Em um mundo perfeito, as amizades nunca chegariam ao fim. No entanto, o mundo está longe de ser perfeito. Há muitos casos em que terminar uma amizade não é apenas apropriado, mas primordial para o bem da saúde mental, segurança e bem-estar. Quanto mais longa a amizade, mais desafiador pode ser terminá-la. No entanto, no final do dia, se uma amizade se tornou prejudicial ou tóxica , encerrá-la e seguir em frente é quase sempre o melhor curso de ação.
Embora a maioria das pessoas saiba instintivamente quando uma amizade se tornou tóxica, geralmente há uma série de sinais de alerta e mudanças. Reconhecer esses sinais e dar os passos apropriados à frente deve ser o próximo curso de ação ao descobrir a toxicidade de uma amizade. Alguns dos indicadores mais fortes de uma amizade doentia são os seguintes: foco intenso na negatividade, falta de cuidado/respeito mútuo, rapidez para se irritar, falta de tentativas de manter contato, falar apenas de si mesmo, falta de felicidade em relação ao sucesso/realizações, e indiferença em relação aos sentimentos.
Mesmo quando alguém sabe que uma amizade se tornou insalubre para o seu bem-estar, terminar a amizade amigavelmente pode ser uma tarefa difícil. No entanto, os métodos a seguir devem ser úteis para indivíduos que estão lutando para romper os laços com uma nota positiva.
Comunique-se de forma honesta e eficaz
De acordo com Bustle, uma das maneiras mais amigáveis de encerrar uma amizade é se comunicar de forma honesta e eficaz. Alguém que se sente como se tivesse se distanciado de seu futuro ex-amigo deve expressar isso e garantir que a outra parte esteja ciente. Isso não significa denegrir o partido ou menosprezar seu caráter ou traços pessoais. No entanto, a comunicação honesta e eficaz implica a auto-expressão.
A realidade é que não importa o quão amigável ou educado alguém seja ao terminar uma amizade, é improvável que a conversa seja feliz e despreocupada. Dependendo da natureza da amizade, o outro indivíduo pode estar secretamente abrigando sentimentos semelhantes, mas com medo de expressá-los. Nesta circunstância específica, uma decisão mútua de se separar pode ocorrer, mas as chances são de que a outra pessoa possa ficar chocada ou até mesmo magoada. Isso deve ser esperado.
"Sinto como se tivéssemos nos distanciado", "Não sinto que nossa amizade seja saudável" e "Gostaria que tivéssemos algum tempo separados" são exemplos de maneiras verdadeiras e específicas de terminar uma amizade. As pessoas que estão terminando amizades geralmente devem se abster de declarações acusatórias, como "você nunca me ouve", "você é tão negativo" e "você está me deixando para baixo". Mesmo que um indivíduo se sinta assim, vocalizar esses sentimentos nesse assunto provavelmente colocará a outra pessoa em um modo defensivo. As interações amigáveis são muito difíceis, se não totalmente impossíveis, quando uma ou ambas as partes sentem que estão sob ataque.
Cessar gradualmente a comunicação
Muitas pessoas questionam se encerrar gradualmente a comunicação com um amigo é uma maneira amigável de encerrar uma amizade. No entanto, existem certas situações em que esse método não é apenas amigável, mas também apropriado. Existem diferentes maneiras de enviar mensagens. Às vezes, sentar com um amigo e dizer a ele que é hora de se separar é a melhor maneira de terminar o relacionamento. Em outros casos, uma forma de comunicação mais suave e menos direta pode efetivamente acabar com uma amizade.
Em última análise, o indivíduo que decide terminar a amizade terá que determinar se acredita ou não que a interrupção gradual da comunicação é apropriada. Pessoas diferentes têm personalidades diferentes. Diferentes personalidades reagem a várias ações e comportamentos. Alguns amigos poderão entender a dica, enquanto outros exigirão uma abordagem mais direta.
Acabe com a amizade por escrito
Semelhante a cessar gradualmente a comunicação, terminar uma amizade por escrito é um método que nem todos considerariam amigável. No entanto, a decisão mais uma vez cabe à pessoa que decidiu encerrar o relacionamento. Na maioria dos casos, as pessoas tendem a ter uma ideia do caráter de um amigo. Como tal, eles têm uma ideia sobre a reação da outra parte ao término de uma amizade. Algumas pessoas vão aceitar bem, enquanto outras não.
Nem todo mundo se sente confortável em terminar uma amizade cara a cara. Algumas pessoas podem se sentir melhor em se comunicar por e-mail, mensagem de texto ou até mesmo pelas mídias sociais. Nem todos concordarão com esses métodos de comunicação, mas é uma decisão que cada um deve tomar. Se o instinto de alguém lhe diz para terminar uma amizade por escrito, em vez de pessoalmente, esse instinto deve ser seguido.
Depois de terminar a amizade
Mesmo depois de terminar uma amizade em termos amigáveis, algumas pessoas podem se sentir mal ou se preocupar com os sentimentos ou pensamentos de seu ex-amigo. No entanto, cada pessoa é responsável por si mesma. Isso vem em primeiro lugar. Além disso, relacionamentos e amizades devem ser enriquecedores, edificantes e positivos. Eles não devem ser desgastantes, estressantes ou tóxicos. Sentir genuinamente como se uma amizade devesse ser encerrada por si só é um sinal de alerta.
Entenda os impactos adversos das amizades tóxicas
Nem todo mundo termina amizades doentias, mesmo quando sabem que deveriam. As razões associadas variam de acordo com os indivíduos envolvidos e a dinâmica do relacionamento. Algumas pessoas podem sentir que estão ganhando algo com a amizade, apesar de sua toxicidade. Outros podem se preocupar com as consequências sociais de terminar uma amizade. Indivíduos que experimentam baixa auto-estima são mais propensos a continuar se envolvendo em amizades não saudáveis; eles podem temer ficar sozinhos ou sentir-se indignos de relacionamentos saudáveis e gratificantes.
Os impactos adversos de amizades tóxicas estão bem documentados. Indivíduos que se submetem a essas alianças insalubres são mais propensos a experimentar ansiedade, depressão, sistema imunológico enfraquecido, doenças digestivas, pressão alta, estresse e muito mais. No entanto, as consequências desfavoráveis de amizades tóxicas não se limitam apenas ao trauma físico. A autoestima de alguém acaba se tornando a vítima de uma amizade tóxica que dura muito tempo.
Cada indivíduo é impactado e influenciado pela empresa que mantém. Enquanto os amigos positivos tendem a nos encorajar e elevar, os negativos são desencorajadores e desgastantes. As pessoas tóxicas também são mais propensas a se envolver em comportamentos arriscados ou até mesmo criminosos. Isso pode ter consequências trágicas e duradouras sob as circunstâncias certas. O desconforto temporário de terminar uma amizade tóxica é quase sempre melhor do que as consequências físicas, emocionais, psicológicas e até legais que podem acontecer por não terminar o relacionamento.
Saiba quando notificar as autoridades competentes
Apesar das melhores intenções, terminar amizades, mesmo da maneira mais amigável, nem sempre acaba bem. Às vezes, não conhecemos as pessoas até testemunharmos sua conduta durante a raiva. Certas pessoas podem atacar quando alguém decide terminar uma amizade com elas. O ataque pode ocorrer de várias formas, como assédio nas redes sociais, espalhar boatos, fofocar com outras pessoas, etc. No caso dessa ocorrência, é aconselhável documentar todas as formas de assédio e, posteriormente, bloquear os perfis online do ex-amigo. A documentação é útil se o assédio continuar e chegar a hora de notificar as autoridades.
É claro que, se alguém fizer ameaças ou ataques físicos, notificar a aplicação da lei é fundamental. Não importa quanto tempo a amizade durou, os comportamentos acima não são reações normais ou apropriadas para alguém que opta por romper os laços. Indivíduos submetidos a esse tipo de tratamento não devem se envolver ou tentar acalmar o amigo. Preservar e manter a segurança é fundamental.
Não tenha medo de pedir ajuda
Procurar ajuda ao tentar terminar uma amizade amigavelmente não é absolutamente nada para se envergonhar. Obter uma opinião externa de outra pessoa pode ser útil e esclarecedor. Cada situação e amizade é diferente e, portanto, requer soluções diferentes. O que funciona para terminar uma amizade não será necessariamente eficaz para terminar outra. A capacidade de tomar uma decisão sábia, bem informada e pensada sempre importa.
Uma palavra final
Não importa o quão bem as coisas vão, terminar uma amizade nunca é fácil. Pode ser tão desafiador para o indivíduo que decide romper os laços quanto para a pessoa que recebe a decisão. Falar com parentes, outros amigos ou até mesmo um conselheiro/terapeuta sobre o assunto pode ser particularmente útil.
Infelizmente, procurar ajuda profissional é algo com o qual muitas pessoas ainda lutam. Alguns acreditam que isso é indicativo de fraqueza, enquanto outros acreditam genuinamente que podem lidar com os assuntos por conta própria, sem o envolvimento de pessoas de fora. No entanto, isso não muda a realidade de que nenhum indivíduo pode fazer tudo sozinho. Em um ponto ou outro, cada pessoa precisará de alguma forma de orientação ou orientação externa. Não há nada de errado com isso.
Existem alguns outros benefícios da terapia online a serem considerados. Se você está ocupado e não tem tempo para chegar a um escritório em um horário definido, a terapia online provavelmente é uma ótima opção para você.