Aprenda a responder a um marido sempre irritado

 A raiva é um problema que arruína relacionamentos, fere os sentimentos das pessoas e pode levar a ações lamentáveis. Desde que você está lendo isso, você pode estar dizendo para si mesmo: "Meu marido está sempre com raiva", e você quer saber o que pode fazer sobre o comportamento dele.

Além de afetar seu humor e sentimentos de segurança, a raiva de seu marido tem efeitos negativos em sua saúde mental e física. Então, fazer algo sobre isso pode ser benéfico para ambos.

Quando você perceber que seu parceiro não está mais no controle de suas emoções, é hora de oferecer ajuda e gerenciar algumas de suas próprias reações também.

Uma tentativa de controlar a raiva do seu marido

A raiva de seu marido está atrapalhando seu relacionamento. Isso o prejudica, e você também sofre as consequências. O que você pode fazer nessa situação é primeiro tentar controlar a maneira como você reage e depois descobrir como ajudá-lo.

A seguir, discutiremos alguns passos muito eficazes que você pode tomar a esse respeito.

1. Não responda à raiva com raiva

Um marido zangado não precisa de uma esposa zangada para amplificar seus sentimentos. A raiva dele e a maneira como você a administra é nosso foco aqui. Então, embora ele possa fazer você se sentir com raiva também, a melhor maneira de reagir é ficar calmo.

Pense no fato de que você só pode piorar a situação intensificando suas reações e atitudes negativas. Ao não responder com raiva você mesmo, você dá a ele tempo para se acalmar. Além disso, ajuda muito com a maneira como você se sente durante seus momentos de raiva.

2. Concentre-se em acalmá-lo

A raiva obscurece nosso julgamento. Portanto, você não obterá nada de bom tentando discutir o que o deixou com raiva ou como você se sente sobre a situação.

Primeiro, ele precisa se acalmar, e você pode ajudá-lo falando com calma. Mantenha o tom de sua voz baixo e quente. Mostre a ele que você está do lado dele.

3. Peça desculpas

Quando você é a causa de sua angústia, a coisa mais fácil e eficaz que você pode fazer é pedir desculpas ao seu marido. A maneira como você se desculpa também é importante. Tente mantê-lo simples e não discuta mais suas razões.

Diga a ele que sente muito e que entende o que o deixou com raiva. Se necessário, você pode reabrir o assunto outra vez quando estiver calmo e disposto a resolver o assunto.

4. Ajude seu marido a identificar ou falar sobre os problemas dele

Um marido sempre zangado pode ser o resultado de vários problemas. Seu estado mental pode estar cheio de negatividade, o que o faz explodir. Mas de onde vem?

Entre os motivos mais prováveis ​​estão o estresse no trabalho, impossibilidade de lidar com questões financeiras, problemas recentes ou mudanças ocorridas no ambiente de trabalho, traumas de infância que refletem em sua vida adulta, desequilíbrios hormonais, presença de cortisol (hormônio do estresse) em altas doses, falta de sono, hábitos alimentares inadequados e assim por diante.

Como você pode ver, os motivos podem ser emocionais e físicos ou uma combinação dos dois.

5. A comunicação é a chave para qualquer problema

Não é demais enfatizar que qualquer tentativa de comunicação durante momentos de raiva é inútil. Você pode, no máximo, tentar acalmá-lo, mas não falar sobre o que o deixou com raiva. Quando ele estiver calmo novamente, você poderá resolver a situação.

"Meu marido está sempre com raiva" não é uma desculpa para afastá-lo e enrolar em algum lugar longe dele. Certifique-se de criar um lugar seguro para ele se abrir depois que seus sentimentos de raiva passarem. Explique a ele que você está lá para ele e expresse sua vontade de ouvi-lo e entendê-lo tanto quanto for humanamente possível.

Caso o problema seja você, assegure a ele que não fez de propósito, que está arrependido e aceita totalmente a culpa pelo que fez. No entanto, você apreciaria se ele mantivesse a calma e falasse sobre o que aconteceu na próxima vez.

6. Cultive a compaixão em seu relacionamento

Para entender melhor seu marido, você deve saber que o comportamento dele é na verdade defensivo. Ele poderia se proteger agindo de forma abusiva, o que não é desculpa. Estamos apenas tentando entender por que ele faz o que faz.

O papel do marido pode se estender ao papel de protetor, provedor, pai e, finalmente, amante. Ele está falhando em algum desses papéis? Ou, um de seus entes queridos ficou doente recentemente?

Há tantas razões possíveis para a raiva de seu marido, então você deve ouvir e agir com compaixão. Mostre a ele que você não é seu inimigo. Pelo contrário, você está lá para ele e está pronto para fazer o que for preciso para que ele se recupere.

7. O desrespeito não é bem-vindo e os limites devem ser estabelecidos

Um marido sempre zangado merece ser compreendido tanto quanto você merece respeito. Caso seu parceiro ultrapasse a linha e o desrespeite, descontando toda a raiva em você, você deve acabar com isso.

Quando ele estiver calmo e aberto à discussão, use esse tempo para estabelecer limites. Tente ser firme, mas também explique a ele que ele não é mais o homem com quem você se casou e que ele não a trata com respeito.

8. Não brigue por assuntos sem importância

Como você está lidando com um parceiro que está tendo dificuldade em controlar seus nervos, é aconselhável escolher bem suas brigas. Tente não discutir sobre assuntos sem importância apenas por estar certo.

Deixe de lado o assunto se não for algo com o qual você se importa muito. Dessa forma, você evita que ele fique com raiva, mas não do tipo 'pisar em ovos'. Pense nisso como prioridade.

9. Sugira que ambos consultem um conselheiro

Os homens respondem de forma diferente à ideia de ver um conselheiro do que as mulheres. É por isso que ele pode não querer ouvir sobre isso. No entanto, os psicólogos dizem que se você propõe o aconselhamento de um casal, a taxa de sucesso aumenta.

Escusado será dizer que um conselheiro pode abordar ambos os seus problemas de forma profissional e orientá-lo para o sucesso.

10. Considere deixá-lo se as coisas piorarem

Existem muitos tipos de abuso. Verbal e física são duas delas. Se o abuso verbal fere seus sentimentos e deixa cicatrizes por dentro, o abuso físico pode deixá-lo prejudicado por toda a vida. Ninguém neste planeta merece ser derrotado.

Então, se você não consegue controlar a raiva de seu marido e ele não está interessado em mantê-la sob controle, por favor, vá embora. Reúna todas as forças que você ainda tem e vá para um lugar seguro onde possa viver sem medo ou em um ambiente tóxico.

Independentemente de quão difícil seja para você agora, você deve sair!

A raiva deve ser mantida sob controle

Faça sua parte e mantenha a calma quando seu marido ficar com raiva. Tente aplicar todas as soluções sobre as quais você leu. No entanto, se ele não responder a nenhuma delas, nem mesmo respeitando seus limites, aceite que é hora de cuidar melhor de você.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem