Uma das questões mais controversas sobre um relacionamento entre um homem e uma mulher é: eles podem realmente ser apenas amigos? Se um homem e uma mulher são amigáveis o suficiente e gostam bastante um do outro, então por que eles não podem simplesmente namorar? O que os impede de ficarem românticos um com o outro?
Caramba, o filme When Harry Met Sally… investiga essa questão detalhadamente. E (spoilers) no final do filme, eles acabam juntos. Então, a resposta para essa pergunta, pelo menos de acordo com o filme, é que não, homens e mulheres nunca podem ser "apenas amigos". Mas isso é verdade, ou apenas algo fabricado por Hollywood para fazer uma comédia romântica atemporal?
Mulheres e amizades platônicas
Quando se trata de mulheres serem “atraídas” por homens, há algum debate sobre o quanto a aparência importa versus a personalidade ou outros fatores . A linha de pensamento tradicional é que as mulheres, quando procuram um parceiro de longo prazo, estão menos preocupadas com a atratividade física do que com a personalidade. A aparência pode fazer parte disso, mas fazê-la rir e parecer sensível e gentil também é vital.
As mulheres tendem a pedir conselhos aos amigos homens quando já estão em um relacionamento. No entanto, é aí que as coisas podem se tornar perigosas, pois a mulher começa a se perguntar: "por que meu namorado não pode ser mais parecido com você?"
No entanto, também é mais fácil, em muitos casos, para a mulher manter o relacionamento platônico, ou amigável, porque ela busca conselhos e uma boa conversa, nada mais. Não importa se sua amiga não pode sustentá-la financeiramente ou não seria um bom pai para seus filhos (ou mesmo se estivesse interessada em ter filhos) porque ela se volta para ele para companheirismo, não romance.
Homens e amizades platônicas
Os homens, por outro lado, podem se encontrar lutando para manter as coisas platônicas. Isso ocorre porque os homens geralmente são atraídos pelas mulheres pela aparência primeiro. Seu desejo sexual por uma mulher é o que o encoraja a aprender o máximo que puder sobre ela, o que o leva a se apaixonar por ela eventualmente.
Os homens são inerentemente atraídos por mulheres que darão boas companheiras, então ser amigo de uma mulher pode ser ainda mais difícil para um homem. Atração é tudo. No momento em que um amigo se sente atraído pelo outro amigo, não importa qual amigo sinta a atração primeiro, é quando as coisas deixam de ser platônicas. Se os amigos têm que estabelecer limites para seu relacionamento, ou se alguém continua a mentir para si mesmo sobre estar bem com a forma como as coisas são quando eles querem mais, é aí que as coisas passam de platônicas a um romance florescente.
Pesquisa e a relação platônica
Linda Sapadin, psicóloga de Valley Stream, Nova York, que fez pesquisas sobre amizades entre homens e mulheres, acredita que eles podem ser apenas “apenas amigos”. O Dr. Sapadin acredita que a ideia de eles ficarem juntos apenas com intenções românticas remonta a quando as mulheres ficavam em casa enquanto os homens saíam para trabalhar. A única razão para as mulheres conhecerem os homens naquela época era o romance.
Agora, que homens e mulheres podem trabalhar lado a lado no escritório juntos, diz o Dr. Sapadin, eles podem fazer amizade uns com os outros enquanto estiverem no escritório, e depois sair juntos para eventos sociais fora do horário de expediente. Embora o Dr. Sapadin diga que os limites podem evoluir e mudar, no entanto, é importante definir o relacionamento.
Michael Monsour é professor assistente de comunicação na Universidade do Colorado e autor do livro Women and Men as Friends . Monsour diz que, embora mais oportunidades estejam se abrindo para mulheres e homens socializarem juntos, eles ainda são atraídos um pelo outro por razões românticas e que isso decorre de quando são crianças.
Os meninos tendem a ficar com seus amigos homens, e as meninas tendem a ficar com suas amigas, diz Monsour, então quando eles atingem a puberdade e começam a se misturar, é porque eles estão interessados um no outro como parceiros. Eles nunca saíram como amigos, então é difícil para eles se relacionarem em um nível amigável. Sem mencionar o fato de que eles também provavelmente estão sendo influenciados pelos programas que assistem na TV.
Monsour também diz que com a televisão e os filmes confiando na fórmula de amigos para amantes, não é de admirar que sempre acreditemos que, se um homem e uma mulher estão saindo juntos, eles devem estar romanticamente interessados um no outro.
Pense em seus programas de televisão favoritos. Em algum momento do show, os personagens principais masculinos e femininos não deixaram de ser amigos para serem mais? Claro, eles fizeram - isso contribui para uma ótima televisão. Dawson's Creek , Cheers , Friends , Bones ... qualquer show que tem um protagonista masculino e feminino tem os dois se conectando em algum ponto ao longo do show.
Chega ao ponto em que você começa a se perguntar, como no caso de Friends , Dawson's Creek ou qualquer outro programa com um elenco principal: há algum dos personagens principais que não acabaram juntos? E se assim for, estamos positivamente perplexos quanto ao porquê. Quantos artigos foram gastos dissecando Friends e se perguntando por que Phoebe e Joey, que obviamente eram tão perfeitos um para o outro, só ficavam felizes em continuar amigos? A ideia confunde nossas mentes.
Obstáculos aos relacionamentos platônicos
À medida que envelhecemos, torna-se mais difícil formar relacionamentos platônicos , especialmente se já estivermos seriamente envolvidos com outra pessoa. Imagine seu marido chegando em casa do trabalho e dizendo que teve uma conversa realmente agradável com uma mulher no trabalho e que acha que fez um novo amigo.
Você pode estar bem com isso no começo, mas depois você a conhece... e ela é solteira e linda. Seu marido pode ter a mais pura das intenções, mas é mais do que provável que você se preocupe constantemente que a "amizade" deles possa evoluir para algo mais algum dia.
O que é triste é que quanto mais velhos ficamos, menor a probabilidade de fazermos amizade com o sexo oposto. Pense nos adultos mais velhos que você conhece e na companhia que eles mantêm. A vovó gosta de sair com as meninas para o bingo uma vez por semana, enquanto o vovô gosta de se reunir com seus amigos de outrora e comparar histórias de guerra.
Benefícios dos relacionamentos platônicos
Como se vê, os relacionamentos platônicos podem ser incrivelmente benéficos - desde que haja atração zero e nenhum dos parceiros esteja mentindo para si mesmo sobre potencialmente querer mais. Por um lado, ter um amigo do sexo oposto é como ter seu espião.
Digamos que uma garota está tendo problemas com o namorado. Ela pode se voltar para seu melhor amigo e perguntar: "Por que vocês SEMPRE fazem coisas assim?" Uma resposta ponderada pode então abrir a mente da garota e talvez torná-la mais tolerante com o namorado ou esperá-la para deixá-lo e seguir em frente.
Os prós e contras de um relacionamento platônico
Para aproveitar os benefícios de um relacionamento platônico , você precisa saber que não está cruzando acidentalmente uma linha que nunca deveria ser cruzada. Você não só não quer dar a ideia errada ao seu amigo e potencialmente induzi-lo, mas também não quer perder a amizade porque seu amigo achou que você queria mais quando não queria.
Aqui está uma lista rápida de alguns prós e contras que podem ajudá-lo a desfrutar de um relacionamento platônico saudável:
FAÇA: Flerte um com o outro para se divertir (só não exagere).
NÃO: Toque um no outro em suas áreas íntimas, mesmo que seja apenas uma brincadeira.
FAÇA: Trabalhe para decifrar se você ama seu amigo como amigo ou se você o deseja e quer mais.
NÃO: Conduza seu amigo se descobrir que é o último. Converse com eles.
FAÇA: Trate uma amiga com respeito.
NÃO: Trate-a como um encontro.
FAÇA: Incentive seu amigo e seu parceiro a se conhecerem, para que eles possam ver por si mesmos que vocês dois são apenas amigos, e não há necessidade de ciúmes.
NÃO: Cair para o ultimato "é ela ou eu". Se o seu outro significativo é muito imaturo para lidar com o fato de que você pode estar em um relacionamento platônico com outra pessoa, então talvez ele ou ela não seja a pessoa certa para você. Não abandone uma amizade de 10 anos simplesmente porque seu novo parceiro não consegue lidar com isso.