Ofertas do dia da Amazon!

Uma criança superdotada pode pular uma série?

 Todo educador já encontrou pais que pedem, às vezes com muita força, que seu filho seja autorizado a pular para a próxima série. Dizem que o aluno reclama constantemente que está entediado, que conhece todas as lições que o professor apresenta e que o trabalho é muito fácil. Ele diz a eles que nunca tem dever de casa porque ele termina tudo na aula. Eles estão convencidos de que seu filho não está sendo desafiado e querem que ele seja colocado na próxima série, geralmente no meio de um semestre.

Às vezes, os pais estão certos, mas antes de tomar a decisão de transferir uma criança, há muitos fatores a serem considerados.

  • Olhe para seu último boletim. As marcas são quase todas A? Não se deixe enganar por seus apelos de tédio. Se ele for tão inteligente quanto pensa, será mais fácil para ele escrever as respostas corretas do que pensar em erros criativos.
  • Olhe para o seu tamanho e altura. Ele vai se destacar como um polegar dolorido entre as crianças que são um ano mais velhas? Alternativamente, dependendo de seu aniversário, ele pode ter quase a mesma idade de muitas crianças na próxima classe. Uma criança nascida em 31 de dezembro. de um ano pode ser uma série atrás de outra criança nascida em 1º de janeiro. do ano seguinte. Na verdade, há apenas um dia de diferença em suas idades.
  •  Olhe para seus amigos. Eles são todos da idade dele e muitos na mesma sala de aula? Sua vida social sofrerá se ele for movido para a frente? Por outro lado, se ele se sentir mais à vontade com crianças mais velhas, e muitas já estiverem na sala de aula ao lado, ele se encaixará no grau superior com bastante facilidade.
  • Olhe para o seu material de leitura. Muitos livros têm o nível de ensino apropriado na contracapa. Se ele escolher consistentemente livros que estão acima de seu nível atual, ele pode estar pronto para seguir em frente.
  •  Considere sua saúde física. Ele é capaz de realizar a carga de trabalho extra que precisará assumir ao acompanhar as lições e anotações que a próxima série já cobriu? É improvável que ele perca muitos dias por causa de doença durante esse período de recuperação?
  •  Considere sua saúde emocional e seu nível de maturidade. Ele passou da fase de birra? Será que ele fará de bom grado a lição de casa que conseguiu evitar até agora? Ele lida bem com a mudança? O que acontece quando ele não consegue o que quer? Se ele costuma chorar, pode não estar emocionalmente pronto para deixar a sala de aula familiar e as pessoas que conhece para entrar em um ambiente estranho, especialmente no meio do ano.
  • Talvez o mais importante, a própria criança quer seguir em frente neste momento específico? Se ele estiver mentalmente, fisicamente e emocionalmente preparado para lidar com as mudanças e os desafios que a aceleração apresentará, então talvez devesse continuar, mesmo que o momento seja irregular.

No entanto, a decisão deve ser tomada em conjunto, pelos funcionários da escola, pelos pais e pela criança. A omissão de qualquer uma dessas partes do processo de tomada de decisão pode prejudicar a realização futura da criança.

Os pais às vezes têm a tendência de pensar que seu filho é um prodígio, o melhor, o mais atraente e o mais brilhante entre seus pares. Isso é compreensível, mas é somente quando ele é visto em comparação com outros da mesma idade que suas habilidades superiores, ou a falta delas, se tornam aparentes.

Por esta razão, é vital que a questão de pular uma série seja discutida primeiro com o professor, o diretor e outros membros apropriados da equipe antes que uma decisão seja tomada, ou antes de informar a criança que ela pode estar avançando em breve.

Somente pesando todos os fatores cuidadosamente e realizando várias conferências que incluam todas as partes envolvidas, o melhor resultado ocorrerá e o bem-estar da criança será promovido.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem