Ofertas do dia da Amazon!

O que dizer quando um amigo quer sair de um casamento ruim

 Quando você tem um amigo que afirma que quer sair de um casamento ruim, você não deve dizer nada. Essa é uma decisão que pertence ao seu amigo e somente a ele.


Se você o aconselhar a seguir em frente e ele se arrepender de sua decisão mais tarde, ele alegará que você o encorajou a sair. Se você o aconselhar a ficar e a situação piorar, ele dirá que gostaria de ter ido embora quando quis, e não deu ouvidos aos seus maus conselhos. Você não pode vencer.


A menos que seu amigo esteja em perigo físico real, é preferível pedir que ele ligue para você quando tiver planos definidos, e depois deixá-lo sozinho para considerar as consequências de sua ação. Se e quando ele ligar, dizendo que sua decisão é final e que ele está arrumando suas roupas, então você pode entrar em ação.

Se for prático, ofereça-lhe um lugar para ficar até que ele possa tomar outras providências. Quer ele aceite ou não, o maior ato de amizade que você pode proporcionar nas próximas semanas é um ouvido atento e compreensivo. Ele vai querer reviver seus problemas conjugais repetidamente, como uma espécie de catarse.

Ele também pode estar passando por um processo de luto. Quando um casamento termina, é a morte de um relacionamento. Não importa quem é o culpado, ou quais foram os problemas, ambas as partes não conseguiram corresponder às altas expectativas que todos tinham para eles no momento do casamento. As emoções de tristeza, decepção, raiva e insegurança têm de ser trabalhadas. Facilita consideravelmente o processo ter um amigo por perto atuando como caixa de ressonância.

Você pode ajudar melhor ouvindo ativamente e oferecendo bons conselhos, lembrando-se de que o casamento é uma aliança obrigatória e, se houver alguma esperança de que ele possa ser salvo, essa esperança deve ser encorajada. Ofereça-se para ir com seu amigo a uma sessão de aconselhamento inicial. Se for necessário um árbitro entre os cônjuges, você poderá cumprir esse papel. Talvez as crianças precisem ser transportadas de um lado para o outro para as visitas. Um verdadeiro amigo ajudará onde puder.

Se, por outro lado, a situação parecer desesperadora, seu amigo precisará de sua ajuda para aceitar a realidade e seguir em frente. Leve-o para jantar e um filme. Ajude-o a se reconectar com antigos amigos e conhecidos. Ofereça-se para ver um advogado com ele para resolver as questões legais. Vá caçar apartamento juntos e ajude-o a encontrar acomodações adequadas e móveis necessários. Faça o seu melhor para ajudá-lo a se concentrar na esperança para o futuro, em vez de na depressão sobre o passado.

Quando um casamento termina, cada parceiro deixa de ser metade de um casal para ser uma pessoa solteira novamente. Cada um precisa de apoio, um bom amigo que vai ficar com eles até que sejam fortes o suficiente para ficar sozinhos mais uma vez. Ser esse amigo é uma honra, mas também requer tempo e esforço.

No entanto, até que a pessoa que deixa o casamento tome a decisão final de fazê-lo, por conta própria, sem qualquer interferência ou conselho de ninguém, até os melhores amigos devem ficar de lado e esperar pacientemente.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem