As separações são dolorosas. Não importa se é um casamento, um relacionamento ou uma amizade de longa data que chegou ao fim, separar-se e recomeçar é uma das tarefas mais difíceis que uma pessoa enfrentará durante sua vida. A parte que iniciou a separação geralmente tem menos dificuldade, mas ambos os indivíduos devem se adaptar a pensar e agir de forma independente novamente, a se ajustar a rotinas novas e diferentes e a conhecer e interagir com novas pessoas.
O indivíduo que recebe a notificação de que o rompimento é iminente está em uma posição menos invejável. Ele deve lidar com o choque ou surpresa inicial, enquanto explora opções e faz planos para um estilo de vida mais solitário. Ele também pode ser atormentado por perguntas que provavelmente não têm respostas. "O que eu fiz de errado?", "O que eu deveria ter feito diferente?", "Por que isso aconteceu comigo?"
A verdade da questão provavelmente é que uma pessoa mudou e cresceu em uma nova direção, enquanto a outra não. Se a mudança foi para melhor ou para pior ainda não se sabe, mas enquanto isso, seus objetivos, valores e estilos de vida desejados não coincidem mais. Não é culpa de ninguém, é apenas como as coisas são.
Como o parceiro que resta recupera sua autoconfiança? Há uma variedade de medidas a serem tomadas e uma atividade definida que deve ser evitada. Ele não deve ficar sentado sentindo pena de si mesmo e lamentando seu destino por um longo período de tempo.
Depois de se permitir vários dias ou semanas de luto, ele deve começar a implementar algumas estratégias construtivas, como as seguintes:
- *Faça uma lista de todas as suas habilidades e pontos fortes. Planeje como colocá-los em uso de maneira que beneficie os outros. Você é bom cozinheiro? Seja voluntário em uma cozinha de sopa ou leve uma refeição para um vizinho fechado. Você é simpático e um bom ouvinte? Visite as residências de idosos ou instituições de longa permanência, seja voluntário na Distress Line. Quando você traz alegria para os outros, e eles dependem de você. faz maravilhas para sua autoconfiança..
- Aprimore sua aparência. Faça o cabelo, branqueie os dentes, compre algumas peças de roupa novas e esportivas. Fique de pé, sorria e ria, seja agradável para todos. Pessoas alegres e otimistas são bem-vindas em quase qualquer lugar, a qualquer hora.
- Entre em contato com velhos amigos, especialmente os desvinculados. Em qualquer grupo de solteiros, alguém está sempre tendo algum tipo de crise. Esteja disponível para ajudar. Seja aquele a quem todos recorrem quando estão tendo dificuldades. Nada constrói confiança como ser necessário e confiável por outros.
- Encontre uma congregação da igreja onde você se sinta em casa. Redescubra seu valor inerente como filho de Deus. Você foi feito de acordo com as orientações específicas de Deus, e ele lida com qualidade. Há um plano para sua vida e você está no processo de descobri-lo.
- No seu tempo livre, se tiver algum, pense na pessoa que gostaria de ter no seu futuro, seja como amigo ou como alguém mais próximo. Tente passar algum tempo em lugares que esse tipo de pessoa possa estar. Se você quer o tipo quieto e experiente, visite a biblioteca várias vezes por semana. Se você quer um amante do esporte, vá aos jogos de bola. Se você quer um amante dos animais, seja voluntário na Humane Society.
- Lembre-se com frequência de que o mundo está cheio de milhões de pessoas legais, a maioria das quais você nunca conheceu. Existem milhares que seriam compatíveis com você, mas eles não virão e o encontrarão se você estiver em casa sentindo pena de si mesmo. Levante-se, saia e circule! Acredite que se você pode alegrar a existência de uma outra pessoa hoje, o dia inteiro pode ser considerado um sucesso!
Mais tarde na vida, quando o rompimento é apenas uma lembrança fraca, você pode olhar para trás como um dos episódios mais afortunados de sua vida. Isso permitiu que você seguisse em frente e encontrasse aquele com quem você deveria ter um relacionamento especial pelo resto de seus dias. Dizem que toda nuvem tem um forro prateado, mas, neste caso, pode ser um forro de ouro de dezoito quilates!
Tags:
RELACIONAMENTOS