Não ser querido por todos é normal. Assim como você não gosta de todas as pessoas que conhece, elas também podem não gostar de você. No entanto, se você enfrentar rejeição após rejeição sempre que tentar interagir com novas pessoas e fazer amigos, talvez você as esteja afastando sem querer.
Alguns de seus traços de caráter, como falar demais, interromper ou criticar, podem estar entre as razões pelas quais as pessoas não gostam de você. Assim que você se conscientizar de suas deficiências, poderá melhorar sua vida social.
Pare de se perguntar "por que as pessoas não gostam de mim" e leia mais para identificar o que exatamente você está fazendo de errado e como corrigi-lo.
8 comportamentos que afastam as pessoas
1. Você tem a tendência de falar muito
Quando você fala demais, a pessoa com quem você está falando é forçada a ouvir (principalmente por educação), e ela pode fazê-lo até certo ponto, mas sua mente começará a divagar. Isso acontece porque uma conversa deve ser um diálogo. Independentemente de quão animado você esteja para falar sobre suas últimas férias em Malibu, você não pode transferir seu entusiasmo para a outra pessoa. Você não vai despertar o interesse deles se não lhes der a chance de falar sobre suas experiências em Malibu ou dizer qualquer coisa sobre isso.
Se você está lidando com um bom ouvinte, ele provavelmente está tentando seguir sua linha de pensamento e compartilhar algo com você também. Ao falar demais e não dar a eles a chance de responder, você está desperdiçando o tempo deles e deixando-os frustrados ao limitar suas reações.
Para melhorar esse aspecto e parar de se perguntar "por que as pessoas não gostam de mim?" você pode prestar atenção aos gestos das pessoas e fazer uma pausa quando vir a intenção de alguém de falar. Além disso, você pode fazer perguntas relacionadas às suas histórias para envolvê-los mais.
2. Você pode parecer um sabe-tudo
Saber as coisas é útil na vida, mas não quando você impõe e assegura às pessoas que suas informações são mais precisas ou que sua maneira de fazer algo é melhor. Por exemplo, se você é convidado para jantar e oferece sua receita do que foi cozido, ofende seu anfitrião sem a intenção de fazê-lo. Outro exemplo é quando alguém mostra algo que comprou e você imediatamente arruína o humor dizendo que poderia ter comprado por um terço do preço de um lugar que você conhece.
Ser um sabe-tudo pode funcionar a seu favor apenas se você esperar que alguém lhe peça informações. Todo mundo gosta de saber onde estão os bons negócios, mas não depois de já gastar mais na mesma coisa. Portanto, tente ser mais agradecido quando uma pessoa compartilhar algo com você, em vez de dizer a ela como ela poderia ter feito melhor.
3. Você se concentra em criticar demais
"Por que as pessoas não gostam de mim? Nada parece atender às minhas expectativas, e geralmente estou insatisfeito." Isso soa familiar? De mãos dadas com os sabe-tudo estão os críticos, que se concentram nas deficiências de outras pessoas em vez de apreciar como elas são diferentes.
Se sua maneira de criticar é espirituosa, você pode ver sorrisos no rosto de algumas pessoas no início. No entanto, se você continuar a enfatizar os aspectos negativos de tudo e de todos, as pessoas acharão a comunicação com você desagradável e tediosa.
Para encontrar o equilíbrio, tente dizer algo bom de vez em quando também. Mesmo em um ambiente de trabalho, é aconselhável criticar menos e motivar mais.
4. Você interrompe constantemente seu interlocutor
A capacidade de ouvir outra pessoa quando ela está falando é um talento que nem todos nós temos. Não estamos nos referindo a momentos em que sua mente começa a vagar involuntariamente quando alguém lhe diz algo, mas a momentos em que você interrompe constantemente seu interlocutor. Você pode interromper para compartilhar uma opinião incompetente ou apontar um fato desinteressante. Esse tipo de comportamento não mostra que você está participando vividamente da discussão. Isso mostra que você é mal-educado e não tem respeito pelo orador.
Tente ouvir. Espere que a pessoa que está falando termine o que tem a dizer e depois comente o que disse. Faça perguntas se algo não estiver claro, mas não interrompa sem uma boa razão.
5. Você pode não saber ouvir
Não saber ouvir pode ser uma das principais razões pelas quais você é impopular. Não se trata apenas de interromper alguém quando eles falam. Trata-se de realmente se interessar pelo que a outra pessoa tem a dizer. Escusado será dizer que, se você não mostrar nenhum interesse na pessoa com quem está falando, ela não vai querer retribuir. Esse tipo de reciprocidade é uma oportunidade de se relacionar com alguém. Portanto, tente não perder perguntando suas opiniões, pensamentos, experiências, etc.
6. Você reclama muito
Sabemos que a vida é difícil, e às vezes as coisas não dão certo. Cada um de nós sente o desejo de desabafar e reclamar de certos aspectos negativos. No entanto, você deve prestar atenção a quem você está reclamando e com que frequência. Seria melhor contar com a ajuda de seu melhor amigo quando sentir vontade de reclamar. Caso contrário, se você reclama cronicamente para todo mundo que sua vida é um pesadelo sem fim e você não fala sobre mais nada, não se surpreenda ao ver as pessoas evitando você.
Na maioria dos casos, nada de bom acontece com pessoas que tendem a reclamar, então tente se concentrar em coisas positivas, pelo menos quando você fala com pessoas que você não conhece bem. Não os sobrecarregue com seus problemas.
7. Você tende a fofocar
A fofoca, é claro, diversifica muito a conversa, mas nem todo mundo gosta de fofoca. Assim que você começar a espalhar rumores, sua popularidade cairá rapidamente e você perderá a confiança dos outros.
Existem várias razões pelas quais isso acontece. Em primeiro lugar, informações não verificadas são enganosas, e as pessoas que acreditam nelas podem se encontrar em situações embaraçosas. Em segundo lugar, todos que o ouvirem fofocando sobre os outros temerão que mais cedo ou mais tarde você fofoque sobre eles.
Portanto, seria melhor parar de discutir a vida privada de outra pessoa com os outros. Guarde as informações para si mesmo e encontre outros tópicos para conversar.
8. Você está se gabando
A tendência de exagerar seus méritos e vitórias é irritante para outras pessoas. Mesmo quando você tem o direito de se gabar, porque você trabalhou para sua conquista e é impressionante, ainda é de alguma forma irritante. No entanto, é ainda pior quando você se gaba de algo que não é respaldado por mérito real.
A falsa modéstia também não é boa, mas pelo menos não colocará as pessoas ao seu redor contra você. Tente falar com sinceridade, calma e dignidade sobre suas vitórias e conquistas. É assim que você ganha respeito e não inveja.
Resumo
Por que as pessoas não gostam de mim? Você pode estar se gabando, choramingando, interrompendo ou fofocando demais. Se você se vê em alguma das falhas de caráter acima, tente o seu melhor para melhorar, e você se relacionará melhor com outras pessoas e também fará amigos.