Talvez você seja do tipo que diz: "meu marido pega em tudo que eu faço". E talvez você não saiba por quê. Mas você já pensou por que ele faz isso ou se coloca em primeiro lugar antes de você? Talvez seja um hábito, um traço inerente ou uma situação que levou a esse estado. Um homem pode ser egoísta porque:
- Estresse no trabalho: o trabalho pode causar um desentendimento entre vocês dois porque a expectativa dele no trabalho não atende à demanda dele.
- Chauvinismo masculino: Ele se sente o chefe da família e se sente inseguro quando você se torna mais bem-sucedido que ele.
- Infância: Uma criança que cresceu sozinha na família pode não saber o valor de compartilhar, tornando-se um homem egocêntrico no futuro.
- Nascimento de um filho: Seu marido pode se sentir excluído quando o amor fica centrado no recém-nascido.
Quais são os sinais de um marido egoísta
Como você conhece algumas das razões pelas quais um homem pode ser egoísta, confira algumas maneiras de mostrar que seu marido é egoísta.
1. Ele nunca diz "desculpe" ou "obrigado"
Pedindo desculpas ou obrigado não é encontrado em seu dicionário. Um marido egoísta não tem coragem de pedir desculpas, mesmo que seja o errado. Ele também nunca irá confortá-lo depois de uma discussão ou briga, pois ele não se incomoda com o que você está sentindo. Além disso, um marido egoísta não verá os pequenos ou grandes esforços em que você está trabalhando para fazê-lo feliz. Ele não apreciará o que você está tentando fazer porque se sente no direito de fazê-lo.
2. Ele não te elogia
As pessoas geralmente adoram receber elogios, especialmente se for de seu homem. Um marido altruísta fará um comentário simples para sua esposa como: 'Você está linda hoje' - mostrando admiração e apreço. Mas um marido egoísta não pode se incomodar em apreciar sua esposa.
3. Ele prioriza 'eu' sobre 'você'
Um marido egoísta sempre será "ele" — ele não se importará com suas inspirações, sonhos ou fará qualquer coisa para agradá-la. Ele só faz o que lhe interessa e nunca se importa com o que você sente.
4. Ele sempre te critica
Um dos sinais egoístas do marido é que ele sempre te critica. Ele não verá o que há de bom em você e fará com que você sinta que tudo o que você faz para si ou para ele não é bom o suficiente. Ele reclamará que você ganhou peso, que sua escolha de vestir é inadequada para uma mulher casada, que não gosta do seu gosto ou que dá voz a comentários negativos sobre qualquer coisa que você faça. Seu marido agirá como se fosse o único parceiro perfeito em seu casamento, esquecendo que há uma grande diferença entre criticar e corrigir.
5. Ele não aceita o seu conselho
Quando duas pessoas se casam, elas se tornam uma, e são obrigadas a tomar as decisões juntas. Mas um marido egoísta não envolverá a esposa em decisões importantes, como finanças, mas decidirá sobre elas sem apoio ou partilha com a esposa. Quando seu marido não está compartilhando ideias ou envolvendo você na tomada de decisões, então ele retrata um dos sinais do marido egoísta. Um marido deve respeitar as opiniões da esposa e valorizá-las.
6. Ele fala sobre você
Um marido egoísta se preocupa em defender sua posição em vez de ouvir a opinião de seu parceiro em caso de discussão. Isso acontece quando você quer que suas opiniões sejam ouvidas, mas seu marido não está pronto para ouvir. Ele mantém sua posição sobre as questões que você está discutindo. Nesses momentos, você se sentirá desvalorizado, o que faz parte do egoísmo dele.
7. Você se sente controlado pelas regras dele
As pessoas egocêntricas vão querer que os outros satisfaçam suas expectativas estabelecendo algumas regras; e quando eles não atendem às ditas expectativas, repreensões e menosprezo se seguirão. Por exemplo, um marido egoísta vai querer saber onde você está, com quem e o que você fará. Ele pode estabelecer regras sobre a que horas você deve estar em casa ou a que horas ele deve jantar. Enquanto isso, ele não vai querer fazer as mesmas perguntas.
8. Ele nunca ajuda nas tarefas domésticas
Um marido egoísta sente que as tarefas domésticas são para as mulheres. Ele não vai oferecer uma mão amiga e espera que você faça todas as tarefas enquanto ele descansa.
Como lidar com um marido egoísta
O casamento tem seus altos e baixos e às vezes você pode se ver lidando com um marido egoísta. Se eles estão fazendo isso acidentalmente ou propositalmente, você precisa encontrar maneiras de lidar com os sinais do marido necessitado.
Entenda porque isso está acontecendo
Tente descobrir o que aconteceu que o levou ao comportamento egoísta ou o que o motiva. Encontre maneiras de como vocês dois podem resolver isso juntos.
Fala
Quando seu marido te faz mal, você não precisa aceitar. Pensar muito sobre isso causará dor emocional e angústia. Encontre o melhor momento para falar aberta e honestamente com seu marido. Diga a ele como você se sente em relação ao comportamento egoísta dele de maneira não confrontadora. Certifique-se de usar um tom convincente e calmo.
Seja suave e gentil
Não há sentido em resmungar ou xingar seu marido por nomes como "egoísta" ou "imconsiderado"; só vai piorar a situação. Fale com ele educadamente e calmamente, e seja paciente enquanto ele muda seu comportamento. Evite usar palavras duras ou amaldiçoadas, pois ele não as levaria de ânimo leve. Não o apresse, mas seja honesto sobre seu progresso. Por favor, continue a ser compassivo e gentil, e mostre-lhe apoio.
Dividir e trabalhar
Não há necessidade de assumir toda a responsabilidade pelas tarefas domésticas e reclamar depois. É melhor se comunicar com seu marido sobre quem é responsável por contas específicas, tarefas domésticas, filhos ou outras necessidades financeiras. Isso ajudará todos a assumir a responsabilidade por uma parte do trabalho.
Enquadre tudo, então é sobre o benefício dele
Uma pessoa egoísta sempre fará tudo sobre eles. Sempre faça as coisas refletirem sobre ele se você quiser obter algo dele. Faça com que ele se sinta bem depois que ele fizer isso. Se você está planejando ir para uma noite de cinema; diga algo como: "Vou ao cinema hoje à noite com meus amigos; eles adorariam se você vier comigo... eles gostam de você."
Aborde o aconselhamento matrimonial com cuidado
Tenha cuidado ao sugerir aconselhamento matrimonial ao seu parceiro. Considere a escolha das palavras que você vai usar, já que maridos carentes serão contra a ideia. Use palavras que pareçam indicar que é um problema compartilhado. Por exemplo, diga: "Gostaria que víssemos um terapeuta, para ver como podemos melhorar nosso casamento". Desta forma, você está incentivando-o a participar das sessões.
A palavra final
Algum grau de egoísmo é aceitável, mas quando se torna muito, algo tem que ser feito. Quando os sinais do marido egoísta começam a aparecer, é melhor você resolver a situação através da comunicação. Comunicação significa saber o valor um do outro, o que ajuda a entender um ao outro.