Como fazer do mundo um lugar Melhor?

 Há muitas maneiras de impulsionar mudanças sociais e ambientais no mundo moderno, mas o dinheiro ainda fala mais alto. Como consumidor, seus dólares têm poder e você pode nem estar ciente disso. De fato, o poder de compra é um potente motor de mudança, e onde o dinheiro vai, a indústria o seguirá.

Há muitas maneiras de impulsionar mudanças sociais e ambientais no mundo moderno, mas o dinheiro ainda fala mais alto. Como consumidor, seus dólares têm poder e você pode nem estar ciente disso. De fato, o poder de compra é um potente motor de mudança, e onde o dinheiro vai, a indústria o seguirá.

E nos últimos anos, os consumidores têm liderado empresas de todos os tamanhos em direção a um modelo de negócios mais sustentável (e muitas vezes mais ético). Pesquisas indicam que estamos no meio de uma mudança global em direção a uma maior sustentabilidade em todos os aspectos da vida, incluindo o que compramos e as marcas que apoiamos. A maioria dos consumidores, de fato, acredita que apoiar marcas éticas é importante, e eles podem até estar dispostos a pagar mais por produtos de origem sustentável. 

Além disso, esses consumidores ecologicamente conscientes não hesitarão em abandonar uma empresa que acreditam ir contra suas crenças ou ideais. Em nome da retenção de clientes, inúmeras marcas têm feito esforços para reduzir sua pegada de carbono ou implementar práticas sustentáveis. 

Como exemplo, em 2017, após observar as tendências do mercado relacionadas à sustentabilidade, a gigante calçadista Adidas lançou sua linha de tênis de corrida feitos a partir de resíduos plásticos encontrados nos oceanos da Terra. São necessárias 11 garrafas recicladas para fabricar cada par de sapatos, de acordo com a empresa. A jogada ousada valeu a pena, e a Adidas vendeu mais de um milhão de pares de sapatos feitos de plástico oceânico apenas no ano fiscal de 2017. 

Consumidores conduzindo o caminho para a sustentabilidade da indústria

À medida que as pessoas em todo o mundo se tornam cada vez mais conscientes de como nossos hábitos podem prejudicar o meio ambiente, não há desculpa para manter um estilo de vida insustentável. A boa notícia para os consumidores com mentalidade sustentável é que, mesmo que você não possa se dar ao luxo de ser ambientalmente consciente em todos os aspectos de sua vida, ainda pode fazer sua parte para cultivar a mudança. 

Aqui está o que você precisa saber sobre o verdadeiro poder do consumidor e como seus hábitos de compra podem ajudar o meio ambiente. 

Como tornar o mundo um lugar melhor: a ascensão do consumidor sustentável

Ao discutir o equilíbrio entre custo e ética, é importante lembrar que sustentabilidade não é apenas uma palavra da moda. Embora o impulso por iniciativas de sustentabilidade em larga escala seja um fenômeno recente, o conceito de negócio sustentável remonta pelo menos a 1994. Naquele ano, um consultor britânico chamado John Elkington surgiu com o chamado conceito de triple bottom line. 

A abordagem de três camadas da Elkington é agora o padrão para empresas que buscam implementar práticas de negócios sustentáveis. De acordo com a Universidade de Maryville, os três pilares dos negócios sustentáveis ​​são as pessoas, os lucros e a própria Terra. Simplificando, “um negócio sustentável obtém lucros sendo socialmente responsável e protegendo nosso uso dos recursos do planeta”. Alguns apenas fazem isso melhor do que outros.

Em alguns casos, o compromisso de uma empresa com a sustentabilidade é facilmente perceptível. Veja os fornecedores de energia alternativa, por exemplo: se você estiver interessado em melhorar a eficiência energética de sua casa ou de suas marcas favoritas, pode esperar que a sustentabilidade seja uma parte crucial do modelo de negócios de todas as empresas de energia renovável. Embora os profissionais de habitação afirmem que os painéis solares são a maneira mais econômica de reduzir sua pegada de carbono, a energia eólica e a hidrelétrica também são opções viáveis ​​​​entre proprietários de residências e empresas. 

Quando se trata de energia renovável entre as grandes empresas, existem vários destaques notáveis, e há muitas informações disponíveis para ajudar os consumidores mais experientes a tomar decisões de compra éticas e com consciência ecológica. Em abril de 2022, por exemplo, a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) divulgou sua lista das 100 melhores da Green Power Partnership , que classifica as empresas com base no uso de energia verde. 

Curiosamente, várias empresas de tecnologia saíram à frente no jogo da energia verde, com a Apple Inc., a Intel Corporation, Google LLC, T-Mobile e AT&T todas no top 10. A Microsoft ficou em primeiro lugar, como a tecnologia e a gigante das telecomunicações compensa 100% de seu uso de energia com alternativas renováveis. Isso é uma quantidade impressionante de quilowatts-hora (kWh) – mais de 8 bilhões de kWh anualmente. 

Os efeitos das iniciativas de sustentabilidade corporativa de todos os tamanhos podem ser vistos em toda a cadeia de suprimentos. As empresas mencionadas não param na energia alternativa, assim como o consumidor moderno, mesmo utilizando seu próprio poder de compra para alimentar a sustentabilidade em todos os setores. Desde pelo menos 2019, os principais compradores estão mais atentos às possíveis consequências econômicas e ambientais de suas decisões de compra. Naquele ano, 73% dos grandes compradores mudaram de fornecedor ou pensaram em fazê-lo, devido ao desempenho ambiental. 

O que você compra importa: como as tendências afetam o comportamento do consumidor

Embora as intenções das iniciativas de sustentabilidade corporativa sejam tipicamente genuínas, a popularidade da energia verde entre empresas de todos os portes pode ser amplamente atribuída ao consumidor comum. Um comunicado de imprensa da Bloomberg de 2019 indica que mais de 40% dos consumidores apoiam a geração generalizada de energia renovável. Além disso, “os consumidores se tornaram mais conscientes do meio ambiente e agora esperam que as empresas que usam compartilhem essa mesma preocupação”.

Embora o estudo acima mencionado tenha envolvido empresas de serviços públicos em vez de varejistas, os números são indicativos de uma tendência abrangente. Por exemplo, o propósito da marca é cada vez mais importante para o consumidor moderno, muitos dos quais desejam apoiar empresas que têm um propósito além da receita. De acordo com a Statista, 45% dos consumidores pesquisados ​​querem apoiar marcas sustentáveis ​​ou ambientalmente responsáveis. A pesquisa foi realizada entre consumidores globais de 28 países, o que é uma forte indicação de uma crescente demanda mundial por produtos sustentáveis. 

Também há evidências que sugerem que os consumidores querem que seu próprio dinheiro seja sustentável. As transações digitais, como comprar um par de fones de ouvido online ou renovar suas assinaturas de streaming, praticamente eliminam a necessidade de recibos em papel, por exemplo. A mineração de criptomoedas também pode ser uma alternativa sustentável e ecologicamente correta , desde que a empresa utilize energia verde para seu uso de energia, em vez de combustíveis fósseis. 

Quem são os consumidores mais sustentáveis?

Apesar das tendências sociais, ambientais e financeiras, o comportamento do consumidor pode ser difícil de prever, mas os dados podem ajudar a preencher algumas das lacunas. Negócios sustentáveis ​​são importantes para pessoas de todas as esferas da vida, mas é a Geração Z que está pronta para se tornar “a geração da sustentabilidade”. A Forbes relata que a Geração Z geralmente toma decisões de compra com base em seus valores e princípios pessoais, e não apenas na qualidade e no preço do produto. Eles também estão dispostos a pagar mais de 10% a mais por produtos sustentáveis. 

Exemplos de consumidores que fazem a diferença

Em todos os setores, o mercado há muito é influenciado pela opinião dos consumidores, bem como pelas causas que são importantes para eles. É difícil para uma empresa ganhar dinheiro se seus clientes não estiverem satisfeitos. 

Aqui estão algumas vezes em que as empresas ouviram o feedback dos clientes, para o benefício do triplo resultado final: Pessoas, lucros e o planeta. 

McDonald's do Reino Unido muda para papel

Em uma campanha alimentada por pedidos de consumidores por maior sustentabilidade, todos os restaurantes McDonald's no Reino Unido trocaram canudos de plástico descartáveis ​​por canudos de papel em 2018. A medida foi feita para compensar os 1,8 milhão de canudos usados ​​diariamente pela rede, a maior que acabam em nossos oceanos e podem prejudicar a vida selvagem. 

A sustentabilidade é bela

Para os homens jovens, as empresas de maquiagem podem passar despercebidas, mas a Estée Lauder espera mudar tudo isso. Ao longo dos anos, a renomada marca de maquiagem evoluiu em resposta ao consumidor consciente e ecologicamente correto. Os esforços de sustentabilidade da Estée Lauder incluem transparência de ingredientes e embalagens sustentáveis. Além disso, a empresa está comprometida em reduzir sua pegada de carbono e até alcançou as emissões de carbono NetZero1 em 2020.

Mudanças de mercado: causa e efeito

No entanto, nem todas as mudanças de produtos e/ou marcas lideradas pelo consumidor envolvem sustentabilidade. Os consumidores também podem ser solicitados a abandonar o barco quando uma empresa muda de mãos ou, pior ainda, altera a receita de um produto. 

Uma mudança na receita de 2017 do principal produto da empresa Nutella, por exemplo, causou indignação entre seus fiéis apoiadores, que foram à internet em massa para divulgar sua infelicidade. Como a Nutella enfrentou vários desafios legais nos anos subsequentes (não relacionados ao sabor do produto), no entanto, é difícil determinar se a imprensa negativa impactou as vendas da empresa. 

Falando em mudança, o mundo tem visto uma ênfase cada vez maior em negócios sustentáveis ​​após a pandemia de COVID-19 em andamento. A localização também tem um papel importante, já que uma empresa não pode atingir suas metas de sustentabilidade em uma área com infraestrutura precária ou que carece de recursos renováveis. Você pode ter visto um fenômeno semelhante no nível do consumidor. Se sua comunidade não tiver um programa de reciclagem ou negligenciar questões ambientais, pode ser difícil ou impossível apoiar iniciativas locais de sustentabilidade. 

Por outro lado, em áreas que já têm uma mentalidade sustentável, com bastante acesso a energias alternativas e infraestrutura para bicicletas melhorada, por exemplo, é mais fácil encontrar negócios éticos. Além da redução da poluição, estudos mostram que as cidades amigas da bicicleta também têm benefícios macroeconômicos , já que os consumidores em comunidades pedonais tendem a gastar mais dinheiro do que suas contrapartes com emissões pesadas. 

Como fazer do mundo um lugar melhor? Superando os Desafios da Sustentabilidade

Curiosamente, os negócios sustentáveis ​​têm seu quinhão de céticos, e alguns críticos acreditam que os produtos ecologicamente corretos têm um custo proibitivo para o consumidor médio. De um modo geral, os produtos sustentáveis ​​realmente custam mais do que os tradicionais, e a inflação está subindo a uma taxa sem precedentes. Então, há algum mérito na ideia de que adotar um estilo de vida sustentável só é possível para os ricos? A resposta pode te surpreender.

Ao discutir a acessibilidade de um modelo de negócios sustentável, devemos primeiro olhar para a própria empresa. A triste realidade é que as pequenas empresas realmente acham mais difícil implementar políticas sustentáveis ​​do que as grandes corporações com um lucro maior. Quando utensílios e embalagens de uso único foram proibidos na cidade de Seattle, por exemplo, muitos proprietários de pequenas empresas não conseguiram (ou não quiseram fazer a troca. 

Além disso, o cumprimento da proibição de uso único foi muito maior entre os proprietários de empresas nos bairros ricos de Seattle. No Distrito 7, que abriga algumas das comunidades mais ricas de Seattle, como Queen Anne e South Lake Union, 90% dos empresários cumpriram a lei, em comparação com apenas 22% no total. Como escreve Kate Erickson, da The Falcon , “isso não apenas mostra que as empresas ricas podem comprar produtos obrigatórios, mas também mostra que o custo de operação em outros distritos é provavelmente muito alto para ter a capacidade de mudar para os novos produtos obrigatórios”.

Principais conclusões

Não importa onde você mora, no entanto, e mesmo que você tenha uma renda fixa, seu poder de compra ainda tem mérito. Em termos de sustentabilidade, você pode fazer uma grande diferença estando atento às empresas que apoia. Ao gastar dinheiro em produtos sustentáveis, você está dando o primeiro passo em direção a um mundo melhor e mais saudável. 

Assim como existem várias maneiras de transformar seu espaço de vida em um santuário ecológico , você pode ajudar a cultivar a sustentabilidade do mercado por meio de vários métodos. Para começar, faça sua pesquisa e determine se suas marcas favoritas são ecologicamente corretas ou se poderiam estar fazendo melhor para reduzir seu impacto ambiental. Em seguida, faça sua voz ser ouvida, usando as mídias sociais e seu dinheiro suado para continuar no caminho da sustentabilidade abrangente do setor. 

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