Se você suspeitar que seu parceiro está mentindo para você, isso pode fazer você se sentir como se estivesse enlouquecendo. Elas podem ser ninharias ou pequenas mentiras brancas, ou podem ser grandes mentiras de eventos. De qualquer forma, as mentiras farão com que você questione tudo o que seu parceiro diz e faz, resultando em desconfiança em seu relacionamento.
O que fazer quando seu marido mente para você
Não ter como saber a verdade com certeza ou ter sentimentos de incerteza ao falar com seu marido pode ser confuso, estressante e perturbador. Se você está pensando que meu marido mente para mim sobre pequenas coisas ou que você está com medo de que ele esteja mentindo sobre grandes coisas, é importante que você encontre a verdadeira razão pela qual ele mente para você. Depois de entender suas razões, você terá um melhor conhecimento de como responder.
1. Ele mente sobre pequenas coisas
Se você descobrir que seu parceiro mentiu para você sobre algo pequeno, isso pode não significar o fim do seu relacionamento. A maioria das pessoas foi culpada por dizer algo que não é inteiramente verdade. As razões para esse tipo de mentira podem ser bastante compreensíveis, pois são reações de impulso naturais, projetadas para se proteger de mágoa ou vergonha. Se você acredita que este é o caso, considere tomar as seguintes ações.
- Confrontá-lo com honestidade e abertura
Basta perguntar a ele sobre isso. Se você contar a mentira sem julgamentos, ele pode se sentir confortável o suficiente para se abrir com você. Tente ser o mais calmo possível e falar com gentileza. Isso criará um ambiente que fará com que ele se sinta seguro, para ser honesto com você e admitir algo que pode ser difícil ou embaraçoso para ele dizer.
Uma vez que ele se abra para você e revele a verdade, é de vital importância que você responda de maneira calma e receptiva - caso contrário, ele pode nunca mais ser tão honesto com você!
- Mude seu comportamento para a verdade
É fácil ficar tão concentrada no que fazer quando o marido mente para você, que você ignora as razões pelas quais ele pode achar que precisa mentir. Se você o questiona sobre o dia dele e critica a maneira como ele lida com as coisas, ou se você não suporta os amigos dele e zomba dele por sair com eles ou se você o faz se sentir culpado por fazer algo divertido sem você - eventualmente ele vai começar a esconder essas coisas de você. Se ele tiver certeza de que você o fará se sentir mal de uma forma ou de outra, seu parceiro não vai querer que você saiba disso e inventará uma mentira para lhe dizer que não atrairá comentários negativos. Isso não significa que você deve se culpar, mas certamente deve considerar mudar seu comportamento quando ele lhe disser coisas. Se você sentir ciúmes ou irritado quando ele lhe contar sobre o dia dele, será benéfico para você não demonstrar esses sentimentos no momento. Se você quiser perguntar a ele sobre isso outra hora, de uma maneira que não o machuque ou faça com que ele se sinta mal, você pode fazer isso, mas não no mesmo momento em que ele lhe conta sobre isso. Não o deixe com medo ou preocupado em ser honesto com você.
- Dê-lhe autonomia
As pessoas (principalmente mulheres) têm uma imagem idealista em suas mentes do que o casamento deve ser. Acreditamos que deve ser perfeito e sem falhas (mesmo que o casamento seja feito de duas pessoas imperfeitas e imperfeitas!). Acreditamos que devemos compartilhar tudo aberta e livremente, incluindo nossas preferências, opiniões e sentimentos pessoais; mas isso é praticamente impossível. Essas expectativas irreais colocam muita pressão em nossos relacionamentos. Se um homem sabe que algo que ele quer fazer não se encaixa na ideia de casamento que ele sabe que sua esposa tem, ele vai mentir.
Portanto, tire a pressão! Permita que seu marido seja quem ele quer ser - bons e maus hábitos. Que ele se governe! Seja seu parceiro, não seu pai. Não só tenta controlá-lo, forçá-lo a recorrer à mentira, isso afeta negativamente a intimidade entre vocês dois.
Dê a ele a autonomia de viver sua vida do jeito que ele quer, confiando que ele te ama e sabendo que ele não fará nada para prejudicar seu relacionamento.
- Dê a ele espaço e privacidade
Tanto quanto é importante dar ao seu homem o direito à autonomia, também é importante dar a ele o espaço e a privacidade a que ele tem direito. Permita-lhe o espaço para vir até você e compartilhar os eventos do dia. Você não deve sentir a necessidade de exigir detalhes e certamente não é certo bisbilhotar seu diário pessoal, seus e-mails ou seu telefone.
Se o seu marido acha que você é capaz desse tipo de coisa, não só ele começará a mentir, mas você descobrirá que ele também esconde coisas de você e colocará senhas no computador e no telefone dele para mantê-la fora!
- Não demonstre desconfiança
Então você encontrou o maço de cigarros no bolso do seu parceiro e quando você perguntou a ele na semana passada se ele ainda está fumando, ele te olhou nos olhos e disse que não. Você não precisa pensar obsessivamente que meu namorado mentiu para mim. Você pode deixá-lo saber que descobriu sobre a mentira dele, mas não o ataque por isso. Se depois disso você continuar a lembrá-lo ou provocá-lo por mentir, você pode afastá-lo. Ele pode ir mais longe para esconder coisas de você. Mostrar desconfiança a ele definitivamente não o encoraja a ser mais honesto com você no futuro.
- Não se martirize
Mesmo que você ache que seu comportamento pode ter sido a causa de seu marido mentir, você realmente não deveria se culpar. Sim, é doloroso que você tenha sido enganado e é triste que seu relacionamento não seja o exemplo perfeito de casamento, mas você não pode controlar tudo.
A escolha dele de mentir foi dele, e tenha em mente que ele provavelmente também se sente mal por você saber que ele mentiu. Apenas concentre-se em tentar manter a honestidade em seu relacionamento, incentivando-o a falar livremente e criando um ambiente seguro para que ele seja sincero com você.
- Tente entendê-lo
Quando você descobrir que foi enganada, em vez de ficar ressentida ou guardar sua raiva, tente se colocar no lugar de seu marido. Se você for capaz de entender por que ele não lhe disse a verdade, você poderá perdoá-lo e passar por isso com mais facilidade. Lembre-se de que é muito provável que seu homem tenha mentido para preservar seus sentimentos ou preservar seus próprios sentimentos. Isso não faz dele uma pessoa terrível ou significa que ele te ama menos.
2. Se ele mente sobre coisas importantes
Se você descobrir que seu parceiro mentiu para você sobre um problema grande ou importante, isso pode ser motivo de preocupação e não deixa muitas opções.
Você tem que ser capaz de confiar que a pessoa com quem você se casou nunca fará nada para prejudicá-lo ou arriscar seu bem-estar. Se essa confiança foi quebrada, é difícil que seu relacionamento se recupere. No entanto, se você tentar qualquer uma das poucas sugestões abaixo, é possível trabalhar com a traição.
- Tolerância zero
Deixe seu parceiro saber que, se esse tipo de coisa acontecer novamente, você simplesmente não tolerará e o relacionamento terminará imediatamente. Não o deixe pensar que isso é um blefe ou uma ameaça vazia. Se ele realmente te ama, ele fará tudo ao seu alcance para garantir que isso nunca aconteça novamente.
- Comunicação
Fale sobre o evento sobre o qual seu marido mentiu e o que pode ter feito ele mentir para você. Melhorar a comunicação em seu relacionamento pode ajudar a evitar a necessidade de mentiras no futuro. Criar um ambiente seguro para seu marido se abrir com você permitirá que a honestidade e a intimidade cresçam entre vocês.
- Ajuda profissional
Se você acha que a traição foi tão grave que está pensando seriamente em terminar o relacionamento, talvez queira primeiro procurar ajuda profissional. Falar com um conselheiro ou terapeuta de relacionamento pode ajudar a resolver os problemas em seu relacionamento que causaram o comportamento que levou às mentiras. A ajuda profissional é sempre uma boa ideia se você chegar ao ponto em que não tem certeza de que seu casamento sobreviverá.
Resumo
Se você está tentando descobrir o que fazer quando o marido mente para você, sejam pequenas mentiras brancas ou grandes traições, o conselho acima lhe dará uma ideia de maneiras de lidar com isso. Alguns podem acreditar que a mentira ocasional é apenas natural, mas se você está lutando para lidar com a mentira, é altamente recomendável que você siga o último conselho e procure ajuda profissional de especialistas treinados para apoiá-lo e melhorar os relacionamentos.