Terminar é algo normal, principalmente quando o relacionamento não estava mais dando certo. Em algumas situações, você ainda tem sentimentos pela pessoa. Em outros casos, o sentimento pode ter desaparecido. De qualquer forma, você decidiu seguir caminhos separados em termos de romance, mas às vezes você quer a pessoa como sua amiga em sua vida futura.
Então vem uma pergunta: ficar amigo de um ex é bom? Além disso, o que você deve fazer e o que não deve fazer se quiser ser amigo do seu ex? Suas perguntas serão respondidas abaixo.
Você raramente ouve alguém dizendo: "Meu ex é meu melhor amigo". Muitos casais não querem continuar amigos depois de um rompimento e acabam raramente ouvindo um do outro ou não falando nada. Mesmo que você queira ser o melhor amigo do seu ex, você precisa analisar a situação e descobrir se continuar amigo é uma boa ideia, especialmente se o rompimento ainda for recente. Existem algumas situações em que você não deve ser amigável com seu ex-parceiro:
1. Se o seu rompimento for causado por um motivo sério ou ruim
Sua separação foi causada por algo sério? Você acabou de crescer em direções diferentes e queria coisas diferentes da vida? Se o último se aplicar, talvez você possa buscar um vínculo amigável, mas se o rompimento foi causado por algo sério e prejudicial, repense. Por exemplo, existem relacionamentos em que um dos parceiros trai ou é abusivo em relação ao outro, seja física ou mentalmente. Se foi isso que causou sua separação, continuar amigos é a decisão irracional. Não apenas as feridas ainda estariam frescas, mas também seria difícil confiar na outra pessoa. A amizade não pode existir sem confiança. Sem mencionar que o outro pode tentar te enganar e fazer você voltar a ficar juntos, e isso não é um objetivo para ter com alguém que costumava ser abusivo. Você também pode ser abusado como amigo, não apenas como parceiro romântico.
2. Se você ainda tem sentimentos por eles
Mesmo se você terminou, você ainda pode ter sentimentos pelo seu ex – o que é totalmente compreensível. Você passou um tempo considerável com essa pessoa e talvez até tenha visto um futuro juntos. Mas devido ao seu estilo de apego, você ainda pode ter vontade de estar com eles.
Se for esse o caso, você deve passar algum tempo separados para seguir em frente e talvez até fazer terapia antes de se tornarem amigos.
3. Se sempre causar problemas
Se sua amizade sempre causa problemas, então é melhor ficar longe. Talvez você esteja sempre discutindo sobre ser mesquinho depois do rompimento. Ou talvez sua amizade afete sua capacidade de encontrar novas pessoas. Nesta situação, você deve tentar ficar longe um do outro, pelo menos por um tempo.
Coisas para prestar atenção ao se dar bem com seu ex
Se você acha que uma amizade entre vocês dois funcionaria, então aqui está o que você deve fazer se quiser uma amizade boa e saudável.
1. Concentrando-se em sua motivação
Se você quer continuar amigo, deve ser por um bom motivo. Dito isto, vocês não devem ser amigos porque esperam voltar a namorar ou querem ficar juntos de vez em quando.
A amizade deve ocorrer por motivos válidos – por exemplo, o fato de vocês terem filhos juntos ou porque vocês tiveram um relacionamento bom e forte antes do término.
2. Estabelecendo limites
Se você quer continuar amigo do seu ex, estabeleça alguns limites para um relacionamento agradável e respeitoso. Portanto, você nunca deve compartilhar muito sobre sua separação ou detalhes de relacionamento anterior. Não é da conta de mais ninguém o que aconteceu entre vocês dois.
Lembre-se de que, assim que o rompimento ocorrer e antes de iniciar uma amizade com seu ex, dê a si mesmo tempo suficiente para lamentar o relacionamento. Então, você também deve estabelecer limites para passar tempo juntos – você pode não querer se encontrar logo após o término e talvez não passar muito tempo perto um do outro. Afinal, você não quer mergulhar no passado.
3. Evitando qualquer flerte e conexão
Vocês não são mais um casal, então deveriam parar de agir como um. Mesmo se vocês estivessem acostumados a flertar e dormir juntos, isso não deveria acontecer agora. Você quer ser amigo – então, trate uns aos outros como amigos.
Além disso, flertar ou ficar pode fazer com que os sentimentos antigos voltem, e você não quer isso. É por isso que você deve ter cuidado com a maneira como você age em relação ao outro. Certifique-se de agir como amigos, não amantes. Se você começar a fazer elogios, isso pode fazer você pensar nos momentos que compartilharam juntos, então você não deve exagerar.
4. Cuidado com as redes sociais
Se você quiser continuar amigo, fique atento ao que você compartilha nas mídias sociais. Se você voltou a namorar, por exemplo, não enfie isso na cara do seu ex. A mídia social pode facilmente causar ciúmes e inseguranças, o que pode ser prejudicial para o seu relacionamento como amigos – especialmente se o seu ex ainda não seguiu em frente. Isso não significa que você não deve postar nada sobre isso – é a sua vida, afinal. Só não faça parecer uma competição entre seu ex e seu novo encontro.
Por outro lado, você também não deve perseguir seu ex nas mídias sociais. Você pode acabar descobrindo coisas que podem prejudicá-lo – como seguir em frente muito rápido. Claro, não é da sua conta quando o relacionamento terminar, especialmente se você também estiver de volta à cena do namoro. Seu ex pode postar o que quiser em sua conta pessoal. Se você não quer ver o que seu ex está fazendo, mas também não quer bloqueá-lo e prejudicar a amizade, você pode adotar uma abordagem mais suave e silenciá-lo. Silenciá-los ainda permitirá que seu ex esteja em sua vida como amigo, mas evitará o constrangimento que ocorreria depois de bloqueá-los e enviar uma solicitação de amizade mais tarde.
5. Ficar distante se os sentimentos surgirem novamente
Você sente que passar um tempo perto do seu ex está fazendo os sentimentos voltarem? Então tire um tempo deles por um tempo, pelo menos até você parar de pensar no seu ex. Espere esfriar antes de voltar a ser amigo, pois isso pode arruinar a amizade.
No entanto, se a amizade está deixando você ansioso, você não precisa se forçar. Você tem o direito de sair e viver sua vida sem seu ex.
Resumo
Caso você queira continuar amigo do seu ex, fique feliz em saber que é possível, especialmente se você criar limites e não houver abuso entre vocês. No entanto, antes de fazer isso, você deve ver se está pronto para ser apenas amigos. Você deve tratar a situação com maturidade, não tentando causar ciúmes ou ser amigo apenas para encontros e paqueras.