonte se acumularem, isso pode levar a um colapso nervoso.


Alguém pode estar em maior risco de um colapso nervoso se viver com uma condição de saúde mental existente. Mudanças na vida, como um divórcio, também podem ser uma causa ou fator contribuinte. Sentir-se sozinho ou não conseguir descansar ou tirar uma folga durante situações estressantes da vida torna mais provável que uma pessoa chegue a esse ponto, pois ambos estão associados a  níveis mais altos de estresse .

Compreender os sintomas de um colapso nervoso pode ajudá-lo a entender como pode ser um colapso nervoso e identificar se você ou alguém que você ama pode precisar de apoio. Esses sintomas não devem ser ignorados, e a mente e o corpo devem descansar o que precisam.

Os sintomas de um colapso nervoso

É importante abordar os sinais e sintomas de um colapso nervoso – ou o que pode ser o início de um – o mais rápido possível. Aqui estão alguns sinais e sintomas potenciais de um colapso nervoso:

Problemas para dormir

Problemas para dormir podem assumir várias formas diferentes. Isso pode significar má qualidade do sono, problemas para adormecer, dormir pouco ou  dormir demais . Por si só, isso não é necessariamente indicativo de um colapso nervoso. Problemas para dormir são um possível sintoma de uma série de diferentes condições de saúde mental e física. No entanto, se estiver associado a outros sintomas, esse pode ser o caso e, independentemente disso, é algo a ser abordado com um profissional médico, especialmente se o problema estiver em andamento.

Irritabilidade

Quando estamos no ponto de ruptura, é muito comum nos sentirmos irritados ou agitados. Uma pessoa que sofre um colapso nervoso pode se sentir irritada ou ficar irritada com mais facilidade. Mudanças de humor, seja na forma de mudanças de humor (por exemplo, tristeza a agitação) ou um humor baixo ou deprimido, que pode acompanhar sintomas como perda de interesse em atividades, também são muito comuns.

Preocupação Excessiva

A preocupação excessiva é um sintoma-chave do  transtorno de ansiedade generalizada e também pode ocorrer durante um colapso nervoso. Você pode sentir palpitações cardíacas, pensamentos acelerados, pensamentos de medo ou até mesmo ataques de pânico.

Sintomas físicos

O estresse extremo ou choque no corpo e na mente associado a um colapso nervoso pode vir com vários sintomas físicos. Estes podem incluir, mas não estão limitados a dores no corpo, fadiga, desconforto GI, pressão alta e dores de cabeça.

Dificuldade com o autocuidado

Alguém passando por um colapso nervoso pode começar a ter problemas com o autocuidado. Por exemplo, alguém pode ter problemas para tomar banho, escovar os dentes ou cuidar do cabelo. Eles também podem ter dificuldade em cumprir suas obrigações, como comparecer a compromissos ou lembrar o que precisam fazer no trabalho ou em sua vida doméstica.

Tornando-se Socialmente Distante

Você ou alguém que você conhece que está enfrentando um colapso nervoso pode ficar distante das pessoas em suas vidas. Às vezes, isso pode emparelhar com irritabilidade. Uma pessoa pode afastar os outros e pode parecer diferente de si mesma. Também pode ser que alguém pare de responder a mensagens de texto, aparecendo em hangouts ou eventos e assim por diante.

E se você for o único que precisa de ajuda?

Se você está preocupado com a possibilidade de ter um colapso nervoso, reconhecer os sintomas é uma coisa positiva. Quando você reconhece os sinais de que algo está errado, é o primeiro passo para obter a ajuda de que precisa. Se a preocupação é uma condição de saúde mental, estresse na vida ou qualquer outra coisa, você deve obter a ajuda de que precisa e tomar medidas para o autocuidado.

Também é vital observar que você não precisa chegar a um ponto de ruptura para pedir ajuda. Quando se trata de prevenir um colapso nervoso, a melhor coisa que você pode fazer é:

  1. Desacelerar. Permita-se fazer uma pausa. Alivie sua carga de qualquer maneira que puder.

  2. Alcançar. Conte a alguém o que você está passando, seja um ente querido, um profissional de saúde mental ou outra pessoa.

  3. Se você está tendo um colapso nervoso ou acha que pode estar, entre em contato com seu médico. Eles podem encaminhá-lo a um terapeuta, escrever uma nota para o seu local de trabalho ou fornecer informações sobre outras opções de tratamento, se aplicável. Em alguns casos, um médico pode prescrever medicamentos para seus sintomas. Certifique-se de consultar o seu médico antes de considerar qualquer opção de medicação.

Procurando terapia

Procurar terapia pode ajudá-lo a lidar com um colapso nervoso, se recuperar de um colapso nervoso e prevenir ocorrências futuras. Na terapia, você descobrirá habilidades de enfrentamento e maneiras de cuidar de sua saúde mental como um indivíduo único. Seu provedor deve levar suas circunstâncias em mente.

Se você quer falar sobre saúde mental pessoal, relacionamentos ou qualquer outra coisa, um profissional licenciado pode ajudar, então não hesite em entrar em contato com um provedor em sua área ou dar os primeiros passos para ver um terapeuta online hoje.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem