Os relacionamentos podem ser engraçados às vezes. Bem, não é realmente engraçado em si, mas eles têm uma maneira engraçada de levá-lo para um passeio emocional. Você pode pensar que tem um parceiro fantástico e que tudo está indo muito bem. Então, um dia, quando você menos espera, eles te mostram a porta.
Ou talvez você tenha a sensação de que algo não estava certo, mas nunca esperou que terminasse em um rompimento. Seja como for, há algumas coisas que você precisa se lembrar. Nunca vai ser fácil, não importa o que você possa pensar. Como superar uma ruptura?Estágios surpreendentes de superar um rompimento
Existem muitas etapas para superar uma separação. Logo após o evento, você pode se sentir triste, culpado, chateado ou até mesmo com raiva.
Todas essas coisas são naturais de se sentir e são uma parte necessária do processo.
Vamos analisar essas etapas e ajudá-lo a entender melhor o que esperar ao enfrentar a tarefa aparentemente impossível de superar o parceiro perfeito.
Etapa de separação 1. Choque
Logo após a separação, você pode estar em estado de choque. Você vai se sentir como se tivesse sido atropelado por um trem. Isso é natural e é a maneira do seu corpo lidar com essa situação.
Você pode achar difícil sair da cama pela manhã. Isso se deve ao fato de que você pode ter bloqueado a separação em sua mente.
E quando você acorda, pode bater em você como uma tonelada de tijolos. Você precisa encontrar a força para enfrentar o dia. Você pode fazer isso cercando-se de pessoas que se importam.
Separação Fase 2. Negação
Vai levar algum tempo para superar a apatia inicial que você está sentindo. Isso pode levar horas ou até alguns dias.
Se você foi dispensado por ele/ela, provavelmente está questionando por que isso aconteceu ou o que deu errado. Pode ser um momento difícil.
Você pode continuar dizendo a si mesmo: “Não acabou, eles não vão voltar” ou outras coisas para se sentir melhor. É fácil encontrar conforto nessas pequenas mentiras brancas, mas na realidade isso não está te fazendo bem.
Manter o sonho de voltar a ficar juntos só vai piorar as coisas a longo prazo.
Deixar ir e aceitar o fato tornará mais fácil seguir em frente e acelerar o processo de cura.
Separar Estágio 3. Ressentimento
Agora é a hora que você fica realmente bravo. Você continua pensando em todas as maneiras que ele te machucou e como você vai se vingar dele.
Você quer mostrar a todos o quanto eles são idiotas para que possam odiá-los também. Você quer vingança e retribuição.
Esta não é a melhor maneira de lidar com seus sentimentos no entanto. Na realidade, você precisa dar um passo para trás antes de todas essas explosões na sua cara.
Você precisa pensar duas vezes antes de seguir com seus planos e tornar as coisas muito piores do que já são.
Etapa de separação 4. Insignificância
Esta é uma das fases mais difíceis de superar uma separação. Você pode se sentir pior do que nada, um ninguém, um perdedor gigante.
Não há razão para se sentir assim, mesmo que a recente pausa possa muitas vezes fazer você se sentir para baixo.
Se você continuar pensando dessa maneira, pode levá-lo a um terrível caminho de autoquestionamento e dúvida.
Você pode quebrar seu cérebro pensando nas razões pelas quais eles o abandonaram . “Estou muito gorda? Eu sou feio? Eles encontraram alguém melhor do que eu?”
Estas são todas as perguntas que você não precisa estar se perguntando. Dê um passo para trás e reúna seus pensamentos por enquanto.
Obviamente, você tem algumas grandes qualidades que os atraíram em primeiro lugar.
Etapa de separação 5. Aceitação
Este é o ponto em que as coisas começam a melhorar. Pode não parecer no começo, mas vai melhorar. É aqui que você aceita a dor e a tristeza e aprende a viver sem ele.
Esta é a fase mais importante do processo de cura. Sem ser capaz de aceitar sua perda, o processo de luto não pode realmente começar.
Depois que você aceita que pode viver sem ele, só melhora a partir daí. Seja forte e siga em frente porque você vale a pena.
Fase de Desmembramento 6. Renovação
Olhe para o lado positivo, as coisas estão em alta nesta fase. As feridas estão começando a cicatrizar .
Você parou de se martirizar e perguntar por quê. Você pode pensar no que o futuro reserva e ver a luz no fim do túnel.
Você pensa nas coisas que costumava fazer e começa a se divertir novamente. A vida é boa e as coisas estão melhorando.
Você pode querer reservar algum tempo para si mesmo neste momento e começar a experimentar a vida novamente em seus termos.
Separação Estágio 7. Compreensão e Compaixão
Lembre-se, não é só você que está se sentindo para baixo. Ele tomou uma decisão difícil e provavelmente está sofrendo também. Deixar alguém é uma decisão difícil de tomar e raramente é feita sem muita reflexão ou pelo menos algum arrependimento.
Ninguém gosta de ver alguém sofrer, especialmente alguém que amou ou possivelmente ainda ama. Aquele que despeja pode se sentir culpado pela difícil decisão que acabou de tomar.
Isso significa que eles têm compaixão e consciência. Por qualquer motivo, a decisão foi tomada. Não é tão importante o porquê, algo simplesmente não estava dando certo. Uma coisa a lembrar é que quando você ama alguém ou se sente conectado a ela, é difícil ferir seus sentimentos.
Muitas vezes os casais ficam juntos por conveniência ou não querendo ferir os sentimentos do outro. Nesse tipo de situação, torna-se mais um acordo comercial.
Você trabalha duro o suficiente para manter sua parte do acordo. Isso não ajuda nenhum dos dois e nunca funcionará a longo prazo. Finalmente, o último dos estágios para superar um rompimento é descobrir que você não pode ser amigo do seu ex, ou pelo menos não logo após o término.
Como superar um rompimento quando você ainda os ama
Romper com alguém nunca é um processo fácil. Você pode estar se perguntando como se recuperar rapidamente de uma separação.
Há muitos conselhos disponíveis sobre este assunto, mas muitos deles não são muito úteis. Aqui você encontrará dez dicas para ajudá-lo a se recuperar de sua separação e seguir em frente com sua vida no menor tempo possível.
Você pode estar deprimido, pode se sentir para baixo, mas uma coisa a lembrar é que vai melhorar. Você pode não querer manter nenhum tipo de relacionamento com a pessoa que já o machucou muito. Se vocês continuarem amigos, talvez não consigam superar o rompimento.
Você vai superar isso eventualmente e será capaz de seguir em frente e encontrar alguém melhor no futuro.
Superar um rompimento com alguém que você ama não é fácil. Não importa como você terminou seu relacionamento, o sentimento de perda depois de ser dispensado por seu parceiro às vezes é tão intenso que pode ser difícil lidar sozinho.
Como lidar com um rompimento
Não importa o quão forte você seja, terminar com alguém por quem você tinha sentimentos verdadeiros é sempre doloroso. Não podemos evitar o estresse de terminar, mas certamente é possível fazer com que doa menos.
1. Aceite a realidade
A realidade é que aconteceu. Sentir-se triste por isso não vai torná-lo melhor. As chances são de que seu parceiro não vai voltar e isso é tudo. Quanto mais cedo você perceber e aceitar isso, mais cedo poderá passar para os estágios de cura.
Não se apegue às pessoas. Manter a esperança de voltar com um ex impedirá que uma pessoa se recupere totalmente do rompimento. Apegar-se à esperança leva a acreditar subconscientemente que o relacionamento não acabou de verdade.
Deixar de lado a esperança de voltar a ficar juntos permite que a mente desencadeie um processo de recuperação que permitirá que eles liberem seu apego à outra pessoa.
2. Dê tempo para o luto
Não há nada de errado em chorar quando você está triste, na verdade pode ser benéfico. Expressar seus sentimentos em vez de suprimi-los pode ajudá-lo a evitar a armadilha da depressão e outras emoções negativas.
Isso é muito importante para se sentir melhor. Coloque um filme, pegue uma tigela de sorvete e chore.
Faça o que você acha que precisa fazer para se sentir melhor. Apenas certifique-se de evitar o consumo excessivo de álcool ou drogas, pois isso definitivamente não é saudável.
Dê a si mesmo um tempo Você acabou de terminar com alguém que amava e sente falta como um louco; dê a si mesmo a chance de processar suas emoções. Não tenha medo de falar com um de seus amigos sobre o que você está sentindo. Tanto homens quanto mulheres têm problemas para lidar com separações, obviamente, então não se sinta mal se estiver passando por um momento difícil no começo.
Eventualmente, ao superar esses sentimentos de tristeza, você pode se abrir e deixar sua personalidade brilhar. Não se esqueça de que amigos e familiares podem ser um ótimo sistema de apoio e podem até dar alguns conselhos. Tente transformar sua dor pós-separação em uma fonte de inspiração e se sentir bem consigo mesma novamente.
3. Assuma a responsabilidade por sua separação
Pode parecer contra-intuitivo, mas assumir a responsabilidade é a melhor maneira de seguir em frente .
Rompimentos e divórcios machucam – muito, muitas vezes para aqueles que se separam também. Sobre tudo que você pode pensar em fazer é fazer a dor parar. Você pode tentar beber e sair com muitas mulheres e culpar seu ex para se sentir melhor.
Há uma certa lógica em tudo isso. As distrações da automedicação e das mulheres certamente tirarão sua mente de sua dor imediata, mas nenhuma distração jamais a eliminará. Além disso, culpar seu ex pelo que você está sentindo pode fazer com que pareça mais fácil lidar com isso, porque não é sua culpa e não há nada que você possa fazer. (Além de talvez se vingar dela ou machucá-la tanto quanto você. Mas essas são ideias ruins, não importa o quão atraentes possam ser agora.)
No entanto, distrair-se e colocar a culpa são o caminho mais rápido para mais miséria – não o alívio que você realmente deseja.
A única maneira de sair rápida e completamente de um relacionamento fracassado é assumir a responsabilidade por ele. Sim, você leu certo. Você precisa assumir a responsabilidade pela separação ou divórcio.
Agora, antes de começar a trilha de “Sim, mas…” ou “De jeito nenhum em H#LL!”, ouça-me.
Eu entendo que ela te traiu ou que ela era loucamente pegajosa e insegura ou que ela simplesmente não te apreciava mais ou que ela de repente mudou e se tornou alguém que você mal reconhecia. Mas essa não é toda a história. É isso?
Isso é importante. Toda a história deve incluir você, independentemente de quais foram ou são as ações dela. Porque se isso não acontecer, então você é apenas uma vítima impotente. Uma vítima que não tem controle sobre sua vida. Uma vítima que é soprada pelos caprichos de sua ex. Uma vítima que não tem esperança de que um relacionamento melhor esteja por aí.
Eu duvido seriamente que você realmente queira ser uma vítima esperando que alguém faça algo para fazer você se sentir melhor.
E daí se a verdadeira história do seu rompimento é que você desempenhou um papel ativo nele? Por mais desconfortável que isso possa ser, provavelmente é muito mais próximo do que realmente aconteceu.
E se você tomasse o tempo para fazer um balanço do que você fez que ajudou seu relacionamento e o que você fez que ajudou sua separação ? Se você fizer isso, você estará dando o primeiro passo para REALMENTE superar isso.
Antes que você comece a pensar que ela tomou a decisão de terminar as coisas do nada e você não consegue pensar em nada que pudesse ter feito diferente para melhorar seu relacionamento, PARE! Se essa é realmente a sua situação, sua responsabilidade pelo rompimento foi começar um relacionamento com ela em primeiro lugar. Mesmo aceitar esse pouco de responsabilidade lhe devolverá algum controle sobre a situação.
Avaliar sua parte na morte de seu relacionamento é a única maneira de superá-lo completamente . E acredite, você quer superar isso completamente. Você não quer ser um daqueles caras que as mulheres pensam que são ótimos até contar a elas sobre seu término. Então, tudo o que eles ouvem enquanto você conta sua história é o quão amargo você é.
(Posso dizer que toda vez que saí com um homem amargo, não consegui fugir rápido o suficiente e certamente não lhe daria uma segunda chance. Eu sei que não sou o único que dirige rapidamente longe de vítimas que continuam se dando uma festa de piedade.)
Uma vez que você saiba o papel que desempenhou para chegar onde está hoje , pode começar a fazer algo a respeito.
Digamos que a única coisa em que você pode pensar agora que o tornou culpado pelo rompimento é que você se apaixonou por ela. Obviamente, isso não significa que você nunca precisa se apaixonar novamente – embora isso possa parecer a melhor resposta a curto prazo. O que isso significa é que você tem um pouco de trabalho de detetive a fazer para descobrir o que pode aprender com esse relacionamento para escolher seu próximo parceiro com mais cuidado.
Pense em quando você se conheceu e nos primeiros dias de seu relacionamento. Houve algum sinal de alerta de que isso terminaria mal? O que você achou especialmente atraente nela? Alguma dessas qualidades contribuiu para onde você está hoje? Você deu tempo suficiente antes de entrar em um relacionamento com ela?
Espero que você esteja entendendo a ideia. Você precisa analisar o que pode fazer diferente da próxima vez .
A ação pensativa longe do que não funcionou e em direção ao que funciona sempre o ajudará a seguir em frente após o término.
Ao continuar suas avaliações, você provavelmente descobrirá mais coisas que fez que contribuíram para a separação. Isso é um bom sinal! Significa que você está se afastando da mágoa e da vitimização em direção à cura.
A cada nova responsabilidade que surgir, pergunte a si mesmo o que você pode e fará diferente no futuro e então faça. Embora todo esse trabalho não garanta que seu próximo relacionamento seja perfeito, garante que você não cometerá os mesmos erros. E menos erros geralmente significam menos problemas.
Então, por mais contra-intuitivo que possa ter parecido inicialmente, assumir a responsabilidade por seu rompimento ou divórcio é realmente a única maneira de parar de sofrer tanto.
4. Faça uma pausa limpa
Ficar amigo depois de um relacionamento é algo que você vê nos filmes. É apenas uma fantasia e você precisa deixá-la ir. O melhor caminho a seguir é cortar o contato e seguir em frente com sua vida.
Assuma o controle de seus pensamentos. Manter a esperança viva também pode levar a sonhar acordado com a pessoa com quem você não está mais em um relacionamento . É importante não permitir que sua mente se preocupe com pensamentos sobre a outra pessoa.
Permitir-se imaginar ver a pessoa ou esperar que ela ligue é contraproducente para sua recuperação do relacionamento. Assuma o controle de seus pensamentos e não entretenha a ideia de voltar a ficar juntos.
5. Não force em outra pessoa
Se você ainda está apaixonado por sua ex-namorada, dê um tempo para se curar antes de se envolver com outra pessoa. Não tente encontrar alguém para preencher o espaço em seu coração. Não saia e foda-se. Pode ajudar no começo, mas você precisa construir intimidade para ter um ótimo sexo . Não seja irrealista e compare injustamente outra pessoa ao seu ex. É importante certificar-se de que você está pronto para começar a namorar novamente.
Sexo sem sentido pode ser ótimo no começo, mas nada disso fará você se sentir melhor. Lembre-se: você precisa se sentir bem e feliz consigo mesmo antes de poder estar com qualquer outra pessoa.
6. Trabalhe em si mesmo e torne-se uma pessoa melhor
É fácil tomar um casamento ou relacionamento como garantido. Você se sente confortável com sua garota atual porque acha que ela é a única e nunca mais terá que namorar ou impressionar alguém. Então você para de malhar, comer de forma saudável ou evoluir para um homem melhor. Você desenvolve maus hábitos ao longo do tempo e depois se torna um cara chato que parece, age e diz as mesmas coisas.
O próximo passo é um corte de cabelo moderno e uma preparação adequada. Visite a barbearia e obtenha um novo penteado estiloso. Seu corte e estilo regulares podem estar desatualizados ou totalmente chatos. Seja aventureiro com um desses penteados populares para homens . Mesmo algo tão simples como um penteado diferente pode torná-lo mais atraente como um todo.
7. Esconda ou destrua qualquer evidência do passado
Tire algum tempo para revisar suas coisas antigas que podem lembrá-lo de seu ex.
Tire todas as fotos do seu telefone ou computador, jogue fora ou devolva qualquer roupa e queime todas as cartas que possam trazer de volta memórias e tornar mais difícil superá-las.
8. Mantenha a distância intencionalmente
O processo de recuperação será mais eficaz e ocorrerá mais rapidamente se você evitar o contato com a pessoa com quem terminou. Evite a tentação de ir a lugares que você sabe que eles estarão.
Afastar-se de seus sites de mídia social e até mesmo remover seu contato do seu telefone ajudará a acabar com o tempo gasto pensando neles ou potencialmente enviando mensagens para eles.
Seu principal objetivo é diminuir a esperança de voltar a ficar juntos. Manter a distância e evitar o contato é vital para esse processo.
9. Coloque seus pensamentos por escrito
Uma das melhores maneiras de se livrar de sentimentos feridos é colocá-los em uma carta. Isso pode ajudá-lo a divulgar o que você quer dizer ou o que você queria dizer ao seu ex antes que ele o abandonasse.
Anote tudo o que você sentiu e talvez até chame-os de alguns nomes desagradáveis para uma boa medida.
Isso o ajudará a liberar alguns dos sentimentos ásperos em relação a eles que você pode estar sentindo.
Depois de ter feito isso, é hora da etapa final. Pegue a carta e rasgue-a, queime-a, enterre-a, jogue-a no vaso sanitário ou destrua-a de qualquer outra maneira que desejar para terminar o trabalho.
10. Não permita que a mídia influencie sua percepção
Reconheça que a representação do amor nos filmes e na música nem sempre é fiel à vida real. Não seja vítima da crença de que existe apenas uma pessoa com quem você está destinado a estar.
Em vez de permitir que seus pensamentos sejam influenciados pela mídia, reserve um tempo para ler estudos sobre a verdadeira psicologia do amor e entender que existe o potencial para você conhecer e se apaixonar por uma variedade de pessoas diferentes.
11. Manter-se ocupado não é a resposta
Manter-se ocupado não é suficiente para tirar sua mente do rompimento. A recuperação eficaz e de longo prazo exige que a pessoa reconheça o problema e mude proativamente seus pensamentos sobre a situação.
Simplesmente manter-se ocupado não aborda os verdadeiros sentimentos e pensamentos que continuam a mantê-lo ligado ao relacionamento.
Não se trata de se manter obsessivamente ocupado, mas de fazer coisas que você gosta com mais frequência. Faça coisas para as quais você não tinha tempo quando estava em um relacionamento. Não se esqueça dos esportes e exercícios, que liberam endorfinas naturais e melhoram o humor.
Tente ir à academia, correr ou jogar futebol, faça qualquer atividade física que te faça feliz. A academia irá mantê-lo se sentindo bem com seu corpo. Faça o que for bom por um tempo, não importa o que isso possa implicar – jogue videogame, ouça música ou trabalhe mais. Qualquer atividade que o mantenha absorvido, faça-o.
Tente ser produtivo. Sair com seus amigos. Não fique apenas em casa. Incorpore novas atividades em sua vida e conheça novas pessoas. Isso lhe dará incentivo para se concentrar em sua criatividade. Você também pode tentar se concentrar em sua carreira.
12. Evite relacionamentos de rebote
Não tente provar a si mesmo ou a qualquer outra pessoa que você vale a pena ser amado. Isso só leva a sentimentos feridos e relacionamentos doentios.
Não é justo com a pessoa que você está vendo se você não está pronto para um relacionamento e está apenas querendo superar seu ex.
Evitar essa armadilha é um método testado e comprovado de como seguir em frente depois de ser despejado.
13. Descarte as lembranças
Guardar fotos, presentes ou sentimentos escritos da pessoa com quem você terminou serve apenas como lembretes daquilo que você está tentando deixar de lado.
Manter esses itens e examiná-los leva você a relembrar os momentos em que seu relacionamento ainda era bom e faz com que você forme uma falsa esperança de voltar a ficar juntos.
Você acelerará bastante o processo de recuperação ao se livrar de itens que servem como lembretes e mantê-lo conectado à pessoa com quem você terminou.
14. Evite crenças negativas sobre a separação
Assim como você assume o controle de seus pensamentos, você também precisa controlar o que você coloca em sua mente.
Passar o tempo assistindo a filmes tristes ou ouvindo músicas tristes apenas intensifica os sentimentos de tristeza e perda.
Se você realmente quer aprender a se recuperar rapidamente de um rompimento, você precisa não permitir que seus pensamentos e crenças sejam influenciados pelas mensagens em músicas e filmes tristes.
15. Não se isole
Embora manter-se ocupado não seja uma maneira adequada de se recuperar de um rompimento , reconectar-se com os amigos pode ser muito útil.
Muitas vezes, quando entramos em um relacionamento romântico, involuntariamente passamos mais tempo com nosso novo parceiro e menos tempo com nossos amigos. É extremamente benéfico reavivar suas amizades e restaurar sua vida social para ajudá-lo a se recuperar mais rapidamente.
16. Volte à sua rotina normal
Não caia na armadilha de dormir até tarde, ficar na cama o dia todo ou ficar de mau humor pela casa sentindo pena de si mesmo.
Isso não leva a nada além de uma depressão mais profunda. Saia, comece o seu dia e volte a fazer as coisas que você gosta de fazer. Quanto mais cedo você voltar à rotina normal, melhor será.
17. Tente grupos de apoio e livros de autoajuda
Chegar a outras pessoas para obter apoio ou ler um livro para pessoas em situação semelhante, pois você pode ajudar a acelerar o processo de luto.
18. Peça ajuda aos amigos
Passe tempo com amigos e familiares que se preocupam com você. Provavelmente, eles estarão mais do que dispostos a ajudá-lo a lidar com essa situação difícil.
19. Encontre novos hobbies ou atividades
Saia e encontre uma nova atividade que você sempre quis experimentar. Junte-se a um clube de tênis ou a um grupo de corrida.
O exercício e a sensação de realização da nova atividade serão mais do que suficientes para tirar sua mente do rompimento .
20. Vá de férias
Conheça novas pessoas e explore uma mudança de cenário. Faça as coisas que você sempre quis fazer, mas não pôde por causa do seu ex-parceiro.
A vida é curta. Aproveite esta oportunidade para viver e se sentir livre. Se você acha que não sabe como seguir em frente depois de ser despejado, definitivamente vale a pena tentar.
21. Expanda seu círculo social
Pense em todo o tempo que você passou com seu parceiro. Sim, pode ter sido divertido, mas agora é hora de deixar ir . Saia, conheça novas pessoas e aproveite a vida.
Lembre-se de não usar isso como desculpa para encontrar um rebote ou correr para outro relacionamento. Mas quem sabe, você pode encontrar alguém que desperte seu interesse.
No final do dia, romper pode ser difícil. Isso pode ser agravado pelo fato de que não foi de sua escolha.
22. Reconheça sua força independente
Essa é a parte mais importante. É muito comum tornar-se dependente de um relacionamento. Um relacionamento romântico pode tirar a mente de uma pessoa dos problemas que estão enfrentando em suas vidas.
Se você achar que tem uma tendência a escapar dos problemas de sua vida concentrando-se em seus relacionamentos, agora é um bom momento para quebrar esse ciclo. Você será muito mais feliz na vida se enfrentar seus problemas e encontrar força em sua independência, em vez de encontrar força em outra pessoa ou em um relacionamento com ela.
É importante saber que todo relacionamento, mesmo o melhor, pode acabar eventualmente. Claro, não estou dizendo para você pensar nisso constantemente. Isso tira toda a graça de estar com alguém. Você tem que encontrar a felicidade dentro de si mesmo e não pode depender de outra pessoa. A felicidade não vem de “estar com alguém”. Não tente “possuir” outra pessoa ou deixar seus sentimentos serem controlados pela presença dela.
Você pode construir um futuro com outra pessoa, mas nunca baseie sua felicidade, autoconfiança ou autoestima em alguém. Estar com alguém não é a solução para seus problemas pessoais ou motivo para aumentar a autoestima. Você tem que encontrar a felicidade e a confiança em si mesmo.
Há uma diferença significativa entre ser solidário e ser carente, então nunca espere muito de seus parceiros. Não tente ficar em contato com seu ex, não importa o quê. Passar tempo com ele ou ela só lhe causará dor – impedirá que você siga em frente.
Você provavelmente descobrirá que é mais forte do que imagina e não ser dependente de um relacionamento o ajudará a se recuperar de um rompimento muito mais rapidamente.
É possível deixar tudo para trás se você seguir estes passos simples. Antes que você perceba, você estará se sentindo livre e pronto para enfrentar o mundo.
Coisas assim levam tempo, muito tempo em alguns casos. Um dia você pode sentir que as coisas estão melhorando.
No próximo, você pode estar se sentindo como se estivesse de volta à estaca zero.
Tenha certeza, eventualmente você estará se sentindo como uma nova pessoa. Maior, melhor e mais forte do que antes.