As pessoas que estão em busca de um emprego, saibam que algumas empresas têm pedido Currículo Lattes (ou simplesmente Lattes) em vez de um currículum vitae (CV).
O Curriculum Vitae e o Currículo Lattes são semelhantes, mas também possuem algumas diferenças importantes.
O curriculo lattes é utilizado para mostrar tudo que você fez na sua vida para possíveis empregadores. O Lattes é mostra uma listagem dos seus empregos anteriores, sendo este um recurso que descreve tudo o que você fez na vida inerentes à sua carreira.
Em geral, o curriculo Lattes possui uma ou duas páginas para um profissional que está entrando no mercado de trabalho, de duas a quatro páginas para um profissional com alguma experiência, e até umas sete páginas para um profissional experiente.
Portanto essa é uma boa dica para quem está em busca de um emprego e quer ter uma chance profissional, as empresas costumam procurar os profissionais atráves da internet e atráves desta oportunidade, você poderá sair empregado.
Normalmente pede-se o curriculo Lattes para posições profissionais como:
• Posição de Ensino
• Professorado
• Cargo científico
• Cargo de pesquisa
• Emprego Internacional
• Associação
Um bom curriculo inclui diversas informações como: Informações Pessoais, Declaração de Propósito, Resumo das Qualificações, Educação, Prêmios, Subvenções, Histórico de Empregos, Publicações, Pesquisas, Associações Profissionais, Trabalho Voluntário, Referências e outras.
O currículo é projetado para permitir que você represente a si mesmo ao seu melhor proveito, portanto capriche sempre quando for fazer o seu currículo, seja ele lattes ou vitae.