Como ganhar seguidores no Instagram

  Ganhar seguidores no Instagram é o desejo de nove entre dez usuários da rede social. Algumas ações simples podem ajudar a aumentar o número de seguidores de forma orgânica.

Reunimos 9 dicas que ajudam a conseguir novos followers de graça. E, de quebra, ainda colaboram para melhorar o seu engajamento na plataforma.



Grave Reels

Reels é a ferramenta de criação e edição de vídeos de até 90 segundos do Instagram. Esses conteúdos são exibidos em seu próprio feed, que pode ser acessado pelo menu inferior do app da rede social.

O algoritmo da plataforma favorece a visualização de conteúdos de interesse dos usuários, que são expostos a perfis que seguem e que não seguem.

Segundo o serviço de ferramentas para mídias sociais Hootsuite, as pessoas passam cerca 20% do tempo no Instagram assistindo a Reels. Por isso, criar seus próprios Reels é uma das principais formas para interagir e conquistar novos seguidores atualmente.

Crie conteúdos estratégicos

Certifique-se de criar um conteúdo não apenas de qualidade, mas também estratégico. Publicações facilmente compartilháveis aumentam as chances de ser notado e, consequentemente, de conquistar novos seguidores.

Memes do momento, frases inspiradoras, dicas imperdíveis, carrossel com conteúdos informativos são alguns dos formatos que costumam funcionar bem. Mas, claro, é importante que estejam alinhados à proposta do seu perfil e ao interesse dos seus seguidores.

O uso das hashtags (#) certas facilita que os seus conteúdos sejam encontrados por quem as pesquisa. Apesar de o Instagram permitir até 30 hashtags por post, não há consenso entre os especialistas sobre a quantidade ideal.

A própria rede social, em seu perfil @creators, sugere o uso de 3 a 5 tags. Afirma ainda que usar muitas não ajudará a distribuir mais o seu conteúdo.

Mas a plataforma de gerenciamento de mídias sociais Later indica o oposto. Após analisar mais de 18 milhões de posts, constatou que taxa de alcance de uma publicação aumenta em 11% quando o número de hashtags muda de um para 30.

Por isso, o ideal é testar e compreender qual estratégia funciona melhor para você. Também vale seguir algumas dicas importantes:

  • Não escolha hashtags genéricas, usadas por milhões de pessoas diariamente. Com elas, é provável que seu post se perca entre os demais.
  • Prefira hashtags populares em um nicho específico. E mais fácil ser encontrado com a hashtag #loveislove (50 milhões de utilizações), em apoio à causa LGBTQIAP+, do que apenas #love (2 bilhões de utilizações), por exemplo.
  • Muitos influenciadores preferem usar as hashtags no primeiro comentário do post. Além de deixar a legenda visualmente menos poluída, a ação permite aproveitar todos os caracteres para a descrição do conteúdo.

Capriche na legenda

Não se engane: o Instagram não é apenas sobre fotos e vídeos. O que o usuário escreve importa - e muito. Um dos critérios usados pela rede social para selecionar os posts exibidos nos resultados das buscas por palavras-chave são os termos utilizados na legenda.

Portanto, busque usar as palavras de interesse do seu público-alvo, principalmente no início do texto. Assim, aumenta as chances de ser encontrado pela ferramenta de pesquisa da plataforma.

Além disso, as legendas permitem ampliar a proximidade com os seguidores. É possível se aprofundar sobre o processo de criação de um projeto ou produto, citar curiosidades ou complementar a informação da imagem.

Use o recurso de geolocalização

O recurso de geolocalização do Instagram permite indicar onde você está ou onde o registro foi feito. Usar essa ferramenta é mais uma oportunidade para aumentar a visibilidade de seu perfil.

Afinal, é possível fazer específicas buscas por locais no app. No resultado, são exibidas apenas as publicações que adicionaram a localização buscada ao post.

Assim, quem pesquisar por uma cidade, bairro, praça ou estabelecimento comercial poderá encontrar seus post, Reels e IGTV. Basta que tenha marcado a localização em suas publicações.

Poste todos os dias

Não há um consenso sobre a quantidade mínima ou ideal de posts, mas especialistas reforçam a importância de se publicar conteúdos constantemente.

Uma pesquisa do serviço de gerenciamento de mídias sociais Tailwind mostra que perfis do Instagram que postam diariamente ganham seguidores quatro vezes mais rápido do que aqueles que publicam uma vez ou menos por semana.

Apesar de ser primordial postar regularmente, é igualmente importante criar conteúdos relevantes a seus seguidores e de qualidade, que gerem engajamento e compartilhamentos. Não publique apenas para fazer número, ok?

Escolha um bom nome de usuário

O nome de usuário é uma das formas como as pessoas podem encontrar seu perfil no Instagram. Escolha, preferencialmente, um nome simples, que seja facilmente compreendido e tenha menos chances de erros de digitação.

Se possível, inclua palavras-chave, que indiquem que tipo de conteúdo produz. Isso aumenta a possibilidade de seu perfil ser encontrado por quem fizer uma busca por seus termos de interesse. Abaixo, reunimos alguns exemplos:

  • Perfis de maquiagem: @makesbybrenda, @tatmake
  • Perfis sobre receitas: @receitasdeminuto, @receitasdepai, @culinaria_lowcarb
  • Perfis sobre atividades físicas: @emilyskyefit, @personalvictor, @corridaforte

Se for um perfil de conteúdo pessoal, apenas seu nome pode ser o suficiente. A lista de usuários mais seguidos do mundo mostra a tendência de usar nome e sobrenome, apelido ou só o nome, quando possível.

  • Cristiano Ronaldo, jogador de futebol (mais de 480 milhões de seguidores): @cristiano
  • Kylie Jenner, influencer e empresária (mais de 370 milhões de seguidores): @kyliejenner
  • Lionel Messi, jogador de futebol (mais de 360 milhões de seguidores): @leomessi

Aproveite a Bio ao máximo

A Bio do Instagram é o local onde é possível descrever, em até 150 caracteres, o que os seguidores encontrarão em seu perfil. Aproveite ao máximo esse espaço e, mais uma vez, não se esqueça das palavras-chave.

O perfil de culinária Receitas de Minuto é bom exemplo do que fazer. Apenas pela Bio, o usuário entende que, ali, poderá aprender a cozinhar receitas fáceis e econômicas, em vídeos curtos e bem explicados.

Se sua conta for comercial, busque utilizar todos os campos disponíveis, além do de descrição. Inclua o link para o seu site (se tiver) e insira opções de contato, como e-mail ou telefone.

Descubra o melhor momento para você postar

Até pouco tempo atrás, especialistas em rede social fixavam os melhores dias da semana e horários para postar no Instagram. Atualmente, a orientação mudou. A sugestão é que cada criador de conteúdo entenda o comportamento da sua própria audiência.

Para isso, deve postar conteúdos diversos, em diferentes momentos do dia. Ou seja, publicar fotos, carrossel de imagens, vídeos, stories, Reels e IGTV, de manhã, de tarde e à noite.

Assim, poderá compreender por qual formato seu público se interessa mais. E também em quais dias e horários seus seguidores estão mais ativos.

Para ajudar com essa avaliação, o Instagram oferece, para usuários de contas comerciais, uma ferramenta de métricas chamada Insights. Com ela, é possível analisar dados como engajamento por tipo de publicação, filtrando o intervalo de tempo.

Também é dá para saber informações sobre o alcance, impressões e salvamentos. Bem como a quantidade de comentários, compartilhamentos, curtidas, seguidores e de interações.

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