Alguns relacionamentos podem ser extremamente saudáveis, como aqueles entre cônjuges dedicados ou entre pais amorosos e seus filhos. Essas relações proporcionam estabilidade, segurança, oportunidade de crescimento tanto para os indivíduos quanto para o casal, ou como unidade familiar. A família tradicional tem sido o alicerce básico de toda sociedade bem-sucedida na história registrada.
Recentemente, o termo "relacionamento" assumiu um significado diferente. Chegou a se referir a duas pessoas, namorando uma à outra exclusivamente, em um relacionamento sexual, e muito provavelmente vivendo juntas e compartilhando todos os aspectos de suas vidas. Esses relacionamentos podem ou não produzir filhos.
Esses últimos tipos de relacionamentos são decididamente insalubres. Eles colocam em risco todos os aspectos da saúde e bem-estar dos participantes.
Neste artigo, discutirei apenas as consequências físicas, emocionais, espirituais e financeiras para cada parceiro. Há mais considerações que poderiam ser facilmente discutidas, juntamente com os efeitos negativos sobre as crianças, mas essas quatro devem ser suficientes para provar meu ponto de vista.
A saúde física dos parceiros em um relacionamento está em perigo, e quanto mais relacionamentos, maior o perigo. Mais cedo ou mais tarde, um dos participantes encontrará um novo parceiro que tem uma DST não diagnosticada. Demasiada "união" pode definitivamente ter um efeito negativo na saúde.
Leva seis meses para obter um resultado confiável de um teste de AIDS. Quantos jovens estão dispostos a esperar tanto tempo antes de se envolver em um comportamento perigoso com seu parceiro? Na minha experiência, não são muitos. O vírus da AIDS é muito mais perigoso do que o resfriado comum. Você não pode ter muita cautela ao tentar evitá-lo.
Os relacionamentos são geralmente transitórios. Se isso não fosse entendido, o casal se casaria ou pelo menos ficaria noivo. Ao viver com a incerteza, a saúde emocional está fadada a sofrer. Como uma parte pode realmente expressar seus sentimentos quando sabe que a outra pode sair a qualquer momento? Muitas vezes a raiva, a mágoa e outras emoções negativas são reprimidas. A falta de comunicação entre um casal é sempre insalubre.
Quando ocorrer a explosão inevitável, provavelmente abrangerá todas as queixas desde o início do relacionamento e pode muito bem sinalizar o fim da parceria.
Em um relacionamento, há uma pressão contínua sobre ambas as partes para serem educadas, agradáveis, bem cuidadas, divertidas e acolhedoras. Infelizmente, a natureza humana não funciona de outra maneira. Todo mundo precisa de tempo de inatividade. Tentar manter uma fachada atraente e acolhedora 24 horas por dia, 7 dias por semana, produz um estresse sério, definitivamente prejudicial à saúde emocional. Observe quantas pessoas em relacionamentos são fumantes inveterados ou têm problemas alimentares. Raramente estão em paz.
Em perigo também está o bem-estar espiritual dos parceiros no relacionamento. A maioria dos adultos que cresceu em famílias intactas percebe que essa é a melhor maneira de viver e o melhor ambiente para criar os filhos.
Muitas vezes, os parceiros podem entrar em um relacionamento por impulso, apenas para se arrepender logo depois. Permanecer em um relacionamento por tédio, por medo de ficar sozinho ou por falta de coragem para sair, não pode deixar de perturbar uma consciência sã.
A segurança financeira também evitará parceiros em um relacionamento. Na maioria das jurisdições, os cônjuges "common-law", após um ano de coabitação, têm direito a metade da propriedade conjunta quando a parceria se dissolve. Uma pessoa que participou de uma série de relacionamentos com parceiros afiados e gananciosos terá a sorte de terminar tão saudável financeiramente quanto antes de começar a maratona.
Aqueles ansiosos por preservar sua saúde física, emocional, espiritual e financeira nem sequer considerarão entrar em um "relacionamento" no sentido contemporâneo da palavra. Muitas vezes, novas invenções, novos conhecimentos e novos costumes aumentam o bem-estar da família humana. No entanto, esta é uma nova prática que fará aqueles que optarem por participar dela, nada além de mal.
Tags:
RELACIONAMENTOS