O que você deve saber para viver bem?

 Há muitas coisas que você provavelmente não sabe sobre sua saúde e bem-estar. É importante ser proativo e aprender o máximo que puder para manter um estilo de vida saudável. Aqui estão algumas coisas que você deve saber:

Você sabia que sua saúde é determinada por uma variedade de fatores, incluindo suas escolhas de estilo de vida, meio ambiente e genética?

Escolhas de estilo de vida: há muitas maneiras de se manter saudável, mas algumas mudanças no estilo de vida podem ser difíceis de fazer. Por exemplo, parar de fumar ou fazer uma dieta equilibrada.

Meio ambiente: o clima também desempenha um papel importante na sua saúde. Quanto mais cuidado você tomar com os elementos, melhor será. Por exemplo – se estiver frio lá fora no inverno, use camadas extras e luvas para se aquecer – se estiver quente lá fora, beba muita água – se estiver chovendo ou nevando, tome cuidado com as condições escorregadias para não cair etc.

Genética: herdamos informações genéticas de nossos pais quando eles passam esses genes por meio da replicação do DNA durante a reprodução (ou seja, fertilização). Isso significa que recebemos metade de um dos pais e metade de outro pai, e isso determina quem somos como indivíduos!

Você sabia que alguns riscos à saúde podem ser reduzidos fazendo escolhas de estilo de vida saudáveis, como ter uma dieta nutritiva, praticar exercícios regularmente e evitar o uso de tabaco?

Você sabia que sua saúde pode se beneficiar ao comer alimentos saudáveis ​​e ter um estilo de vida ativo? Você também sabia que seu médico pode ajudar a prevenir, diagnosticar e tratar algumas doenças comuns?

Saber sobre essas coisas pode ajudá-lo a evitar ficar doente ou usar caixões como cama. Aprender a se manter saudável faz uma grande diferença para todos. É especialmente importante para pessoas que vivem com doenças crônicas como câncer, derrame, doenças cardíacas, diabetes e outras condições.

Seu médico trabalhará com você para criar um plano de prevenção personalizado com base em sua idade, sexo, histórico familiar de doenças e outros fatores. Essas triagens costumam ser chamadas de “testes” – mas nem sempre são testes no sentido tradicional. Por exemplo: Uma colonoscopia pode fazer parte do seu plano se você tiver câncer colorretal em sua família ou se tiver uma chance maior de contraí-lo; mas isso não é realmente um “teste” – é uma triagem para ver se alguma célula de câncer colorretal está presente em seu sistema para que possa ser removida antes que se torne problemática.

Você pode saber sobre algumas das coisas que podem aumentar o risco de certas condições de saúde. Por exemplo, você pode saber que as pessoas que fumam, ou estão com sobrepeso ou obesidade, são mais propensas a desenvolver doenças cardíacas. Você também pode saber que as pessoas que não comem uma dieta saudável e/ou praticam atividade física suficiente são mais propensas a ter sobrepeso ou obesidade.

No entanto, você sabia que algumas condições de saúde, como doenças cardíacas, derrame e câncer, são mais comuns em certas populações?

Certos grupos de pessoas têm taxas mais altas de certos tipos de câncer devido à sua raça/etnia (por exemplo, os afro-americanos têm taxas mais altas de câncer de próstata do que outros grupos raciais/étnicos) ou devido ao local onde vivem (por exemplo, os nativos do Alasca têm taxas mais altas de câncer de pulmão e colorretal do que outros grupos raciais/étnicos). Pessoas com condições médicas crônicas (como diabetes) também podem ter um risco aumentado de desenvolver complicações graves de infecções virais, como a gripe.

As pessoas com deficiência podem enfrentar barreiras na obtenção de serviços de saúde de rotina e informações sobre como prevenir doenças e manter-se saudáveis. Essas barreiras podem tornar mais difícil para eles tomar medidas como tomar uma vacina contra a gripe todos os anos ou ter uma dieta saudável todos os dias.

Você pode conversar com seu médico sobre seus riscos à saúde, incluindo aqueles relacionados ao seu histórico familiar. Seu médico pode ajudá-lo a entender como diminuir o risco de certas condições de saúde e trabalhará com você para desenvolver um plano para ajudar a evitar que essas condições se desenvolvam no futuro. Ele também pode fornecer exames ou testes para certas condições para as quais você pode estar em maior risco.

Seu médico é a melhor pessoa para compartilhar informações sobre seu histórico médico pessoal e bem-estar. No entanto, existem muitos outros recursos disponíveis que podem ajudá-lo a fazer escolhas saudáveis ​​e manter-se informado sobre sua saúde. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem