Como os 'objetos de transição' podem nos ajudar a processar o luto

 Quando alguém morre, os itens que eles usaram podem se tornar uma importante fonte de conexão e conforto para seus entes queridos. [Esses itens] são importantes porque proporcionam uma sensação de segurança. São conexões simbólicas. É uma maneira tangível de estar conectado e se sentir mais próximo da pessoa que você perdeu - e, com toda a honestidade, nos ajudando na transição para viver sem eles.

É instintivo buscar objetos de ligação depois que uma pessoa preciosa para nós morre. Sentimos falta de alguém, então procuramos a alternativa mais próxima.



Alguns especialistas se referem a esses objetos como " objetos transitórios de luto ". Em 1951, Donald Winnicott propôs que "objetos transitórios", como um bicho de pelúcia ou um cobertor, ajudavam as crianças pequenas a se separarem de seu cuidador. Da mesma forma, objetos escolhidos após a morte de um ente querido podem apoiar uma transição individual enlutada através da separação da morte. 

Esses objetos, que outros especialistas chamam de "objetos de ligação", são um lembrete físico para uma pessoa enlutada de um ente querido que morreu. De acordo com especialistas em luto, esses itens são comuns entre os enlutados. Quase todas as 294 mães enlutadasem um estudo que perdeu seus filhos para a Síndrome do Bebê Súbito (SIDS) relataram que tinham um objeto transitório de luto, como o cobertor ou o brinquedo favorito de seu filho.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem