Exultante em um minuto, triste no outro: chama-se montanha-russa emocional. É um turbilhão de sentimentos que pode deixá-lo confuso e emocionalmente exausto. Se você sente que está em uma montanha-russa de emoções, sair dela pode parecer uma tarefa impossível. E isso é compreensível porque é difícil pensar logicamente ou tomar ações bem fundamentadas quando seus sentimentos parecem tão fora de controle. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para encontrar mais equilíbrio, estabilidade e serenidade em sua vida.
O que está causando sua montanha-russa emocional?
Comece reconhecendo a fonte de seus sentimentos tumultuados. Suas emoções podem ser intensas e mudar rapidamente porque você está em uma situação que lhe causa dor emocional. Ou, a montanha-russa pode vir se você estiver emocionalmente confuso porque não sabe o que acontecerá a seguir. Às vezes, não é tanto o que acontece, mas o que você presta atenção. E o que você diz a si mesmo sobre sua situação também pode intensificar suas emoções.
Lidando com os sentimentos
Quando você está em uma montanha-russa emocional, uma das primeiras coisas que você precisa fazer é aprender a lidar com essas emoções. Lembre-se de que ter emoções faz parte de uma boa saúde mental. Mas se seus sentimentos parecerem esmagadores, você pode lidar melhor com eles das seguintes maneiras.
Experimente, reconheça e aceite seus sentimentos
Uma coisa que você pode fazer para lidar com sua montanha-russa emocional é permitir-se experimentar suas emoções. Esconder ou negar seus sentimentos pode não ser muito benéfico a longo prazo. Dê a si mesmo alguns momentos para se sentar com sua emoção atual e permita-se sentir esses sentimentos antes de tentar fazer algo a respeito.
Reconhecer que você tem emoções intensas e mutáveis pode ser muito fácil. Mas nem sempre é tão simples identificar precisamente qual emoção você está tendo. Por exemplo, você pode pensar que está sentindo ansiedade porque seu cônjuge está demorando tanto para voltar para casa, mas depois percebe que na verdade é raiva que você está sentindo. Às vezes, você pode descobrir mais sobre seus sentimentos registrando no diário e, em seguida, considerando se as palavras que você escreveu indicam a emoção que você pensou inicialmente. Um terapeuta também pode ajudá-lo a decifrar quais são suas emoções.
Também é importante aceitar suas emoções. Você não precisa deixá-los tomar conta da sua vida. Você nem precisa gostar de seus sentimentos. Tudo o que você precisa fazer é aceitar que, neste momento, é assim que você se sente. Então, você pode decidir o que fazer a seguir. Isso ajudará a montanha-russa emocional a ser menos esmagadora.
Expresse seus sentimentos adequadamente
Expressar seus sentimentos pode ajudá-lo a chegar a um acordo com eles. No entanto, expressá-los de maneira inadequada pode causar problemas práticos e de relacionamento. Também pode manter a montanha-russa, porque você pode criar situações mais angustiantes do que antes.
Maneiras apropriadas de expressar emoções incluem mostrá-las através de:
- Art
- Música
- Dançando
- Redação e diário
- Exercício
- Cozinhando
- Falar sobre isso com alguém em quem você confia
Concentre-se em emoções positivas
Às vezes, é fácil ficar obcecado com emoções negativas. Eles são os mais dolorosos, afinal. E eles podem fazer com que você acredite que há algo seriamente errado, mesmo quando você sabe que está tudo bem. Você precisa lidar com esses sentimentos negativos. Mas depois disso, geralmente é benéfico se concentrar nas emoções positivas e manter sua mente em pensamentos mais edificantes.
Trabalhe seus sentimentos através de seus pensamentos
Embora você não possa mudar suas emoções diretamente, a maneira como você pensa tem um impacto em como você está se sentindo. Aqui estão algumas maneiras de pensar que podem ajudá-lo a se sentir mais estável e estável:
Olhe para a imagem maior
A imagem maior lhe dá mais perspectiva sobre seus problemas e sucessos. Quando você pode vê-lo, é mais provável que você reconheça que o que está acontecendo para você não é o melhor nem o pior resultado possível – permitindo que você saia da montanha-russa emocional.
Envolva-se em uma conversa interna positiva
O que você diz para e sobre si mesmo pode ter uma forte influência sobre como você se sente. Por exemplo, suponha que você falhou em um teste. Se você disser a si mesmo que foi porque você é estúpido, provavelmente vai se sentir triste ou sem esperança com isso. Mas se você disser a si mesmo que foi porque não se preparou para o teste, em vez de se sentir triste, pode estar motivado a se esforçar mais da próxima vez.
Pratique o Perdão
Perdoar alguém pode fazer você se sentir mais calmo e no controle. Se você estiver ruminando sobre como alguém o machucou, você não está sozinho. Muitas pessoas fazem isso em algum momento de suas vidas. Mas se você puder aprender a perdoar, poderá parar de se concentrar na dor e voltar a um estado emocional mais estável.
Pratique a atenção plena
Escolha comportamentos que aumentem a estabilidade emocional
Seus sentimentos podem estar fora de controle, mas seus comportamentos não precisam ser da mesma maneira. Uma chave para sair com sucesso da montanha-russa emocional é fazer as coisas que o ajudam a alcançar seus objetivos de longo prazo, em vez das coisas que suas emoções fazem você querer fazer imediatamente.
Evite agir sobre emoções que mudam rapidamente
Quando você sabe que está em uma montanha-russa emocional, pode ser o pior momento para escolher comportamentos com base em como está se sentindo. Imagine se você se sentisse extremamente empolgado e decidisse que seria uma ótima ideia comprar um carro novo. Então, alguns minutos depois que você fez a compra, seus sentimentos podem se tornar negativos, levando você a voltar ao revendedor e tentar recuperar seu dinheiro. Em vez de se apressar para agir de acordo com os sentimentos que estão mudando tão rapidamente, reserve mais tempo para pensar antes de tomar uma decisão importante.
Persiga os objetivos que importam para você
Muitas vezes, quando as pessoas tentam fazer coisas porque acham que “devem fazer”, elas trazem à tona sentimentos intensos que podem variar de tristeza a decepção consigo mesmas e medo do futuro. Ao perseguir os objetivos que são importantes para você, você pode evitar a agitação emocional desnecessária que geralmente vem ao fazer coisas que você acha que não são certas para você.
Construir relacionamentos saudáveis
Estar envolvido em um relacionamento saudável pode ajudá-lo a evitar a montanha-russa emocional de várias maneiras. Primeiro, você não está lidando constantemente com alguém que tenta machucá-lo ou não demonstra compaixão por você. Em segundo lugar, você tem apoio emocional dentro do relacionamento. Finalmente, se você precisar de ajuda de um terapeuta, seu ente querido pode reconhecer sua angústia e encorajá-lo a conversar com um conselheiro.
Cuide do seu bem-estar físico
A montanha-russa emocional é frequentemente associada a transtornos mentais. Se você está se sentindo sobrecarregado por emoções intensas e mutáveis, pode ser um bom momento para considerar conversar com um terapeuta para descobrir se você tem algum distúrbio que está por trás da maneira como se sente. Aqui estão alguns dos distúrbios que incluem esse recurso e alguns dos sintomas que os acompanham.
Bipolar Disorder
As mudanças de humor são a característica mais aparente do transtorno bipolar. Um humor é como uma emoção, mas é mais duradouro e pode não ter uma causa situacional clara. Pessoas com transtorno bipolar geralmente experimentam emoções intensas e que mudam rapidamente, como uma montanha-russa emocional. O Instituto Nacional de Saúde Mental explica os sintomas do transtorno bipolar. Alguns dos sintomas do lado maníaco da depressão bipolar, além de sentir-se eufórico são:
- Sentindo-se nervoso ou com fio
- Precisando de pouco sono
- Ter pouco ou nenhum apetite
- Falar rapidamente sobre muitas coisas diferentes
- Pensamentos descontrolados
- Pensando que você pode fazer muitas coisas ao mesmo tempo
- Usando um mau julgamento e fazendo coisas arriscadas
- Delírios de grandeza
Alguns dos sintomas do lado depressivo do transtorno bipolar, além da tristeza emocional, incluem:
- Sentindo-se desacelerado
- Problemas para dormir ou dormir demais
- Aumento do apetite e ganho de peso
- Falar devagar e ser esquecido
- Problemas para se concentrar ou tomar decisões
- Sentindo-se incapaz de fazer tarefas simples
- Pouco interesse em atividades que você já gostou
- Sentindo-se sem esperança e sem valor
Depressão
Pode parecer contra-intuitivo que pessoas com depressão possam ter uma montanha-russa emocional. No entanto, alguém com depressão nem sempre está triste. Às vezes, eles podem rapidamente se tornar extremamente inquietos, sem esperança ou até suicidas, enquanto outras vezes podem se sentir bem. Se você tem depressão, pode ter algum ou todos os mesmos sintomas que aqueles com transtorno bipolar experimentam durante a fase depressiva de sua doença mental.
Transtorno de personalidade limítrofe
A desregulação emocional é uma característica do transtorno de personalidade borderline. Conforme observado no American Psychological Association Dictionary , esse termo se refere a “uma resposta emocional extrema ou inadequada a uma situação”. A desregulação emocional traz emoções intensas e coloca a montanha-russa em movimento.
De acordo com um artigo recente de uma revista científica , alguns dos sinais de transtorno de personalidade limítrofe incluem instabilidade na regulação de emoções, controle de impulsos, relacionamentos interpessoais e autoimagem.
Considere a terapia
Você está em uma montanha-russa emocional e não consegue sair por conta própria? Nesse caso, seu próximo passo lógico pode ser conversar com um conselheiro sobre isso. Se você tem um transtorno mental ou simplesmente precisa conversar e aprender algumas habilidades de enfrentamento, um terapeuta pode ajudá-lo de várias maneiras. Seu conselheiro pode usar muitas técnicas psicológicas diferentes para ajudá-lo a experimentar, identificar e expressar suas emoções. Eles podem oferecer seu apoio enquanto você luta para lidar com seus sentimentos. E, se você tiver um transtorno mental, eles podem ajudá-lo a aprender a lidar com seus sintomas.